Buscar no blog

Betel Jovens – 4 Trimestre 2019 – 08-12-2019 – Lição 10: Escapando da ira vindoura

04/12/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito segundo o que estava registrado nos livros.

 13 O mar entregou os mortos que nele havia e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.

14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15 Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo. Ap 20.11-15

VERSÍCULO DO DIA

E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir. 1 Ts 1.10 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o que é ira vindoura;
  • Saber quem passará por ela;
  • Descobrir como escapar da ira vindoura.

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo os últimos suspiros da igreja nesta terra e precisamos estar preparados e unidos com Cristo porque a qualquer momento Ele virá.

Igreja esteja atenta, pois já estamos vivendo princípios de dores como bem registrou o evangelista Mateus no capítulo 24:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;

Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Mt 24:4-8 

Jesus está voltando. Maranata.

1 – O QUE REPRESENTA A IRA VINDOURA?

Os que andam na prática do pecado, sejam grandes ou pequenos, não serão achados em paz e em segurança nos braços do Cordeiro de Deus que tanto nos livra quando nos arrependemos, mas também, nos submete ao juízo eterno, quando em caso contrário.

Nem mesmo os poderosos poderão se livrar daquele dia de ira da volta do Senhor, como está profetizado previamente em Apocalipse: 

“… e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” Apo 6.16,17: 

Ao ver Deus sentado no trono, todos os seres humanos, grandes e pequenos, aterrorizar-se-ão e clamarão que as montanhas caiam sobre eles de modo que não tenham que enfrentar-se ao julgamento do Cordeiro. Esta vívida cena não tem a intenção de assustar aos crentes. Para eles, o Cordeiro é um Salvador eterno. Mas os generais, imperadores ou reis que antes não mostraram temor de Deus e com orgulho ostentaram sua incredulidade, acharão equivocados, e naquele dia deverão enfrentar-se com a ira de Deus. Ninguém que tenha rechaçado a Deus poderá sobreviver o dia de sua ira, mas os que pertencem a Cristo, receberão uma recompensa e não um castigo.  Você Pertence a Cristo? Se for assim, não tem por que temer a esses últimos dias.

1.1 – Esclarecendo o que é a ira

A ira é definida como “a resposta emocional à percepção do mal e injustiça”, frequentemente traduzida como “raiva”, “indignação”, “cólera” ou “irritação”. Tanto os seres humanos quanto Deus expressa à ira. Entretanto, há uma grande diferença entre a ira de Deus e a do homem. A ira de Deus é santa e sempre justificada; a do homem nunca é santa e raramente é justificada.

A ira de Deus contra o pecado e a desobediência é perfeitamente justificada, porque o Seu plano para a humanidade é santo e perfeito, assim como Deus é santo e perfeito.

Jesus disse em João 3:36: Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

Aqueles que não creem no Filho, os que não O recebem como Salvador serão julgados no dia da ira (Rm 2:5-6). Por outro lado, Romanos 12:19, Efésios 4:26 e Colossenses 3:8-10 nos advertem contra a ira humana.

Só Deus é capaz de vingar-se porque a Sua vingança é perfeita e santa, enquanto a ira do homem é pecaminosa, abrindo a porta à influência demoníaca.

Para o cristão, a raiva e a ira são inconsistentes com a nossa nova natureza, a qual é a natureza do próprio Cristo (2 Co 5:17).

A ira de Deus é uma coisa espantosa e assustadora. Somente aqueles que foram cobertos pelo sangue de Cristo derramado por nós na cruz podem estar seguros de que a ira de Deus nunca cairá sobre eles.

“Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!” (Rm 5:9).

1.2 – A ira vindoura

7 João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima?

8 Deem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

9 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo”. Lc 3.7-9

O que motiva sua fé: temor ao futuro ou o desejo de ser melhor em um mundo superior? Algumas pessoas queriam que João as batizasse a fim de escapar do castigo eterno, mas não procuravam Deus para salvação. João teve palavras duras para certas pessoas.

Sabia que Deus valoriza mais a mudança que o rito. Está sua vida enraizada no desejo de uma vida nova e transformada ou é o simples desejo de receber uma vacina ou uma apólice de seguro contra um possível desastre?

Muitos dos ouvintes se estremeceram quando João disse que ser descendentes de Abraão não era suficiente para Deus. Para estarem diante de Deus, os líderes religiosos dependiam mais de sua genealogia que de sua fé. Para eles, a religião era uma herança. Mas uma relação com Deus não é possível transmitir-se de pais a filhos. Cada um a deve achar sozinho. Não confie em ninguém mais para sua salvação. Ponha sua fé em Jesus e logo a exercite ao pô-la em ação cada dia.

Confissão de pecados e mudança de vida é inseparável. A fé sem obras é morta (Tg 2:14-26).

As duras palavras de Jesus foram dirigidas aos respeitáveis líderes religiosos que se fecharam a uma verdadeira mudança. Procuravam reconhecimento como autoridades religiosas, mas não desejavam trocar seus corações nem suas mentes. Desde aí vê-se a improdutividade de suas vidas. O arrependimento é falso se não está ligado à ação. Seguir a Jesus significa mais que expressar boas palavras. Significa fazer o que Ele manda.

2 – UM EVENTO MARCANTE

Pastor Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada