Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2017 – 24/12/2017 – Lição 13: E agora, como viveremos na sociedade de consumo?

20/12/2017

Este post é assinado por: Rafael Cruz

Texto do dia 

  • “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?”
    (Isaias 55.2) 

Texto bíblico 

  • Isaías 55.1,2 
    1 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
    2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 

INTRODUÇÃO 

A Paz do Senhor querido leitor e parceiro do nosso blog!

Nessa lição vamos falar sobre a sociedade de consumo. Diariamente somos atacados com produtos e mais produtos que nem sabemos para que servem direito, mas quando vemos já estamos desejando-os. Uma famosa empresa no propósito de aumentar cada vez seu ‘império’, disse que não está à procura de vendedores, mas sim de consumidores, de pessoas que consumam todos os seus produtos dia após dia.

Infelizmente o que vemos é que o consumismo tem invadido as igrejas, minando assim a evangelização. Isso porque uma igreja de consumistas não tem uma mensagem de salvação para a sociedade. 

I – A ERA DO MERCADO DE CONSUMO 

1 – Sociedade de consumo 

Uma definição para sociedade de consumo que encontramos é: Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.

As principais características da sociedade de consumo são:

  • Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir.
  • A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabricação baseiam-se na produção em série, recorrendo-se a estratégias de marketing que permitam o escoamento permanente dos produtos e serviços.
  • Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas.
  • O consumo de alguns produtos como forma de integração social.
  • Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).

Vivemos a era do instantâneo, do digital, do Marketing sedutor, da globalização, da Tecnologia e do descartável. As coisas são feitas para durar pouco, até para que possamos ter a oportunidade de trocá-las quando nos cansarmos delas. Ou seja, ao nosso bel-prazer. Propagandas criativas pipocam diante de nossos olhos, sejam na Tv, Outdoors, revistas, jornais e até em muros. Tudo isso para que nós pensemos 24 h sobre o produto e cheguemos à conclusão de que não podemos viver sem eles.

Quando Deus tirou o povo de Israel do Egito, ali começava um trabalho para criação de uma nova sociedade, visto que foram muitos anos como escravos e já haviam perdido a noção de viver em liberdade. Com isso Deus mostra que é contra esse consumismo no momento em que dá instruções de como o povo se comportaria diante do maná que seria enviado do céu.

  • Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. (Êxodo 16.4 – ACF)
  • Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. (Êxodo 16.16 – ACF)

Quando Deus enviou o Maná no deserto, Ele deixou regras para que fossem cumpridas pelos filhos de Israel. Não se poderia colher o pão de qualquer maneira e na quantidade que quisessem.  Deveriam ser colhidos o necessário para cada dia e pelo número de moradores de cada tenda. Nem mais, nem menos.

Deus nunca foi contra os seus filhos possuírem boas coisas. Sua Palavra está cheia de promessas nesse sentido. Jesus Cristo disse: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.11 – ACF) . É de Sua vontade que todos os seus filhos sejam prósperos, mas não cobiçosos! 

Lembremos sempre das palavras de Jesus:

  • E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. (Lucas 12.15 – ACF)

4TCJ2017L13a

 

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…

 

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada