Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 21-07-2019 – Lição 3: Vivendo em santidade e integridade

19/07/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.15,16

Texto bíblico

1 Pedro 1.13-16; 22-25

13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,

14 como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

16 porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

22 Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;

23 sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.

24 Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;

25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

1 Pedro 2.9,10

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

A Bíblia ensina que santidade, é um atributo exclusivo de Deus, mas ao mesmo tempo chama homens e mulheres de santos. Por que? O que faz com que uma pessoa seja santa? É possível lutar contra nossos próprios desejos, controlar a nossa mente e não pensar em coisas que desagradam a Deus?

Santo é todo aquele que crê que Jesus é o Cristo (Jo 20.30-31, 1Jo 5.1), o Filho de Deus (1Jo 5.4.5). Crê na sua vida sem pecado (Hb 4.15, 1Pe 2.22), morte sem culpa (1Pe 3.18) e ressurreição dentre os mortos (Rm 10.9-10). Quando isso acontece, quando cremos, Cristo passa a habitar em nós (1Jo 4.13, Jo 14.23), e se Cristo vive em nós (Gl 2.20), somos santos (Ap 14.12). Não por mérito ou esforço próprio (Ef 2.8-9), mas por causa de Jesus Cristo (1Jo 2.12).

I – CONSELHOS PARA UMA VIDA DE SANTIDADE

1 – Prepare a mente

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Metanóia (Gr. μετανοία) “mudança de opinião”, “arrependimento”, “conversão”.

Meta “além”, Nous (Intelecto, pensamento), assim metanóia é equivalente a uma mudança de pensamento/opinião.

A mudança de opinião inclui o reconhecimento de que a opinião anterior estava equivocada. Uma pessoa/sociedade é moldada pelos aspectos da cultura onde ela está inserida, tais como: valores, normas, crenças, costumes, hábitos, educação, artes, entre outros. Paulo escreve aos Romanos 12.2: E não sede conformados (não se amolde) com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento (mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Paulo nos confronta a não sermos moldados com a cultura desse mundo, mas sim transformados pela renovação de nossa mente. A conversão proposta por Cristo é de retirar toda a influência (molde) do reino das trevas da mente, enxergar uma nova perspectiva e através do Espirito Santo sermos direcionados e movidos por uma nova cultura. Quando estamos em Cristo nova criatura somos e tudo se faz novo, aquilo que está a minha volta não é alterado por eu estar em Cristo, mas a minha mente totalmente renovada e submetida a Cristo me faz enxergar novas possibilidades mesmo que ainda dentro da mesma realidade.

A conversão daquele que é discípulo de Jesus deve resumir-se a uma entrega a Deus de todo o coração, alma, mente, sentimentos e vontades. Entregar-se totalmente significa conversão plena a Deus. O novo nascimento não está ligado a uma ação física/natural, mas antes a uma mudança de pensamento acerca das coisas do reino, é como um novo entendimento sobre aquilo que já conhecemos.

2 – Seja sóbrio

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O último fruto listado pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5.22 é o “domínio próprio”. O termo grego é “egkrateia”, cuja raiz “kratos” significa “ter domínio sobre”, “exercer poder sobre”, “ter autoridade sobre”. O termo se relaciona à autoridade sobre os desejos carnais, como o sexo impuro, a glutonaria, a bebedeira e a conversa vã. Remete à pessoa que sabe conter-se, que sabe controlar a língua, olhos, mãos, ouvidos, pés e o corpo como um todo. Trata-se de alguém que não é vencido pelo pecado, pois “de quem alguém é vencido, do tal se torna escravo” (2 Pedro 2.19).

O domínio próprio pode soar negativo, mas é parte integral da graça. Se não nos controlarmos – nossos sentimentos, nosso apetite, nossos impulsos – eles nos controlarão. Assim, ou é o domínio próprio colocado sob a graça e o poder do Espírito Santo ou ele será controlado por alguém ou alguma outra coisa.

Alguns sinônimos do domínio próprio são autodisciplina, força mental e força de vontade. Esse fruto do Espírito vai muito além de simplesmente refrear os cristãos para não fazerem o que é proibido, mas inclui nos habilitar para fazer o que é bom.

A vida cristã só é possível andando no espirito, fora dele, a nossa vida é como a de qualquer pessoa natural e não espiritual. Temos que ter o Autocontrole, dominar nossos sentimentos, e saber conduzir nossas fraquezas. Ter domínio próprio é fazer com que os sentimentos bons sejam fortalecidos.

3 – Espere na graça

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada