Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 28-10-2018 – Lição 4: O batismo com o Espírito Santo

24/10/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

Atos 2.39

Texto bíblico

Atos 10.34-47

34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;

35 mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos),

37 esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do batismo que João pregou;

38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judeia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.

40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e fez que se manifestasse,

41 não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dos mortos.

42 E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.

43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.

46 Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.

47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

O Novo Testamento identifica o Espírito Santo como o “Espírito Santo prometido”. Antes da sua ascensão, Jesus disse “Eu lhes envio a promessa de meu Pai” (Lucas 24.49).

Pedro escolheu cuidadosamente este assunto em seu inspirado sermão no dia de Pentecostes, “Exaltado à direita de Deus, Ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora veem e ouvem” (Atos 2.33). 

Como está registrado na Palavra de Deus, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos de Jesus no Dia de Pentecostes. A esse derramamento denominamos “batismo com o Espírito Santo”, expressão corrente entre os pentecostais. A Palavra de Deus também utiliza a expressão “ser cheio do Espírito” em alguns textos como um sinônimo da experiência do batismo com o Espírito Santo. A certeza que precisamos ter é de que essa experiência está disponível a todos os crentes hoje, como sempre esteve desde o Dia de Pentecostes em Atos 2.

I – DEFININDO O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

1 – O batismo com o Espírito Santo

De acordo com que já vimos no livro de Atos, no dia da festa de Pentecostes os discípulos estavam reunidos quando veio sobre eles o Espírito no formato de línguas, como de fogo sobre cada um deles. Como resultado dessa experiência do Pentecoste, Pedro pregou com tamanha ousadia que cerca de três mil almas se renderam aos pés de Jesus.

Dessa forma conseguimos concluir que o batismo com o Espírito Santo se trata de um revestimento de poder que auxilia o crente. Ele edifica o crente interiormente e lhe ajuda a ter uma conduta vitoriosa que possa testemunhar com autoridade a sua fé em Cristo. Entretanto, esse revestimento implica numa experiência singular que eleva os que o recebem a outro nível espiritual.

Acreditamos que é possível que a conversão e batismo com Espírito Santo ocorram simultaneamente. Por outro lado, podemos afirmar que pode haver a possibilidade de um crente regenerado nunca receber a benção do batismo com o Espírito Santo. Assim, embora num nível todos os cristãos possuam o Espírito Santo, em outro apenas alguns são realmente dotados do poder do Espírito.

A evidência externa e necessária do batismo com o Espírito Santo é o falar em línguas. Essa afirmação se baseia especialmente nos relatos do livro de Atos. Três acontecimentos são utilizados na defesa desse ponto: o que aconteceu no Pentecostes em Atos 2; o derramamento do Espírito Santo na casa de Cornélio; e o que aconteceu em Éfeso com os seguidores de João Batista (Atos 10:46; 19:6).

2 – É uma realidade para os nossos dias

Joel, profeta de Deus, afirmou: “Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”. Sobre todos os cristãos verdadeiros, indistintamente de serem judeus ou gentios. No Antigo Testamento, o Espírito vinha sobre algumas pessoas distintas, e seus dons eram dados a algumas pessoas com missão específica e em caráter provisório.

Já no Novo Testamento, o Espírito Santo, juntamente com seus dons, é dado a todos os que creem. A promessa de Jesus foi:E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (João 14.16). Então o Espírito Santo é dado a todos os que creem e para sempre.

Pastor Raimundo de Oliveira, autor do livro: As grandes doutrinas da Bíblia, nos ajuda quanto a esse texto, dizendo que:

  • A promessa é para vós: Os judeus ali presentes, representando os demais compatriotas, isto é, a nação com a qual Deus fizera a antiga aliança;
  • Para vossos filhos: os que existiam então e as gerações sucessivas;
  • Para todos os que ainda estão longe: isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar. Para todos universalmente, para os gentios e para qualquer indivíduo que responda à chamada de Deus, por meio do evangelho para a salvação em Cristo.

3 – O batismo com o Espírito Santo não é designativo de espiritualidade

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada