Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 30-12-2018 – Lição 13: O vento ainda sopra onde quer

25/12/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Joel 2.28

Texto bíblico

Atos 2.14-18; 37-39

14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.

16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;

37 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Chegamos, pela graça e misericórdia de Deus, ao fim de um trimestre e também ao fim de mais um ano nas nossas vidas.

Vento em hebraico é Rûah e em grego é pneuma, em várias passagens são traduzidos por “vento”, “brisa”, “fôlego”, e “ar”. Em Gênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego [Rûah] de vida. Todos os seres humanos dependem deste fôlego de vida para viver. Só o fato de respirar já é motivo para agradecer ao Senhor (Salmos 150.6). O Espírito Santo é como um vento que gera vida por onde passa.

I – VOLTANDO A ATOS 2

1 – Oração em meio à comemoração

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https:\\ebdcomentada.com

Como já vimos, no dia da descida do Espírito Santo, estava acontecendo a Festa de Pentecostes do povo judeu, mas os discípulos não estavam ali comemorando e sim aguardando em oração a sua chegada.

A Igreja então foi instituída no dia de Pentecostes, e sua formação inicial deu-se pelo derramamento do Espírito Santo. A característica principal da Igreja Primitiva era a poderosa atuação do Espírito, resultante da oração perseverante da comunidade cristã em Jerusalém.

O Espírito Santo encheu a todos os que se encontravam unânimes orando no cenáculo, em Jerusalém, como o Senhor Jesus havia determinado (At 1.4,12-14). A obediência ao Senhor é uma das condições para o recebimento do batismo no Espírito Santo (At 5.32).

Toda igreja, que se propõe a orar em busca do revestimento do Espírito Santo, será abençoada com a resposta divina da mesma maneira que aquela dos primeiros dias.

2 – O Espírito Santo lhes concedia que falassem línguas estranhas

É expressamente proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais (https://ebdcomentada.com)

Estando os discípulos reunidos após o dia de Pentecostes, veio do céu um vento veemente e impetuoso e encheu toda a casa. Todos foram cheios do Espírito Santo, ouviu-se manifestações sobrenaturais (audíveis e visíveis) nunca antes experimentadas (At 2.1-4). O batismo no Espírito Santo e as manifestações espirituais são o cumprimento das promessas de Deus proferidas pelo profeta Joel.

E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Joel 2.28

Joel, cujo nome significa “O Senhor é Deus”, profeta sacerdotal em Judá e Jerusalém (cf. Jr 28.1.5), prediz um dia em que Deus derramaria o seu Espírito sobre todo aquele que “invocar o nome do Senhor”. Este derramamento resultaria num fluir sobrenatural do Espírito Santo entre o povo de Deus. Esta profecia de Joel foi citada por Pedro no dia de Pentecoste, e explicou que o derramamento do Espírito Santo, naquele dia, era o começo do cumprimento dessa profecia (At 2.14-21).

A fé dos discípulos estava alicerçada na promessa divina, que agora se cumpria através de suas orações. Quando o Espírito de Deus age no meio do seu povo com manifestações sobrenaturais, Ele suscita o santo e reverente temor, despertando a coragem, a ousadia e maior desempenho no trabalho do Senhor.

3 – Temor e zombaria do lado de fora

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https:\\ebdcomentada.com

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada