Buscar no blog

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 16-06-2019 – Lição 11: A autoridade do Cristão

13/06/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Lucas 10.17-20 

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.

Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.

 

Marcos 16.14-20

Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

TEXTO ÁUREO

Tito 3.1 

Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam e estejam preparados para toda boa obra.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Saber que Jesus Cristo tem toda a autoridade no céu e na terra.
  • Reconhecer que Jesus delegou autoridade aos cristãos para cumprir sua missão.
  • Entender como a autoridade espiritual conduz o cristão à vitória.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Existem conflitos a serem enfrentados, e esses estarão no dia a dia do Cristão como também da igreja. É certo que Jesus veio a terra e venceu o mundo, sendo provado, como também tentado e mesmo assim alcançou a vitória. Mas o que nós como igreja e cristãos teremos como ensinamento e ferramentas para também vencermos?

Apesar da batalha ter suas dificuldades, veremos nessa lição que temos em mãos, ferramentas que não só nos capacitam, mas também nos reveste de autoridade.

Que Deus fale conosco.

1 – GUERRA ESPIRITUAL 

Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. (Lucas 10.3)

Cristo nos deixa este aviso e outros mais, exemplificando o campo hostil que está preparado para os seus servos e missionários, alertando a igreja sobre a dificuldade espiritual que devemos enfrentar.

1.1 – Combate real e permanente

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Romanos 8.35)

Paulo não nos escreve sobre essas possíveis causa da nossa separação com o amor de Cristo em vão, ele escreve porque essas ocorrem realmente na vida do Cristão; a peleja é ordinária e em todas as áreas o crente será tentado. A guarda em momento algum pode ser abaixada. O conflito pelas almas é real.

1.2 – Embates nas regiões celestiais

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

A revista nos relembra o texto de Daniel no capítulo 10, onde a Bíblia nos relata a luta do anjo no caminho da entrega da resposta as orações de Daniel. Nos reforça também sobre a postura do profeta durante esse período, que se utiliza do jejum e da oração no qual é umas das atitudes para a autoridade do cristão, que citaremos no decorrer da lição.

Mesmo enfrentando a oposição maligna que ocorria nas regiões celestiais, portanto fora do seu campo de visão, Daniel demonstra uma qualidade chamada perseverança, isto é, o ânimo pronto de continuar em oração mesmo diante do silêncio ou da aparente inatividade do céu a seu favor.

Paulo mencionou em Efésios 6.12 que a luta do cristão também se desenvolve nos lugares celestiais e para vencermos devemos nos fortalecer “no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10), além de nos revestirmos da armadura de Deus e assim ficarmos “firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11).

1.3 – Conflitos na mente Humana

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4.4).

Paulo também nos alerta sobre o trabalho que o inimigo desempenha em nossa mente. Sendo ele o deus deste mundo, o mesmo surge com ferramentas poderosas para prejudicar os seres humanos.

Ele se utiliza das tentações, dos sentimentos e também do entendimento. Não só usando a carne, o inimigo também trabalha na mente humana, turvando os seus pensamentos e levando eles a ilusão e cegueira espiritual.

O trabalho de Satanás nesta esfera terrena ou nos mundos dos espíritos é impedir que os homens ouçam corretamente a mensagem de Cristo, impedir que os homens compreendam a Cristo e suas reivindicações de impedir que os homens o aceitem. Perdidos ficam aqueles que assim se deixam enganar e enredar pela vontade deste poder maligno.

2 – DEFININDO O INIMIGO

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada