Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2019 – 13-10-2019 – Lição 2: E todos foram cheios do Espírito Santo

09/10/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2.4

Texto bíblico

Atos 2.1-13

1 Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?

8 Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,

10 e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),

11 e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Ser cheio do Espírito Santo significa ter uma experiência poderosa com o Espírito Santo. A Bíblia compara os efeitos de ficar cheio do Espírito Santo com a alegria da embriaguez! Para ser cheio do Espírito Santo, basta buscar e pedir com fé.

No Antigo Testamento, o Espírito Santo “se apoderava” de certos homens de Deus em alguns momentos de suas vidas. Nesses momentos, eles ganhavam força e coragem para fazer a obra de Deus. Eles ficavam cheios do Espírito Santo.

No Novo Testamento, a primeira experiência que os discípulos tiveram de ficarem cheios do Espírito Santo foi no dia de Pentecoste, quando o Espírito desceu sobre eles como línguas de fogo. O Espírito Santo já os tinha ajudado a crer em Jesus, mas nesse dia tiveram uma experiência especial, que os capacitou a começar o ministério da igreja – a evangelização.

I – A EXPECTATIVA PARA A PROMESSA

1 – Unidos no mesmo propósito

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Unidade é um assunto tão importante para Deus, que Jesus antes de ser crucificado passou um longo tempo ministrando e intercedendo por seus discípulos e por todos nós, para que pudéssemos aprender e receber o espírito da unidade, nos tornando um só com Cristo e um só uns com os outros. Jesus disse que o mundo só o conheceria se visse esse espírito de unidade em nós.

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. João 17:23

E também em Gênesis 11:1-9 nós vimos que a unidade atrai a atenção de Deus, que a um povo unido nada se torna impossível.

Satanás tem todo interesse em afastar as pessoas do corpo, pois ao afastar uma pessoa da unidade, ele prepara o bote para ataca-la com mais facilidade, já que sozinha ela está mais vulnerável.

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25

A unidade é o propósito de Deus para o seu povo, pois Ele é o General de dois exércitos: um Exército Celestial, formado pelos anjos, arcanjos e querubins; e um Exército Terreno, formado pela Igreja, que é o Corpo de Cristo. E num exército todos os soldados e pelotões marcham uníssimo, como “um só homem”, no mesmo compasso e na mesma direção.

2 – Oração, indispensável para o cumprimento da promessa

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Os apóstolos e os demais discípulos estavam orando quando receberam o batismo com o Espirito Santo, vemos que Jesus havia prometido, mas mesmo que Deus haja prometido ELE quer que oremos desejando e pedindo que esta bênção venha sobre nós.

A oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Além de palavras como “oração” e “orar”, essa atividade é descrita como:

Invocar a Deus: Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras. Salmos 17:6

Invocar o nome do Senhor: E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor. Gênesis 4:26

Clamar ao Senhor: Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. Salmos 3:4

Levantar nossa alma ao Senhor: A ti, SENHOR, levanto a minha alma. Salmos 25:1

Buscar ao Senhor: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6

Aproximar-se do trono da graça com confiança: Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16

Chegar perto de Deus: Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Hebreus 10:22

Quando citamos a importância da oração, lembro das palavras do pastor Jon Piper que nos diz: “O diabo odeia a oração. Nossa carne naturalmente não gosta dela. Portanto, não é algo que flui espontânea, completa e apaixonadamente, do fundo do nosso coração. A oração requer uma disciplina sempre renovada. Anos atrás, quando eu escrevi Alegrem-se Os Povos, afirmei que a oração é um walkie-talkie para o tempo de guerra, e não um interfone doméstico. Deus é mais um general no Comando Central do que um mordomo esperando para te trazer outro travesseiro no recanto. Claro, ele também é um Pai, Amante, Amigo, Médico, Pastor, Auxiliador, Rei, Salvador, Senhor, Conselheiro.”

3 – A imprevisibilidade da sua chegada

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada