Buscar no blog
13/12/2019
Este post é assinado por Ezequiel Soares
Romanos 7.22
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
2 Coríntios 4.16-18
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
Efésios 3.16-21
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
Romanos 8.16
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Paz seja convosco!
A lição trata sobre a principal esperança oferecida pelo evangelho de Cristo, a renovação do homem interior. Jesus veio pra cumprir a lei e oferecer ao homem a salvação e a transformação.
Que Deus fale conosco.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. (Romanos 6.6)
A expressão “velho homem” exclusivamente usada por Paulo, fala acerca do homem natural depois da queda, antes de sua regeneração em Cristo. Pela natureza pecaminosa do velho homem é que Cristo foi crucificado e também o nosso homem deve ser crucificado com Cristo.
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4.24)
Revistais do “novo homem”, essa expressão já vem para representar a regeneração e se trata de um novo homem por ter-se tornado participante da vida e da natureza divinas.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. (Colossenses 3.1-4)
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (2 Coríntios 4.16)
Essa expressão “homem exterior” por sua vez é usada para a representação do corpo (matéria do homem), a sua carne e seus desejos mundanos. Este contrasta com o “homem interno” sua parte espiritual, a parte eterna do homem.
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. (Ezequiel 36.26)
O precioso Senhor realizará neles uma grande mudança interior a fim de atingir uma mudança universal. Note que todos aqueles que estiverem interessados no novo pacto e no pleno acesso à Nova Jerusalém deverão ter um novo coração e um novo espírito e isso será necessário a fim de poderem caminhar em novidade de vida. Essa é a natureza divina da qual, pela promessa, os crentes participarão. (Matthew Henry)
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8.6-13)
Na carta aos Romanos, o apóstolo cita várias vezes a ligação entre o pecado e a morte. A morte nesse mundo é a consequência do pecado, porém, esse contexto muitas vezes é levado à apenas ao conhecimento de que a morte iniciou-se depois da queda do homem. Mas esse conceito de que o pecado é acompanhado pela morte vale também para a segunda morte.
Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta. (1 Timóteo 5.6)
A morte e o pecado são amplamente discutidos no livro de Romanos. Paulo os atenta que o viver pelos prazeres da carne, é caminhar para morte. Não apenas para a morte física mais também espiritual. Por que esse é o andamento daqueles que não tem o Espírito Santo, e andam em inimizade com Deus, agindo de forma contraria à aquilo que Deus pede. O procedimento do Cristão deve ser a mortificação dos desejos do corpo, não dizendo que não os sentirá. Mas no decorrer da caminhada, ter a preocupação do cumprimento da palavra e não da satisfação dos seus desejos.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1.2)
Paulo tem em vista em sua carta duas categorias amplas de homens. A primeira se caracteriza pelos anseios carnais, envolvendo os resultados usuais desses desejos. Temos nessa categoria os indivíduos controlados pelo reino das trevas, que são atualmente participantes da morte espiritual, e que no julgamento participarão da morte espiritual ainda mais plenamente. E a segunda categoria é a dos indivíduos controlados pelo reino da luz, que no instante já comungam da vida espiritual, mas que, no momento da glorificação, entrarão no pleno gozo da mesma. (Champlim)
Ezequiel Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias