Buscar no blog

Betel Jovens – 4 Trimestre 2019 – 22-12-2019 – Lição 12: É possível vencer a tentação?

18/12/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 Então Jesus foi depois conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para lá ser tentado por Satanás.

2 Durante quarenta dias e quarenta noites. Ele não comeu nada e ficou com muita fome. 3 Então Satanás tentou Jesus sugerindo: “Se Você conseguir transformar estas pedras em pães, provará que é o Filho de Deus”, disse ele.

4 Mas Jesus respondeu: “As Escrituras nos dizem que o pão não saciará a alma dos homens; o que nós precisamos é obedecer a todas as palavras de Deus”.

5 Então Satanás O levou a Jerusalém, para o telhado do templo.

6 “Salte daí”, disse ele, “e prove que é o Filho de Deus; porque as Escrituras declaram: ‘Deus enviará seus anjos para impedirem que Se machuque, eles impedirão Você de despedaçar-se nas pedras lá embaixo’”.

 7 Jesus replicou: “Porém as Escrituras também dizem que não se deve impor ao Senhor Deus uma prova absurda”;

8 A seguir, Satanás levou Jesus ao alto duma montanha muito alta e mostrou-lhe as nações do mundo e toda a glória delas.

9 “Eu lhe darei tudo isso”, disse ele, “se Você apenas ajoelhar-se e me adorar”.

10 “Saia daqui, Satanás”, disse-lhe Jesus. “As Escrituras ordenam: Adore somente ao Senhor Deus. Obedeça somente a Ele”.

11 Então Satanás foi embora, e os anjos vieram e cuidaram de Jesus. Mt 4.1-11

VERSÍCULO DO DIA

Lembrem-se, porém disso ­ os maus desejos que penetram na vida de vocês não têm nada de novo nem de diferente. Muitos outros enfrentaram exatamente os mesmos problemas antes de você. E nenhuma tentação é irresistível. Vocês podem confiar Que Deus impedirá a tentação se torne tão forte que não as possam enfrentar, visto que Ele assim prometeu e cumprirá o que diz. Ele lhes mostrará como fugir do poder da tentação, para que vocês possam aguentá-la com paciência. 1 Co 10.13

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o que é a tentação;
  • Compreender como a tentação se apresenta ao homem;
  • Aprender como vencer as tentações.

INTRODUÇÃO

Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo, Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás (Hb 2:17-18; 4:15).

E era necessário que Jesus fosse como nós, os seus irmãos, a fim de que Ele pudesse ser, diante de Deus, o nosso Supremo Sacerdote, misericordioso e fiel, um sacerdote que tanto fosse misericordioso para conosco como fiel para Deus, ao lidar com os pecados do povo (Hb 2.17).

Este nosso Supremo Sacerdote compreende as nossas fraquezas, visto que Ele teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que Ele nunca cedeu a elas nem pecou (Hb 4.15)

1 – O QUE É TENTAÇÃO

Tentação, basicamente é uma instigação ao pecado. Uma pessoa que está sob tentação, literalmente está sendo motivada e induzida a transgredir a Lei de Deus e fazer aquilo que é moralmente incorreto e contrário à vontade do Senhor.

Tentação é um convite para pecar. Ela cria o desejo de pecar. A tentação vem do diabo, vem de outras pessoas e vem de dentro, mas nunca vem de Deus.

Tentação é tentar levar uma pessoa a pecar. “Vende” a ideia do pecado, fazendo parecer bom para você. A tentação diz: “você quer pecar, você precisa pecar, não tem problema se você pecar”.

De onde vem a tentação?

  • Do diabo – o diabo quer nos destruir, levando-nos ao pecado; ele tentou Adão e Eva e eles caíram no pecado.
  • De outras pessoas – algumas pessoas nos convidam ou pressionam a fazer o que é errado; isso é tentação.
  • De dentro – nossa natureza humana nos convida a pecar diante de algumas situações, porque somos imperfeitos – Tg 1:14

1.1 – Entendendo a tentação

O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4.3).

Jesus estava faminto e débil logo depois de um jejum de quarenta dias, mas optou por não usar seu poder divino para satisfazer a necessidade natural de alimento. Os mantimentos, a fome e os desejos de comer são bons, mas o momento não o era. Tinha decidido pôr a um lado o uso ilimitado e independente de seu poder divino a fim de experimentar sua humanidade em plenitude.

Também nós podemos ser tentados a satisfazer um desejo normal em uma forma incorreta ou em um mau momento. Se formos indulgentes com o sexo antes do matrimônio ou se roubarmos para obter mantimentos, estamos procurando satisfazer desejos que Deus nos deu em maneiras que Deus desaprova. Recorde, muitos de nossos desejos são normais e bons, mas devem ser satisfeitos na forma correta e no momento oportuno.

Jesus foi capaz de resistir todas as tentações de Satanás porque não somente conhecia as Escrituras, mas sim as obedecia.

“Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6:17).

O texto acima diz que a Palavra de Deus é uma arma; espada de dois fios para ser usada em combate espiritual. Saber versículos bíblicos é importante para resistir os ataques de Satanás, mas devemos obedecê-los também. Note que o diabo também sabe versículos das Escrituras, mas não os obedece. Conhecer e obedecer a Bíblia é cumprir os desejos de Deus antes que os de Satanás.

1.2 – Todos podem ser tentados

As Escrituras nos dizem que todos nós enfrentamos e podemos enfrentar tentações:

1 Co 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana.

Talvez isso proporcione um pouco de encorajamento porque muitas vezes nos sentimos como se sofrêssemos sozinhos, e que os outros são imunes às tentações. A Bíblia nos diz que Cristo também foi tentado:

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4:15).

De onde, então, essas tentações vêm? Primeiro de tudo, elas não vêm de Deus, embora Ele as permita.

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta (Tg 1:13).

No primeiro capítulo de Jó, vemos que Deus permitiu que Satanás tentasse Jó, mas com restrições. Satanás está vagueando pela terra como um leão, buscando pessoas para devorar (1 Pe 5:8). O versículo 9 nos diz para resisti-lo, sabendo que outros cristãos também estão sendo atingindo por seus ataques. Por essas passagens podemos saber que tentações vêm de Satanás.

Vemos em Tiago 1:14 que a tentação pode se originar em nós também. O versículo 14 diz que cada um é “tentado pela sua própria cobiça, quando está o atrai e seduz.” Deixamo-nos pensar certos pensamentos, ir a lugares que não devemos ir e tomar decisões baseadas em nossos desejos que nos levam à tentação. Corramos das tentações não tente resisti-la; fuja esse é o segredo.

2 – DEUS JAMAIS TENTARÁ ALGUÉM

Pastor Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada