Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2017 – 17/12/2017 – Lição 12: A educação secular em tempos trabalhosos

13/12/2017

Este post é assinado por: Rafael Cruz  

Texto do dia 

  • “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13.8 – ACF)

Texto bíblico

  • 2 Timóteo 3.1-7
    1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
    2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
    6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,
    7 que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

INTRODUÇÃO 

A Paz do Senhor querido leitor do nosso site.

De acordo com o dicionário informal, temos: “Educação secular, como o nome indica, é aquela perspectiva educacional cuja atenção é horizontalmente dirigida ao século atual. Neste caso, a abordagem da educação é feita a partir da concepção da realidade como um sistema fechado, regido por leis fixas e universais de causa e efeito, cujas explicações passam pela teoria evolucionista com relação ao surgimento e funcionamento do universo e do ser humano. Neste contexto, a educação é definida como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível intrapessoal como no nível da influência do meio. ”

Como é de se esperar a perspectiva secular da educação exclui Deus de suas considerações. O que é ensinado, visa apenas a promover a liberdade irrestrita e não supervisionada dos alunos. O ser humano acaba sendo o centro desta perspectiva educacional.

Obviamente a educação cristã tem uma outra perspectiva quanto ao método de ensino. A perspectiva cristã defende uma abordagem educacional holística, que considera não apenas o universo material, mas também a realidade espiritual. Partindo da perspectiva bíblica, a educação cristã entende o ser humano como criado à imagem de Deus e não meramente um animal biológico.

Não é por causa dessas diferenças que vamos nos ausentar dos estudos seculares, visto que Deus deu sabedoria ao homem e do modo como as outras pessoas se preparam para galgar passos maiores em suas vidas, assim o jovem cristão também deve fazer, lembrando apenas que o nosso maior tesouro e maior desejo é morar no céu com Cristo Jesus.

I – EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS

1 – Relativismo 

Relativismo é a teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Ela parte do pressuposto de que todo ponto de vista é válido. Essa filosofia afirma ainda que todas as posições morais, todos sistemas religiosos, todos movimentos políticos, etc., são verdades que são relativas ao indivíduo.

Algumas expressões típicas que revelam basicamente as pressuposições dos relativistas são: “Esta é a sua verdade, não a minha”; “Isto é verdadeiro para você, mas não para mim,” e “Não Há verdades absolutas.”

4TCJ2017L12a

O livro de Juízes nos adverte sobre o relativismo moral, ou seja, o comportamento baseado nas opiniões humanas. A Bíblia nos ensina que os padrões para o comportamento humano são dados por Deus. Sozinhos, os seres humanos vão sempre falhar em viver dentro desses padrões.

Com a rejeição de Deus, e do Cristianismo, a verdade absoluta particular está sendo praticamente abandonada. Nossa sociedade pluralista deseja evitar a ideia que há realmente o certo e o errado. O relativismo moral está cada vez mais ganhando espaço no sentido de encorajar a todos em aceitar o homossexualismo, a pornografia na TV, a fornicação, e uma avalanche de outros pecados que outrora foram considerados errados e perniciosos, mas que agora estão sendo aceitos e até mesmo encorajados em nossa sociedade.

Eu me lembro muito bem como a sociedade se manifestava ao ver um casal gay em novelas. Era comentário para todo lado. Um grande movimento era feito contra esse tipo de coisa aparecendo na televisão. Mas ai os anos se passaram, e tivemos o primeiro beijo gay em novelas no ano de 2014. Me recordo que havia pessoas da igreja que torciam pelo ‘casal’. O que antes era proibido e lutado contra, agora já era normal. Esse é o grande perigo do relativismo: não há certo ou errado, tudo é relativo.

Nossa sociedade não pode florescer nem sobreviver em um ambiente onde todos fazem aquilo que acham melhor para si. Sem uma base comum de verdades absolutas, nossa cultura tornar-se-á fraca e fragmentada.

O relativismo tenta levar o homem à total ruína espiritual convencendo-o de que não precisa de regras que o controlem que não precisa de DEUS, mas nós sabemos que os princípios e preceitos bíblicos são absolutos, que os princípios e preceitos bíblicos são imutáveis e que os princípios e preceitos bíblicos são universais e que devem ser obedecidos para que um dia estejamos na presença de nosso pai amado para sempre. 

  • Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado. (Salmos 119.93 – ACF) 

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…

Veja algumas vantagens:

1 – Apresentações em PowerPoint padronizados pela EBD Comentada (somente assinaturas Premium);

2 – Bloco de Anotações Online para cada lição esboçada, isto é, além do comentário da revista e dos esboços, o professor poderá introduzir as suas próprias notas (todas as assinaturas);

3 – Suporte via abertura de chamados (todas as assinaturas);

4 – Preços inacreditáveis (todas as assinaturas);

5 – Ao final de cada trimestre, o professor receberá um lindo e-book contendo todos os esboços de forma organizada e pronta para futuras ministrações, estudos, pregações, etc. (somente para a assinatura Premium Trimestral);

6 – A cada trimestre ofereceremos cursos especiais para fazer com que você cresça no conhecimento da Palavra de Deus e desenvolva práticas pedagógicas adequadas às necessidades de cada aluno, tornando-se um professor baseado na excelência (a partir de 2018 – Assinatura Premium Trimestral!).

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada