Buscar no blog
10/06/2019
Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares
1 FELIZ É O homem que tem um filho sensato e ajuizado; a mãe de um homem sem juízo sofre muito.
2 Riquezas ganhas com desonestidade não trazem felicidade; uma vida decente e honesta dá paz de espírito.
3 O Senhor não deixará um homem bom morrer de fome mas impede que os maus consigam o que tanto desejam.
4 Quem é preguiçoso no seu trabalho fica pobre depressa; quem trabalha “pra valer” acaba ficando rico.
5 O jovem sábio aproveita bem as oportunidades que a vida oferece mas o jovem que desperdiça as oportunidades de sucesso é uma vergonha para os pais.
6 O homem bom e honesto recebe uma bênção atrás da outra mas o homem mau vive revoltado contra sua sorte.
7 Todos lembram com alegria um homem bom, mesmo depois de morto; mas o nome do homem mau é desprezado e jogado na lama. Pv 10.1-7 (VIVA)
Nada pode destruir a vida do justo, mas os perversos desaparecerão da face da terra. Pv 10.30
Este capítulo é cheio de muitas lições preciosas, na verdade de Provérbios 10 a Provérbios 19; vemos uma série de lições apresentadas com paralelismo. Aqui, aprendemos que o filho tolo causa tristeza a sua mãe. Que o homem é livre da punição, por causa da inocência.
O caminho do homem justo fica cada vez mais claro à medida que ele avança, como quando o sol aparece e o dia vai ficando mais claro. Pv 4.18
O justo vive em luz crescente e busca a perfeição como o meio dia, já o perverso vive em trevas e nem repara ou percebe que está nas trevas e nem o buraco ou em enrascada que cai.
O caminho dos pecadores rebeldes, pelo contrário, é escuro como a noite mais negra. Eles nem sabem em que tropeçam! Pv 4.19
5 Então Deus levou Abrão para fora, em plena noite, e disse: “Olhe para os céus e conte as estrelas, se puder. Assim serão os seus descendentes. Tão numerosos que não poderão ser contados!”
6 Abrão creu no Senhor. E Deus considerou Abrão justo, por causa dessa fé. Gn 15.5,6
O Senhor não prometeu ao Abrão riqueza ou fama. Ele já a tinha. Mas Deus lhe prometeu uma descendência tão numerosa e incontável como as estrelas do céu ou como a areia do mar (Gn 22.17). Vá-se a um lugar desolado e trate de contar as estrelas. Recolha um punhado de areia e trate de contar seus grãos. É impossível!
Quando Abrão já tinha perdido a esperança de ter um herdeiro, Deus lhe prometeu descendentes tão numerosos que seriam impossíveis de contar. As bênçãos de Deus vão além de nossa imaginação!
Mesmo que Abrão tinha demonstrado sua fé através de suas ações, foi a fé e não as ações o que fez ao Abrão justo ante Deus (Rm 4:1-5).
A justiça é um tesouro que o homem dá para sua família porque o lar de quem desobedece a Deus é cheio de dor e tristeza. Pv 15.6
Homem justo
Quando ainda não havia bancos nem cofres, que guardam valores com segurança, os homens guardavam seus tesouros nas próprias casas ou então os enterravam no solo. O homem bom e sábio prospera, pelo que oculta seus tesouros em casa. Ele é recompensado por sua bondade com riquezas materiais; uma doutrina padrão no Antigo Testamento e certamente um ensino próprio da literatura de sabedoria.
Homem injusto
Em contraste, o homem mau não terá permissão de ser próspero nem de ajuntar tesouros em sua casa. Porém, se ele conseguir fazer isso por meios desonestos e violentos, eventualmente acabará perdendo o que ajuntou. Em seus esforços por ganhar dinheiro, esse homem nada obterá senão tribulações.
Pr. Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias