Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 29/07/2018 – Lição 5: A cura do paralítico de Betesda

25/07/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz 

Texto do dia

E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

João 5.6

Texto bíblico

João 5.1-15 

1 Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6 E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda.

9 Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.

10 Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama.

11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda.

12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda?

13 E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

14 Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.

15 E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

João agora no capitulo 5 nos diz que estava tendo uma festa entre os judeus em Jerusalém, e quando Jesus resolve ir para a cerimônia, entrou pela porta das Ovelhas. Lugar esse, que dava acesso ao tanque de Betesda.

Essa festa que acontecia em Jerusalém, ninguém sabe ao certo qual é, pois, a Bíblia não fez questão de mencionar, mas, o que ela fez questão, foi sobre a entrada pela porta das Ovelhas. Visto que, naquela época se havia 12 portas para a entrada na cidade santa.

Ele escolheu aquela porta, sabendo o que o esperava, sabia que ali tinha um tanque aonde muitos paralíticos estavam, mas, em especial, iria chegar o milagre na vida de um deles.

I – UM LOCAL DE SOFRIMENTO 

1 – A porta das Ovelhas

A porta das ovelhas e as demais portas de Jerusalém trazem uma abordagem completa sobre os significados espirituais que estão profundamente ligadas às simbologias da cidade santa. Essas portas estavam presentes no muro que cercavam Jerusalém.

A primeira porta citada no livro de Neemias, no capítulo 3:1, é a porta das ovelhas. A porta das ovelhas ficava próximo ao tanque que descia um anjo, o tanque de Betesda (com cinco alpendres), e era por onde as ovelhas e os cordeiros eram levados para o sacrifício no Templo. E essa porta era a passagem por meio da qual esses animais podiam ter acesso ao local adequado para serem ofertadas.

O Novo Testamento, principalmente nas palavras de João Batista, deixa claro que aquelas ovelhas e cordeiros são uma alegoria que representam Jesus Cristo, o verdadeiro cordeiro de Deus.

Além da Porta das Ovelhas, podemos citar outras portas que ficavam no muro de Jerusalém: A Porta dos Peixes (a porta dos peixes fala de evangelismo), A Porta do Monturo (é a alegoria que representa a necessidade de fazermos uma “limpeza espiritual” em nós mesmos), A Porta dos Cavalos (fala de julgamento e de justiça) e a Porta da Inspeção (A porta da inspeção fala de exame.)

2 – O tanque de Betesda

O tanque de Betesda (que significa casa de misericórdia), simbolizava uma das únicas esperanças para um doente incurável. Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem.

Um lugar onde a dor, a fragilidade do corpo e a miséria humana estavam em total evidência. Enfermos de todo tipo se juntavam e aguardavam uma gota de misericórdia divina, esperando o agito das águas do tanque. Somente o primeiro a entrar no tanque, receberia a cura.

O local é atualmente identificado como um reservatório duplo, com uma área geral de cerca de 46 X 92 m, encontrado durante reparações e subsequentes escavações da Basílica de Santa Ana em 1888, no bairro de Bezeta, em Jerusalém, próximo da Porta das Ovelhas e da Fortaleza Antônia.

3 – O paralítico

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada