Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 08-09-2019 – Lição 10: Permaneçam firmes na Palavra da verdade

05/09/2019

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Pelo que não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade

2 Pedro 1.12

Texto bíblico

2 Pedro 1.12-21 

12 Pelo que não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.

13 E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações,

14 sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.

15 Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.

16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade,

17 porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.

18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo,

19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações,

20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1.7

A pior coisa que pode acontecer na vida de um ser humano é o desprezo pela sabedoria, pois quem a despreza aborrece a própria alma e colherá castigo eterno.

Todos os cristãos deveriam ter como objetivo principal a busca pela sabedoria. Salomão entendeu este princípio no início de seu ministério, e o resultado muitos conhecem: foi o homem mais rico e sábio que já existiu na face da Terra.

I – RELEMBRANDO VERDADES ANTIGAS

1 – Um chamado à lembrança

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Você conhece uma pessoa e logo depois esquece o nome dela? Nunca sabe onde largou as chaves de casa, a carteira, os óculos? Vai ao supermercado e sempre deixa de comprar alguma coisa porque não se lembra? E de vez em quando, bem no meio de uma conversa, para e se pergunta sobre o que é que estava falando mesmo? Você não é o único. Bem-vindo ao mundo moderno. Devem existir uns 6 bilhões de pessoas com o mesmo problema. No meio de tudo o que escolhemos e temos para fazer é difícil se lembrar de alguma coisa.

Algumas vezes é necessário sermos lembrados de coisas que já sabemos. O apóstolo Pedro reconheceu este fato e escreveu sua segunda epístola com este propósito em mente (1:12-15). Referindo-se ao seu corpo como “um tabernáculo,” uma morada temporária, ele previu sua morte próxima e desejou lembrar seus leitores da necessidade do crescimento espiritual.

Se Pedro estava exortando os irmãos a fazerem a sua parte no que diz respeito ao crescimento espiritual, é porque eles poderiam, depois de tudo o que Deus fez, ter cruzado os braços e parado no meio da estrada. Nesse caso, o resultado seria: a visão curta ou mesmo a cegueira espiritual, o esquecimento das primeiras experiências com Deus e o tropeço que poderia levar à queda.

2 – A importância da recordação

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Quando lemos as palavras de Jesus nos dizendo que o Espírito Santo é que nos faz lembrar de todas as suas palavras, percebemos a importância da recordação.

Jesus ficou o tempo todo ensinando seus discípulos como viver na presença de Deus. Por isso explicou aos discípulos que quando voltasse para junto do Pai, enviaria o Espírito Santo que ensina “todas as coisas” e faz lembrar as Palavras de Jesus. Quando o Espírito Santo está conosco, podemos perguntar qualquer coisa. Nossas dúvidas são resolvidas com a certeza interior que o Espírito Santo nos dá, pois “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16).

Quando conhecemos uma pessoa mais experiente e que saiba das coisas, logo lhe perguntamos o que desejamos aprender. O Espírito Santo é a pessoa que mais sabe de tudo, a maior fonte de conhecimento e a melhor de todas as memórias.

3 – Consciência da morte

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada