Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 18-08-2019 – Lição 7: Alegria em meio a dor

15/08/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

1 Pedro 4.13

Texto bíblico

1 Pedro 4. 12-16

12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;

13 mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

14 Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.

15 Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;

16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Em meio a tantas dificuldades e provas, sentimos que por vezes nosso espírito sente-se pressionado, triste e até por vezes desanimado. Muitos problemas surgem, podem ser problemas financeiros, perdas de entes queridos, crises em um relacionamento, testes que nos colocam no limite, que parecem torcer nossa alma por completo, dores que não podem ser vistas, somente sentidas, feridas que custam a cicatrizar, pessoas que teimam em magoar os pedacinhos reconstruídos de perdão e respeito.

Existe um meio de encontrar alegria na jornada da vida. Existem meios de se elevar, mesmo, quando todos os problemas desejam te puxar para baixo. Esse caminho chama-se: Não perder a fé em Cristo na tribulação.

I – A ALEGRIA DE SOFRER COMO CRISTÃO

1 – Não se surpreenda com o sofrimento

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Quando falamos sobre o sofrimento do justo, logo lembramos da situação atual de muitas igrejas em nosso país. Situação essa que vai contra aquilo que a Bíblia nos ensina, pois o que as igrejas estão ensinando é a famosa Teologia da Prosperidade e um dos seus principais ramos, o Triunfalismo.

Os triunfalistas são os mercadores da Palavra de Deus que, desprezando a correta interpretação da Bíblia, aplicam de forma errônea os textos bíblicos em benefício próprio.

Triunfalismo não é uma denominação, grupo faccioso ou seita, mas um modo de pensar e viver que considera o cristão um “super-crente”. Esse “super-crente” não aceita qualquer tipo de infortúnio, crise financeira, doenças e liderança. Ele foi chamado, segundo pensa, para ser “cabeça e não calda”. Ele “amarra e desamarra o Diabo”, “pisa na cabeça da serpente”; “determina” a cura, a aquisição da casa própria; “profetiza” restituição, bênçãos e vitórias e toma “posse” de todas as bênçãos. Muitos, em função de valorizar a forma em vez da essência, o luxo no lugar da simplicidade, tornaram-se vítimas de suas próprias concupiscências. Não há qualquer problema em o crente adquirir seu imóvel próprio, em levar uma vida saudável e desfrutar de certas comodidades materiais, mas não deve reduzir a essência da fé cristã e da pregação do evangelho às bênçãos materiais.

Jesus jamais nos assegurou uma vida fácil e sem problemas. O fato de termos nos convertidos, não nos torna ilesos as crises, ao desemprego, as enfermidades, ou a qualquer tipo de aflição desta vida. Antes pelo contrário, nosso Senhor nos advertiu dizendo: “No mundo tereis aflições, tende bom ânimo, Eu venci o mundo!” (João, 16.33).

Ora, o sofrimento e as aflições são realidades universais do ser humano, e passar por eles não significa dizer que deixamos de estar debaixo da bênção de Deus. Esses ensinamentos atuais, não conseguem entender, que Deus se faz presente à dor, a luta e o luto, e que através das dificuldades que a vida nos impõe, Cristo se revela a cada um de nós como sustentador da vida e da existência. A Teologia da Prosperidade é desprovida de uma mensagem equilibrada e saudável, antes pelo contrário, é triunfalista e “burrificada” onde não se tem espaço para aparentes frustrações.

2 – Simpatia e perdão

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:2,3

Tiago afirma que devemos ter uma atitude de alegria em meio às provações. Ora, o contentamento é uma das coisas que caracteriza aqueles que andam em Jesus Cristo e nenhuma situação os deve privar do prazer dessa relação. Há, contudo, uma área de tensão que visualizamos aqui: “como se alegrar em situações de prova?”

Logicamente, nenhuma crise nos inspira a dar graças e nem tampouco a sentirmos deleite. Assim, a advertência de Tiago não é para colocarmos os olhos na prova, mas no resultado da prova. Que resultado é esse? O versículo 4 explica: “que sejamos perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. Tome nota de um detalhe significativo: não é você que está sendo provado, mas a sua fé.

Nós sabemos que isto é muito importante, pois a fé é um dos ingredientes básicos da vida espiritual. “Sem fé”, nos diz o autor de Hebreus, “é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Deste modo, entendemos que precisamos de um trabalhar dele em nós para que possamos ter e desenvolver uma fé viva, dinâmica e robusta. Se você está sendo provado, alegre-se! Deus está nesse negócio.

3 – A alegria na glorificação

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada