Buscar no blog
03/01/2018
Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
TEXTO ÁUREO
OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
PALAVRA INTRODUTÓRIA
Olá irmãos (ãs), Paz seja convosco.
Começamos um novo trimestre em um novo ano e, sendo assim, desejamos que a graça e a paz de Jesus esteja com cada um de vocês e que este ano seja realmente abençoado por Ele.
A nova revista que tem o tema: “Grandes temas do Apocalipse – Uma perspectiva profética impressionante dos últimos tempos”, trabalhará conceitos de extrema importância para a fé cristã, pois falará de assuntos concernentes ao tempo do fim.
Existem vários conceitos e pontos de vista a respeito da doutrina escatológica, e abordaremos algumas delas durante este trimestre.
Precisamos ter sabedoria e muito cuidado ao ensinar sobre este tema, pois dentre todas as matérias relacionadas a Teologia Sistemática, esta é a que mais permite conjecturas.
O renomado escritor e teólogo metodista, Adam Clarke teve dificuldades em escrever a respeito deste livro, apesar de ter escrito inúmeras obras sobre outros livros e cartas.
Leiamos sua opinião:
“Estou satisfeito em saber que ainda não foi descoberto um modo certo de interpretar as profecias desse livro, e não vou acrescentar um outro monumento à insignificância ou insensatez da mente humana ao empenhar-me em iniciar um novo estudo. Vou repetir o que já disse, não entendo esse livro; e estou satisfeito em saber que ninguém que escreveu a respeito desse assunto sabe mais do que eu. Eu havia resolvido, por um tempo considerável, não ocupar-me com esse livro, porque previ que não poderia produzir nada satisfatório acerca do mesmo. Mudei minha decisão e acrescentei breves notas, principalmente filológicas, nos trechos em que achei que entendi o significado”.
Que o Senhor nos ajude e nos abençoe com sabedoria.
É aceito pela grande maioria dos teólogos que o escritor do Livro do Apocalipse, também conhecido como “Livro das Revelações”, foi João, o discípulo amado, pois a Bíblia nos mostra em algumas passagens (Ap 1.1,4,9; 22.8) que um homem chamado João o escreveu e, apesar da diferença nos estilos de escrita, foi definido que este João, foi o discípulo de Jesus.
O teólogo inglês Donald Guthrie (1916-1992), faz um comentário interessante sobre um detalhe presente no Apocalipse.
Vejamos o que ele escreveu:
“O que com frequência tem passado despercebido é o fato de haver uma série de afinidades marcantes entre o Apocalipse e o Evangelho de João. Guthrie chama a nossa atenção para um ponto importante: “Os dois livros usam a palavra ‘Logos’ para referir-se a Cristo, uma expressão que não é usada em nenhuma outra parte do Novo Testamento além da literatura joanina (Jo 1.1; Ap 19.13)”. Mais uma comparação é: “Existe um gosto perceptível por antíteses nos dois livros”
No tocante a data em que o livro foi escrito, são aceitas duas:
“Duas datas principais para a composição de Apocalipse têm sido sugeridas. Uma é em torno de 65 d.C., quando os cristãos estavam sendo perseguidos por Nero. A outra é em torno de 95 d.C., durante as perseguições realizadas por Domiciano”.
Para iniciar nosso estudo, precisamos dividir o Livro do Apocalipse em três partes e para isto, leiamos Apocalipse capítulo 1 e versículo 19:
Esta divisão permite-nos compreender o livro do Apocalipse na perspectiva do passado (as que tens visto), presente (as que são) e futuro (as que depois destas hão de acontecer).
João estava preso na ilha de Patmos, quando recebeu do Senhor as maravilhosas revelações.
Vejamos algumas informações importantes:
Por todo o A.T. existem profecias a respeito do aparecimento do Messias e TODAS elas foram cumpridas na íntegra com o nascimento do Senhor Jesus, o Cristo.
A Bíblia nos mostra que Jesus veio para os seus (Jo 1.11,12), que são os judeus, pois estes eram descendentes de Abraão, o qual recebeu do Todo Poderoso a promessa de que toda a sua descendência seria bendita.
Da mesma forma, a Bíblia nos mostra que este mesmo Jesus, voltará para buscar sua igreja e o mesmo Deus que fez com que TODAS as profecias a respeito da vinda do Messias fossem cumpridas, está trabalhando para cumprir estas.
O termo grego para a volta de Jesus é “parousia ou parusia” que significa presença.
1.1 – Duas etapas distintas
De acordo com a Bíblia, Jesus voltará em duas ocasiões diferentes e com dois propósitos distintos, estudaremos os mesmos abaixo.
1.1.1 – Primeira etapa
A primeira etapa referente à volta de Jesus, está estritamente ligado à sua igreja. A Bíblia nos mostra dois tipos de pessoas que participarão deste acontecimento, os que morreram em Cristo e os que estiverem vivos em Cristo naquele momento.
O período em que a igreja vive é chamado “Parentético”, literalmente referindo-se a um parêntese, ou entre parênteses.
A história da salvação que era exclusiva dos judeus recebeu um enxerto e nós, os gentios, fomos colocados na mesma.
O período parentético terminará com a primeira vinda de Jesus.
As palavras mais marcantes escritas por Paulo sobre o retorno de Jesus estão na sua carta aos Tessalonicensses e aos Coríntios.
A palavra arrebatamento no grego é “harpazõ” que traduzida por prender, arrancar ou retirar.
É muito importante reforçarmos que esta primeira vinda de Jesus não será visível a todos e está relacionada exclusivamente com a igreja, Ele a buscará para viver eternamente ao Seu lado.
A igreja, estando nos céus, participará das bodas do cordeiro, onde será celebrada a Ceia com o Senhor e também receberá de Suas mãos o referido galardão.
O Senhor Jesus quando participou da celebração da Páscoa com seus discípulos, mostrando-os como deveriam realizar a celebração do que hoje conhecemos como Ceia do Senhor, disse que eles não participariam daquele ato novamente na terra, mas somente nos céus.
Leiamos o que ao escritor do Apocalipse nos mostra sobre as Bodas e o galardão:
Leiamos outras referências:
1.1.2 – Segunda etapa
De acordo com a crença da maioria das igrejas pentecostais, inclusive do comentarista, Pr. Joá Caitano, após 7 anos da primeira vinda de Jesus, Ele voltará novamente, porém com outro propósito.
Nestes sete anos acontecerá o que conhecemos como tribulação ou grande tribulação, dividida em dois períodos de três anos e meio.
Neste período a terra viverá a primeira parte de uma suposta paz e a segunda parte de uma terrível aflição.
Após o cumprimento destes 7 anos, Jesus voltará como Rei para julgar a todos e todas as pessoas da terra o verão nas nuvens.
Leiamos alguns textos de Apocalipse:
Este retorno estará relacionado de forma especial aos judeus, conforme Paulo explica em sua carta aos Romanos, nos capítulos 9 a11.
Por Leonardo Novais de Oliveira
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias