Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 15/07/2018 – Lição 3: O milagre nas bodas de Caná

13/07/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. João 2.11

Texto bíblico

João 2.1-11 

1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.

2 E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas.

3 E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

5 Sua mãe disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser.

6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.

7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

8 E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram.

9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.

10 E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Como vimos o objetivo dos milagres de Jesus era mostrar para o mundo que Ele era realmente o Filho de Deus, o unigênito do Pai. Além disso, revelar a misericórdia do Senhor e o seu plano para a humanidade e produzir fé no coração do perdido.

Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. João 4:48

A partir dessa lição vamos introduzir os estudos de alguns milagres de Jesus. Digo apenas alguns, pois somente os escritos na Bíblia são 35, fora todos os outros realizados por Jesus que não estão escritos. Como base teremos o livro de João para discorrermos eles.

O Evangelho de João é o mais teológico dos quatro Evangelhos. Fala da natureza e da pessoa de Cristo e do significado da fé nEle. A estrutura desse evangelho é diferente dos demais, pois não contém parábolas, mencionando apenas 7 milagres, dos quais 5 não estão escritos em nenhum outro livro.

I – O OBJETIVO DOS MILAGRES NO EVANGELHO DE JOÃO 

1 – Um evangelho singular

O Evangelho de João é o mais diferente dos demais. Ele demonstra uma escrita diferente, episódios inéditos, longos discursos e uma demonstração de um Cristo mais celeste do que terrestre.

Uma grande diferença se refere ao quadro geral do ministério de Jesus. Os Evangelhos sinópticos apresentam um ministério público de mais ou menos um ano, que se desenrola principalmente em torno do lago de Genesaré e termina na subida de Jesus a Jerusalém para celebrar a Páscoa. Já no Evangelho de João, o itinerário é completamente diferente: o escritor mostra-nos Jesus fazendo constantemente o vaivém entre a Galiléia e a Judéia, e indo até Jerusalém 4 ou 5 vezes por causa das festas judaicas.

O Jesus de João é diferente dos demais. Ele não proclama o Reino de Deus, não fala em parábolas, não dá ensinamentos éticos, não faz nenhum exorcismo. Em João, Jesus revela as coisas celestes. Jesus é mais do que o Messias esperado ou o profeta do Reino: Ele é o Filho de Deus vindo do céu para revelar as coisas celestes.

2 – Os sete sinais

João escreve-nos dizendo que todos os milagres feitos por Jesus, não poderiam caber em livros espalhados pelo mundo.

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. João 21:25

Devido ao enorme volume de milagres realizados por Jesus, João cita apenas 7 milagres feitos por Jesus.

O número 7 (sete) representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e a vontade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação.

A Bíblia diz, em Gênesis 1, que Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Quando os judeus pediam sinais da existência do EU SOU, Deus lhes deu o sétimo dia para descanso, pois na civilização pagã daquela época o descanso era de dez em dez dias.

Em Apocalipse lemos sete vezes a expressão “este livro”. Nele temos as sete igrejas, os sete selos, as sete trombetas, os sete anjos, as sete taças e, finalmente, a vitória do Cordeiro, que seria o número 777, contrastando com o número 666, da trindade profana, nas pessoas do Anticristo, do falso profeta e da besta.

Em Levítico, capítulos 23 e 25, vemos que Deus jamais realizou qualquer coisa imperfeita ou incompleta. A palavra “sete” em Hebraico é a mesma para “jurar” (garantir). Nesses dois capítulos de Levítico temos os sete dias da semana.

A história de Israel sempre foi dividida em períodos de setenta vezes sete anos. Jesus mandou que os apóstolos perdoassem as ofensas setenta vezes sete. O corpo humano muda de células cada sete anos.

Vimos que a questão dos 7 sinais ou milagres de Jesus no livro de João estão representando sua perfeição como Deus e como demonstração do seu Reino na Terra.

3 – O objetivo dos sinais no Evangelho de João

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada