Buscar no blog
25/03/2021
Esse post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira
“E disse Ester: Se bem parecer ao rei, venha o rei e Hamã hoje ao banquete que lhe tenho preparado.” Ester 5.4
ESTER 2.8,10,16,17
8 Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.
10 Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha Bbordenado que o não declarasse.
16 Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
17 E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.
Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.
Chegamos ao final de mais um trimestre e podemos afirmar que até aqui nos ajudou o Senhor (1 Tm 7.12).
De forma interessante o bispo Abner deixa o início da história de Ester para a última lição.
Pouco sabemos sobre a história de Ester, salvo, o fato dela ser uma judia descendente dos judeus que haviam sido deportados para a Babilônia e que era primo de Mardoqueu.
O teólogo americano Norman Champlim nos mostra que “o nome hebraico dessa mulher era Hadassah, que significa «murta», o nome de uma planta. Ester era o nome (provavelmente persa) que lhe foi dado, quando ela tornou-se parte do harém real. É possível que esse último nom e esteja ligado a Istar, nom e de uma das principais deusas babilónicas. Há um targum que revela que ela foi assim cham ada em honra à estrela Vênus, no grego, Aster, vinculada à palavra portuguesa estrela. Alguns estudiosos supõem que essa troca de nomes tenha seguido uma imitação da palavra hebraica, não tendo havido uma troca genuína de um apelativo por outro. Ester pertencia à tribo de Benjamim . Seu nome tem sido imortalizado no livro que foi escrito para decantar seus atos heróicos. Ela tinha um primo, Mordecai, que a adotou quando da morte de seus pais (Est. 2:5-7), tendo-a criado na Pérsia. Ali ela tam bém foi o instrumento na salvação dos judeus, quando as autoridades do império persa queriam destruí-los. Isso foi possível somente porque Ester tornou-se a rainha do rei persa, em lugar de Vasti. Desse modo, Ester ficou em uma posição em que pôde interceder em favor de seus com patriotas judeus”.
Outro ponto importante que merede destaque é o fato desta jovem judia ter sido criada de acordo com o princípio de fé seguido pelos judeus, desde Abrão, que criam que existia somente um Deus e que Ele havia se revelado a Abrão e posteriormente a Moisés, entregando-lhe Sua lei para que TODOS os judeus fossem guiados por ela.
A fé de Ester é digna de ser notada e foi a responsável por dirigi-la até o Senhor que livrou os judeus de uma forma maravilhosa, através de uma das maiores obras de estratégia militar que já existiram, pois o plano arquitetado por ela, conseguiu fazer com que o rei Assuero criasse uma maneira de desfazer seu próprio decreto, criando outro favorável aos judeus.
Existem inúmeros exemplos a serem seguidos na Bíblia Sagrada e também na história secular.
Paulo nos ensina a seguir os bons exemplos, como ele seguia o de Cristo.
“Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo”. (1 Co 11.1 – ARC)
Homens e mulheres que mudaram a história das pessoas a sua volta no tempo em que viveram neste mundo.
A Bíblia nos fala de Noé, o responsável pela esperança da humanidade na ocasião do dilúvio, pregoeiro da justiça, que advertiu os seres humanos por um período de 120 anos, até que veio o tempo determinado por Deus no qual foram salvos ele e sua família apenas, na arca.
No livro apócrifo de ‘Melquisedeque’ registra-se que quando Noé nasceu ninguém conseguia fitar em seu rosto devido seus olhos brilharem de forma tão intensa como o sol do meio dia, a ponto de iluminar a casa onde estava.
Temos Abraão, homem de fé; José, homem cheio de esperança e confiança; Moisés, o homem que liderou a saída de milhões de hebreus da escravidão no Egito e recebeu do Senhor os Dez Mandamentos.
E, dentre os muitos exemplos a seresm seguidos, temos Ester, como exemplo de fé e bondade e de alguém que luta pelo que precisa.
Porém, ainda que todos estes homens e mulheres tenham marcado sua existência, não existe nenhum exemplo tão grande como o de Jesus, o Cristo.
Ele é o personagem central da história da humanidade, é a figura de maior destaque na Bíblia, sua presença está revelada de forma explícita nos evangelhos e no novo testamento, e implícita no antigo testamento.
Jesus, o Cristo fez o que aparentemente seria impossível, pois, em apenas três anos e meio de ministério fez mais que todos os filósofos e sábios da antiguidade, revolucionando o mundo e dividindo-o em antes e depois dele.
Porém, o mais impressionante é que todos os grandes personalidades que representam as mais variadas religiões da terra, jazem em seus túmulos, mas Ele vive e intercede por seus filhos eternamente.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Muito se fala em beleza interior para declarar que alguém é amável, bondoso, misericordioso e outras qualidades baseadas no amor.
O N.T. reforçou um conceito pouco utilizado no A.T. no tocante a ação de Deus na vida dos seres humanos.
No A.T., o Espírito do Senhor se apossava de algumas pessoas; em especial, profetas, sacerdotes e reis; para cumprir propósitos específicos.
Saul
“E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem. E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo”. (1 Sm 106,7 – ARC)
Champlim nos mostra algumas questões importantes sobre este texto.
“O Espírito do Senhor se apossará de ti. Samuel também predisse que o Espírito de Deus viria sobre Saul, e este (provavelmente para sua imensa surpresa) ajuntar-se-ia ao frenesi, sendo capaz de profetizar, tal com o sucedia aos outros profetas. Isso realmente aconteceu, mas Saul não viveu fazendo isso. Seja como for, a vinda do Espírito sobre ele traria outros benefícios, não limitados a declarações daquela natureza. Ele seria assim fortalecido com o poderoso guerreiro, para iniciar a fase de libertação de Israel do jugo filisteu, completada posteriormente por Davi. Os projetos obtêm mais sucesso quando há entusiasmo, o que, em grego, é en (em) e theos (Deus), ou seja, “cheio de Deus”. Saul, pois, receberia “entusiasmo” para a tarefa. Seus inimigos tornar-se-iam pequenos no momento em que o Espírito o inspirasse. Ele cometeria muita s falhas, mas em essência cumpriria o seu destino. A monarquia precisava ser assinalada pela independência diante de potências estrangeiras.Tu serás mudado em outro homem. Haveria uma mudança radical para melhor, um poder acompanhado pela transformação de atitudes e por altos ideais. A tarefa tornar-se-ia possível, pela inspiração do Espírito. Alguns estudiosos vêem nisso a regeneração espiritual, segundo os termos do Novo Testamento, mas dificilmente ela está em foco aqui. “ … o Espírito tornou o inexperiente e iletrado Saul capaz de assumir as responsabilidades reais, tal com o os ju izes antes dele também foram abençoados (ver Juí. 6.34; 11.29; 13.25; 14.6,19; 15.14)” (Eugene H. Merrill, in Ioc.). Alguns eruditos dão -nos a curiosa interpretação de que Saul seria capacitado a cantar, a levantar sua voz em cânticos inspirados, conforme faziam os profetas, e isso seria um sinal de que ele esta va cheio do Espírito”.
Observemos que, apesar de alguns teólogos acreditarem que a ação do Espírito Santo na vida de Saul fosse um prelúdio do que aconteceria no N.T., não era isto que acontecia com as pessoas agraciadas com a presença do Santo Espírito, pois, a ação era somente capacitatória.
Davi
“Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá”.
Ester não estava entre os seres humanos que recebiam capacitação espiritual para realizar tarefas especiais, porém, ela não era somente uma mulher bonita, era amável e bondosa. Todos que a conheciam ficavam com boa impressão dela (Et 2.15). Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.
De nada vale ser bonito por fora se você não é bonito por dentro (1 Pe 3.3,4). Deus deu beleza física a Ester mas ela teve de aprender a ser amável.
A beleza interior está associada a alguns aspectos, dentre eles:
Sabemos que Ester tinha um “bom coração”, por causa de seu comportamento misericordioso e amável para com os seus compatriotas.
A partir da morte de Jesus, os cristãos passaram a ser “preenchidos” pelo Espírito Santo, diferentemente do que acontecia no A.T.; pois agora; a obra não era somente capacitatória, mas transformadora.
A amabilidade é um dos frutos de uma vida guiada pelo Espírito Santo (Gl 5.22,23).
Devemos desejar que o Espírito Santo produza em nós o maravilhoso fruto.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Jesus disse que nossa justiça deveria ser maior do que a dos fariseus, que eram pautadas em preceitos de homens e não nos ensinamentos de Deus.
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus”. (Mt 5.20 – ARC)
A história de Ester e dos judeus que habitavam na Pérsia foi um sucesso, porque ela confiava no criador da história, que poderia mudá-la se desejasse.
Desta forma, aquilo que seria outra catástrofe na história dos judeus, tornou-se um motivo de enorme comemoração; não somente naquele tempo; mas em todas as épocas posteriores.
O que faz com que homens e mulheres tenham sucesso nesta vida?
Esta é uma pergunta que pode ter inúmeras respostas, mas, com toda certeza, muitos homens e mulheres que marcaram a história da humanidade, o fizeram por crerem e viverem de acordo com os ensinamentos do Senhor.
Evangelista Leonardo Novais de Oliveira
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias