Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 28-07-2019 – Lição 4: O relacionamento do cristão com o estado e com os superiores

25/07/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.

1 Pedro 2.13,14

Texto bíblico

1 Pedro 2.11-23

11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma,

12 tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

13 Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;

14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.

15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos;

16 como livres e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.

17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.

18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau;

19 porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.

20 Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.

21 Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas,

22 o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano,

23 o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente,

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

O cristão possui dupla cidadania, a celestial referente ao reino espiritual, e a terrena concernente a vida humana. Por cidadania, entendemos que se trata de tudo que está relacionado ao exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais do indivíduo.

Infelizmente ao longo dos tempos os cristãos têm se posicionado de forma apática no tocante ao compromisso de cidadania, por essa razão convém refletir e, sobretudo resgatar o grande exemplo de Jesus e os ricos ensinamentos bíblicos, para enfim, podermos exercer com excelência a nossa cidadania cristã.

I – A CONDUTA EXEMPLAR DOS PEREGRINOS

1 – Abstendo-se das paixões carnais

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

João 17:14

Como crentes, estamos no mundo, mas não somos do mundo. Isso significa que não podemos ter uma visão mundana das coisas. Precisamos de vigilância constante para não nos tornar como o mundo nos nossos caminhos e atitudes.

Não é porque não somos desse mundo que vamos viver uma vida descompromissada com relação a família, trabalho e atividades sociais, mas que nessa “jornada” o alvo é Deus, ou seja a vida eterna.

A palavra de Deus afirma que não somos desse mundo, como Cristo também não era. Esse significado se refere ao fato de nossa identidade e moradia estão vinculadas a Deus. A verdadeira morada do crente é “viver como Cristo” nesta terra e assim esperar com amor, fé e esperança para definitivamente morar “com Cristo nos céus”. O plano de Deus é o alvo do crente que deve ser que Cristo viva nele.

E como não somos desse mundo, não podemos ter aqui uma vida voltada apenas para os desejos carnais, mas sim nos abster dessas coisas. Muitos querem andar com Cristo, porém do “seu jeito”, sem algum tipo de renúncia.

O que vemos hoje são diversos movimentos em que os “novos crentes” de nada diferem das pessoas desse mundo. Talvez por falta de um conhecimento mais aprofundado do assunto, muitos se “convertem” sem saber o que envolve ser uma nova criatura em Cristo.  Muitos frequentam e até se batizam, sem entender o significado do que é renúncia. “Renúncia” significa abrir mão, desistir de algo, não querer, deixar “voluntariamente”, abdicar, abster, abnegar e repudiar.

2 – Abstinência cristã

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Assim como dito na lição passada sobre a sobriedade, onde foi explicado que é necessário que o cristão não se molde com a cultura atual (consumismo), também é de extrema importância que o crente tenha um momento de abstinência das coisas desse mundo para se chegar mais próximo a Deus. A este momento, chamamos de jejum.

A Escritura não ordena que os cristãos jejuem. Não é algo que Deus peça ou exija dos cristãos. Ao mesmo tempo, a Bíblia apresenta o jejum como algo bom, lucrativo e esperado. O Livro de Atos registra os crentes jejuando antes de tomarem importantes decisões (Atos 13:4; 14:23). Jejum e oração frequentemente andam juntos (Lucas 2:37; 5:33). Muito frequentemente, o foco do jejum é a falta de comida. Mas ao invés disto, o propósito do jejum deveria ser desviar seus olhos das coisas deste mundo, e então direcionar sua mente a Deus. Jejuar é uma maneira de demonstrar a Deus e a você mesmo que você leva a sério seu relacionamento com Ele. Jejuar ajuda você a ganhar nova perspectiva e uma renovada confiança em Deus.

O jejum também não deve ser considerado como um “método de dieta”. Não jejue para perder peso, mas para ter um relacionamento mais profundo com Deus. Sim, todos podem jejuar. Alguns podem não conseguir jejuar de comida (os diabéticos, por exemplo), mas todos podem, temporariamente, abrir mão de algo para se concentrar em Deus.

Desviando nossos olhos das coisas deste mundo, podemos melhor voltá-los para Cristo. Jejuar não é uma maneira de conseguir de Deus o que queremos. O jejum muda a nós, não a Deus. Jejuar não é uma maneira de parecermos mais espirituais do que os outros. Jejuar é algo a ser feito em espírito de humildade e atitude alegre.

3 – Exemplos de conduta

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada