Buscar no blog

Betel Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 24-11-2019 – Lição 8: Evidências da realidade histórica de Jesus Cristo

22/11/2019

Este post é assinado por Mirtes Ester

TEXTO ÁUREO

“Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade”. (2 Pedro 1.16)

TEXTO DE REFERÊNCIA

Lucas 2.1-6 

E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. 

(Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria.) 

E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 

E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), 

a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. 6E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer as citações do historiador Flávio Josefo sobre Jesus; 
  • Analisar o texto de Cornélio Tácito que faz referência a Jesus; 
  • Estudar o texto do Talmude que ratifica a historicidade de Jesus.

INTRODUÇÃO

Queridos irmãos (ãs), Graça e Paz!

Na oitava lição deste trimestre, estudaremos sobre relatos e registros de alguns documentos históricos, realizados por historiadores romanos e judeus, cujas narrações provam a existência de Jesus Cristo.

“O mestre da Galileia, pelo que sabemos, nada escreveu, embora existam milhares de livros a seu a respeito” (Enciclopédia Estudos de Teologia, 2013, p. 175).

“Não contamos com muito testemunho ou material que nos forneça informações sobre Jesus”. (Enciclopédia Estudos de Teologia, 2013, p. 175).

Porém, Sua vida, desde o início do Seu ministério foi tema para produção de inúmeros livros, sejam eles inspirados pelo Espírito Santo ou não.

Entre eles, os nomes historiadores abaixo:

“Tácito (Anais XV44), Suetônio (Cláudio, 25; Nero 16) e Plínio, o jovem (Epístolas X.96). E, ainda, pelo famoso historiador judeu Flávio Josefo, em uma passagem altamente interpolada (Ant. XVIII. 3.3), além de muitos outros que foram tocados por suas palavras”. (ENCICLOPÉDIA ESTUDOS DE TEOLOGIA, 2013, p. 175)

Nesta lição, apresentaremos dois dos historiadores, que registraram fatos referentes a pessoa de Jesus: Flávio Josefo e Cornélio Tácito.

Citaremos também, um dos livros que contém o repositório da tradição dos mestres de Israel, que confirmam a existência de Cristo, algumas características do seu caráter, sua influência, ministério, julgamento e outras questões.

1 – JESUS E O HISTORIADOR FLÁVIO JOSEFO

Flávio Josefo foi um “sacerdote judeu e líder de guerrilha, que se tomou secretário de Vespasiano”. (ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, 2008, p. 459)

A Enciclopédia Estudos de Teologia (2013, p. 176), alude que ele foi um historiador judeu, que “tornou-se fariseu aos 19 anos de idade”.

Ele escreveu “nas últimas décadas do 1- século a.C., dois grandes volumes a respeito da história contemporânea dos judeus”. (ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, 2008, p. 459)

“Foi um registro de valor extraordinário, escrito num estilo empolado, sem muita preocupação com a qualidade das informações”. (ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, 2008, p. 459)

O escritor Degan (2012, p. 123), relata que “sobre a vida de Flávio Josefo, possuímos apenas as informações que ele nos deixou em suas obras, já o qualificando como exceção dentre os historiadores do Mediterrâneo Antigo”.

“Do lado materno ele nos informou que possuía sangue real […]. Observamos a existência de uma preocupação explícita de Josefo em ressaltar suas nobres origens familiares, qualificação que ele procurou transferir aos seus escritos na busca de legitimação”. (DEGAN, 2012, p. 124) 

“Ao deixar a infância com sólida formação religiosa, iniciou um périplo pelas escolhas espirituais que o judaísmo comportava, defendidas pelos grupos dos fariseus, saduceus e essênios”. […] Josefo conseguiu transitar livremente entre os grupos, sem registrar qualquer desconforto”.  (DEGAN, 2012, p. 124)

1.1 – Jesus Cristo como irmão de Tiago

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

De acordo com a Enciclopédia Estudos de Teologia (2013, p. 176), Flávio Josefo “faz alusão a Tiago, irmão de Jesus”, como veremos neste trecho de uma de suas citações: 

“Mas o jovem Anano, que, como já dissemos, assumia a função de sumo sacerdote, uma pessoa de grande coragem e excepcional ousadia, era seguidor do partido dos saduceus, os quais, como já demonstramos, eram rígidos no julgamento de todos os judeus. Com esse temperamento, Anano concluiu que o momento lhe oferecia uma boa oportunidade, pois Festo havia morrido e Albino ainda estava a caminho. Assim, reuniu um conselho de juízes, perante o qual trouxe Tiago, irmão de Jesus, chamado Cristo, junto com alguns outros, e, tendo-os acusado de infração à lei, entregou-os para que fossem apedrejados” (Antiguidades XX 9:1). (ENCICLOPÉDIA ESTUDOS DE TEOLOGIA, 2013, p. 176) 

A Enciclopédia da Vida de Jesus (2008), confirma este fato ao fazer a seguinte menção: 

“Por outro lado, no princípio de sua epístola universal, Judas se declara irmão de Tiago, de onde se conclui que ele também era da família do Salvador. E, com efeito, a lista dos irmãos de Jesus, transmitida por Mateus e Marcos (Mt 13.55; Mc 6.3), contém os nomes de Tiago (Jacó) e de Judas (ou Judá). É bem verdade que estes nomes, que lembram os nomes dos ilustres patriarcas, eram muito frequentes entre os judeus, e poderiam muito bem ser achados em famílias sem qualquer laço de parentesco”. (ENCICLOPÉDIA DA VIDA DE JESUS, 2008, p. 498)

1.2 – Jesus Cristo: discípulos e crucificação

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Segundo a Enciclopédia Estudos de Teologia (2013, p. 176), Flávio Josefo, “num texto de autenticidade bastante questionada, afirma”: 

“Por essa época, surgiu Jesus, um homem sábio, se é que é correto chamá-lo de homem, pois operava obras maravilhosas e era um mestre que fazia as pessoas receberem a verdade com prazer”. (ENCICLOPÉDIA ESTUDOS DE TEOLOGIA, 2013, p. 176) 

A Enciclopédia Estudos de Teologia (2013, p. 176) cita que Flávio Josefo menciona que “Ele congregou junto a si muitos judeus e muitos gentios”. 

“Ele era o Cristo, e quando Pilatos, por sugestão dos principais líderes entre nós, condenou-o à cruz, aqueles que desde o início o amavam não o largaram; pois tornou a aparecer-lhes vivo ao terceiro dia, tal como os profetas de Deus haviam predito essas e mais dez mil outras coisas a seu respeito. E a tribo dos cristãos, que tem esse nome devido a ele, existe até hoje” (Antiguidades XVIII. 33)”. (ENCICLOPÉDIA ESTUDOS DE TEOLOGIA, 2013, p. 176) 

O comentarista Champlin (2001, p. 474) menciona que “em obras de Flávio Josefo temos a declaração que Jesus era “um homem bom (se é legal chamá-lo um homem), com quem se associavam homens bons (Ant. XVIII.3.3)”. 

Segundo o autor, “essa declaração é reputada como altamente interpolada, mas pelo menos temos aqui uma referência ao Jesus histórico, bem como alguma indicação acerca de seu caráter”. (CHAMPLIN, 2001, p. 474) 

“Nos tempos que se seguiram imediatamente à vida de Jesus, até mesmo os seus mais figadais adversários jamais tentaram negar a sua existência; pelo contrário, as declarações zombeteiras a seu respeito, tais como as alusões indiretas que lemos a ele no Talmude, também servem de provas, pelo menos, de sua existência”. (CHAMPLIN, 2001, p. 474)

1.3 – Relevância destas citações de Flávio Josefo

Mirtes Ester

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada