Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2019 – 06-10-2019 – Lição 1: E recebereis a virtude do Espírito Santo

30/09/2019

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8

Texto bíblico

Atos 1.1-14 

1 Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,

2 até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

3 aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.

4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.

5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,

11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

12 Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.

13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Começamos mais um trimestre para honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo!

Neste trimestre, estudaremos o livro de Atos dos Apóstolos, principalmente os seus milagres ali descritos pela atuação do Espírito Santo.

Certamente haveremos de nos convencer de que, à semelhança daqueles dias, o Espírito Santo vem agindo na Igreja e através da Igreja, levando-a a ser o sal de um século insípido e a luz de um mundo em trevas.

Encontraremos no livro de Atos uma igreja poderosa e militante que espalha o Evangelho de Cristo sem impedimento algum.

I – O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS

1 – Aspectos Gerais

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

O livro de Atos foi escrito para fornecer uma história da igreja primitiva. A ênfase do livro é a importância do dia de Pentecostes e o ser capacitado pelo Espírito para sermos testemunhas eficazes de Jesus Cristo. Atos registra os apóstolos sendo testemunhas de Cristo em Jerusalém, Judeia, Samaria e o mundo ao redor. O livro esclarece mais sobre o dom do Espírito Santo, o qual capacita, orienta, ensina e serve como nosso Consolador.

Ao ler o livro de Atos, somos iluminados e encorajados pelos muitos milagres que estavam sendo realizados naquela época pelos discípulos Pedro, João e Paulo. O livro de Atos enfatiza a importância da obediência à Palavra de Deus e a transformação que ocorre como resultado do conhecimento de Cristo.

Há também muitas referências daqueles que rejeitaram a verdade que os discípulos pregavam sobre o Senhor Jesus Cristo. Poder, ganância e muitos outros vícios do diabo são evidenciados no livro de Atos.

O livro de Atos apresenta a história da igreja cristã e a propagação do evangelho de Jesus Cristo, bem como a crescente oposição a ele. Embora muitos servos fiéis tenham sido usados para pregar e ensinar o evangelho de Jesus Cristo, Saulo (conhecido também como Paulo), era o mais influente. Antes de se converter, Paulo tinha grande prazer em perseguir e matar cristãos. A dramática conversão de Paulo na estrada de Damasco (Atos 9:1-31) é um dos destaques do livro de Atos.

2 – Gênero literário

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O livro de Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, como continuação do Evangelho de Lucas. Lucas era um médico que acompanhou Paulo em algumas de suas viagens. Ele provavelmente era um gentio convertido, que não conheceu Jesus, mas ele conheceu pessoas que tiveram contato direto com Jesus. Lucas escreveu Atos dos Apóstolos como continuação de seu evangelho, para que Teófilo tivesse a certeza das coisas que aprendeu sobre Jesus (Lucas 1:3-4; Atos dos Apóstolos 1:1-2).

No seu primeiro livro, o Evangelho de Lucas, ele contou sobre a vida e o ministério de Jesus, que é o assunto principal do Cristianismo. Atos dos Apóstolos continua a história, mostrando como os discípulos de Jesus fundaram a igreja e começaram a pregar o evangelho para o mundo todo.

Em Atos dos Apóstolos, Lucas mostrou que foi Deus quem fundou a igreja. Não era apenas uma nova filosofia nem uma seita do Judaísmo. Jesus ressuscitou e mandou seus discípulos anunciar o evangelho a todos os povos. O Espírito Santo de Deus capacitou os discípulos a fazer esse trabalho e foi por isso que tinham tanto sucesso (Atos dos Apóstolos 1:7-8).

Lucas também escreveu Atos dos Apóstolos para mostrar que o evangelho é para todos, não só para os judeus (Atos dos Apóstolos 10:34-35). Pessoas muitas nacionalidades e origens se converteram e receberam o Espírito Santo nos primeiros tempos da igreja. Antes, a Bíblia focava muito no povo judeu, mas agora Deus começou a cumprir sua promessa de abençoar todos os povos da terra.

3 – Autoria e data

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada