Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 25-08-2019 – Lição 8: O papel do líder e a convivência cristã

22/08/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

1 Pedro 5.5

Texto bíblico

1 Pedro 5.1-14

1 Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

3 nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.

5 Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

11 A ele seja a glória e o poderio, para todo o sempre. Amém!

12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.

13 A vossa coeleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.

14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém!

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Não há um exemplo melhor para a liderança cristã do que o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele declarou: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10:11). É neste versículo que vemos a descrição perfeita de um líder cristão. Ele é aquele que age como um pastor das “ovelhas” em seu cuidado.

Quando Jesus se referiu a nós como “ovelhas”, Ele não estava falando em termos afetuosos. Na verdade, as ovelhas se classificavam entre os animais mais tolos da criação. Uma ovelha desviada, mesmo que ainda perto do rebanho, fica desorientada, confusa, assustada e incapaz de encontrar o caminho de volta para o rebanho. Incapaz de afastar predadores famintos, a ovelha desviada talvez seja a mais indefesa de todas as criaturas. Rebanhos inteiros de ovelhas são conhecidos por terem se afogado durante momentos de inundações instantâneas, mesmo à vista de terras mais altas facilmente acessíveis. Goste ou não, quando Jesus nos chamou de Suas ovelhas, Ele estava dizendo que, sem um pastor, somos impotentes.

O pastor é aquele que tem vários papéis em relação à sua ovelha. Ele lidera, alimenta, nutre, conforta, corrige e protege. O pastor do rebanho do Senhor lidera ao modelar piedade e justiça em sua própria vida e encorajando os outros a seguir o seu exemplo. É claro, nosso exemplo maior – e o que devemos seguir – é o próprio Cristo. O apóstolo Paulo entendeu isso: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). O líder cristão é aquele que segue Cristo e inspira outros a segui-Lo também.

I – CONSELHOS À LIDERANÇA CRISTÃ

1 – Uma palavra aos presbíteros

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Presbítero significa o mesmo que ancião – uma pessoa mais velha, respeitada por sua idade e sabedoria. Um presbítero era alguém com maturidade suficiente para liderar uma igreja de forma sensata. Não havia uma distinção clara entre presbítero e pastor.

Os apóstolos eram considerados presbíteros porque cuidavam da igreja, junto com os outros líderes que formaram. Havia presbíteros em cada igreja, para orientar os outros fiéis.

O requisito principal para ser presbítero era ter maturidade suficiente. Maturidade é diferente de idade. Uma pessoa muito idosa, com muitos anos na igreja pode não ser madura. Espiritualmente, pode ser uma criança. O contrário também pode acontecer – um jovem muito maduro, como Timóteo.

A Bíblia tem algumas recomendações para decidir se alguém deve ser presbítero:

  • Ser cristão – uma pessoa salva, com amor verdadeiro por Jesus;
  • Não ser novo convertido – pessoas novas na fé precisam aprender e ganhar experiência primeiro – 1 Timóteo 3:6;
  • Liderar bem sua família – se não conseguisse manter a casa em ordem, não iria conseguir cuidar da igreja – 1 Timóteo 3:4-5;
  • Ser sóbrio – não caindo em excessos vergonhosos – 1 Timóteo 3:2-3,
  • Ter boa reputação – ser conhecido por fazer o bem e não o mal – Tito 1:8-9

2 – Apascentando o rebanho de Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. João 21:15

Pastorear ou apascentar um rebanho não é somente trazer uma palavra durante os cultos semanais. Podemos citar algumas obrigações que o obreiro (presbítero) deve ter:

  • Os presbíteros ajudam a resolver conflitos na igreja. “Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão” (Atos 15:1-2). A questão foi levantada e fortemente argumentada, sendo levada em seguida aos apóstolos e presbíteros para uma decisão. Esta passagem ensina que os presbíteros tomam decisões.
  • Eles devem proteger a vida espiritual do rebanho. “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13:17). Este versículo não diz especificamente “presbíteros”, mas o contexto trata dos líderes da igreja. Eles são responsáveis pela vida espiritual da igreja.
  • Eles devem passar seu tempo em oração e ensino da Palavra. “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra” (Atos 6:2-4). Isto se refere aos apóstolos, mas podemos ver em 1 Pedro 5:1 que Pedro era tanto um apóstolo quanto um ancião. Este versículo nos mostra também a diferença entre as funções de presbítero e diácono.

3 – O cuidado com as ovelhas

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada