Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 14-07-2019 – Lição 2: Desfrutando a alegria na esperança da salvação

12/07/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1 Pedro 1.3

Texto bíblico

1 Pedro 1.3-12

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

4 para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós

5 que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo,

6 em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

7 para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;

8 ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso,

9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.

10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,

11 indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir.

12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Mediante a ressurreição de Jesus Cristo (que é a base desta maravilhosa salvação) nós possuímos também uma promessa de salvação. Veja que Pedro está claramente apontando para a “salvação preparada para revelar-se no último tempo”. Isto nos mostra que a salvação será ainda completa no porvir quando receberemos a nossa herança.

Esta é a nossa promessa, ou seja, mediante a obra de Jesus na Cruz possuímos uma promessa de salvação que há de se revelar no futuro. Na verdade nós ainda não contemplamos esta herança, pois esta promessa será cumprida apenas no Grande Dia do Senhor. Mas há de chegar este dia em que receberemos a nossa herança e estaremos para sempre com Cristo. Este é o dia que aguardamos com paciência e perseverança sabendo que ele certamente chegará! Amém! Vem Senhor Jesus!

I – GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA

1 – Vida nova, esperança viva

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

O evangelho de Cristo difere de todas as religiões pelo seu alto grau de comprometimento com os padrões éticos, morais e espirituais determinados por Deus aos homens. O que somos, nossa natureza humana, carnal e frágil, é constantemente contrastado com o que Deus é, com a sua natureza santa e justa.

Não há outro meio de achegar-se ao Reino de Deus sem que haja uma transformação radical proveniente da graça, misericórdia e do poder de Deus, o novo nascimento.

O novo nascimento ou regeneração é uma obra miraculosa operada pelo Espírito de Deus em nosso espírito, criando em nós uma nova natureza em conformidade com a imagem e a natureza divina.

A alma humana precisa ser lavada de toda impureza e vivificada pela vida celestial. Ser regenerado pelo Espírito significa passar por uma profunda experiência de purificação e receber a vida divina.

Quando lemos 1 Pedro 1.23, encontramos o meio usado pelo Espírito Santo para efetuar o milagre do novo nascimento: “pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. Pedro relata neste ponto, como a Palavra de Deus é usada pelo Espírito no novo nascimento.

2 – Por que Ele vive, podemos crer

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Pedro foi testemunha da ressurreição de nosso Senhor, e fala dela aqui com toda convicção. A ressurreição dos salvos nos é assegurada pelo triunfo de Jesus sobre a morte, ao ressurgir ao terceiro dia, em glória e poder.

Tanto o novo nascimento quanto a viva esperança do crente não existiriam se Cristo não houvesse ressuscitado. Em 1 Coríntios 15.14 a Bíblia testifica que sem a ressurreição de Cristo, a pregação do evangelho seria nula, como também a nossa fé. A morte de Cristo em nosso lugar assegura a nossa salvação, e a sua ressurreição manifesta seu poder para manter-nos salvos.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8

Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também (2 Coríntios 4.14). A esperança da ressurreição dos salvos está fundamentada no triunfo de Cristo sobre a morte.

A ressurreição de Cristo é a pedra fundamental da nossa esperança; é a confirmação do que Ele ensinou enquanto viveu; é uma prova da imortalidade da alma; um penhor de que todos os que estão unidos a Ele serão ressuscitados.

3 – Uma herança superior

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada