Buscar no blog
25/12/2019
Este post é assinado por Ezequiel Soares
Mateus 6.25-33
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
2 Coríntios 5.15
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Paz seja convosco!
Chegamos ao final do trimestre e do ano de 2019. A EBD Comentada lhe deseja um feliz 2020!
Esta última lição inicia com a pergunta: Para que vivemos? Essa é uma pergunta que muitas filosofias e religiões tentam responder, e muitas vezes essa indagação vem ao homem. Mas a palavra de Deus nos esclarece dando-nos um parecer belo do plano Divino para com os homens e toda a criação.
Que Deus fale conosco.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legai https://ebdcomentada.com
Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, (Daniel 2.44)
Em Daniel temos várias menções sobre o Reino de Deus, onde fala acerca do soberano Deus e o seu Reinado Vindouro sobre a terra. Na figura de Jesus nós podemos ver a profecia acerca do rei da linhagem de Davi que permanecerá até o fim.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti.
Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre. (1 Crônicas 17.13,14)
No qual também foi confirmado pelo anjo Gabriel:
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; (Lucas 1.32)
Porém, a abrangência desse Reino é muito maior do que se imagina, pois Cristo ainda não estabeleceu o seu Reino terreno em sua plenitude. Isto ocorrerá em breve e na ocasião da sua segunda vinda. Ele efetuará uma mudança total na política e na organização do mundo. Mas em sua primeira vinda, Cristo nos mostrou que o seu reino se inicia no coração de todo aquele que nEle crê. As grandes transformações necessárias por enquanto, são aquelas operadas pelo Espírito Santo na vida de todos que ouviram a sua mensagem e deram crédito.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 4.17)
“Portanto, esse reino pode ser concebido como existente no céu, ou então no coração dos homens regenerados. Os remidos, pois, comporiam o reino de Deus. A Igreja seria a coletividade formada por esses remidos, nos céus e na terra. Sem importar qual forma assuma, esse reino incorpora a luz do mundo, sendo a vida e o sal da terra. Jesus nasceu para ser Rei e de muitas maneiras, onde ele consegue impor-se como tal, aí está o reino de Deus. Por essa razão, o reino de Deus é chamado de “Reino de Cristo, o Filho”, por causa de sua administração. Mas é chamado reino de Deus, porque Deus é a autoridade final, por detrás desse reino. No evangelho de Mateus é chamado “reino dos céus” porque o céu é a habitação de Deus. Finalmente, a autoridade real de Jesus Cristo será exercida em todos os lugares (Efésios 1.10), quando então haverá a unidade de todas as coisas em tomo da pessoa de Cristo.” (Champlin)
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6.33)
O Reino de Deus para o homem é a salvação. Podemos entender que esse Reino é a centralidade novamente em Deus, comunhão e a paz entre o mundo e o Criador por meio de Jesus Cristo. Esse reino é a centralidade das coisas terrenas e celestiais em Jesus.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3.3-5)
Como Cristãos devemos buscar primeiramente a centralidade de Cristo e o poder completo d’Ele em nossas vidas. De que forma? Na oração, no jejum e na meditação das Santas escrituras. Dessa forma o homem coloca os seus desejos e vaidades diante de Deus na busca pela obediência e pela aproximação de Cristo.
O reino de Deus se torna real na vida do Cristão quando o Senhor também se torna soberano sobre ela.
O Cristão é chamado para viver o Reino de Deus. Como vimos no tópico anterior deve-se existir a busca do Reino de Deus em nossas vidas e corações. O cristão por meio de sua fé deve sempre estar em busca de estar no Reino e ser participante desse Reino.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3.6,7)
Para participar desse Reino é necessário nascer de novo (Jo 3.5). Isto é, no sentido de viver uma nova vida transformada pelo poder do Espírito Santo; é possuir e viver uma vida no Espírito, fazendo parte da Igreja de Cristo.
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. (Hebreus 3.14)
E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. (Lucas 9.1,2)
Aqui muito se discuti acerca sobre a pregação do Reino de Deus, se Cristo estaria dizendo para pregar sobre a sua segunda vinda e o estabelecimento de um reino literal e teocrático, ou se estaria falando sobre seu reino de transformação da vida do homem, por meio do seu sacrifício na cruz (nova criatura).
No entanto, ambos devem ser pregados e anunciados aos povos; a transformação do homem por meio de Jesus deve ser anunciada a cada homem, para que ele possa ver em Cristo, amor, perdão e esperança de uma vida redimida pelo sangue do Cordeiro. Mas também o estabelecimento de um reino literal do Senhor também deve ser pregado para esperança dos povos.
Ezequiel Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias