Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 26-08-2018 – Lição 9: O milagre da ressurreição de Lázaro

22/08/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria e que tinham visto o que Jesus fizera creram nele.

João 11.45

Texto bíblico

João 11.28-40,43,44

 28 E, dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está aqui e chama-te.

29 Ela, ouvindo isso, levantou-se logo e foi ter com ele.

30 (Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)

31 Vendo, pois, os judeus que estavam com ela em casa e a consolavam que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.

32 Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

33 Jesus, pois, quando a viu chorar e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito e perturbou-se.

34 E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem e vê.

35 Jesus chorou.

36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.

37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?

38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, foi ao sepulcro; e era uma caverna e tinha uma pedra posta sobre ela.

39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

43 E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora.

44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Chegamos ao último sinal (milagre) relatado pelo apóstolo João em seu evangelho. Vimos que são 7 os milagres ali registrados, dentro os quais, 5 estão apenas no livro de João.

Óbvio que Jesus não fez somente esses 7 sinais, mas segundo o próprio João:

Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:30,31

Com a descrição desse sétimo milagre, João cumpre seu objetivo em mostrar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

I – A ENFERMIDADE PARA A GLÓRIA DE DEUS

 1 – Jesus é notificado da enfermidade de Lázaro

Sabemos que Jesus já era conhecido da família. Lázaro, irmão de Marta e Maria, ficou enfermo. Marta e Maria (a que enxugou os pés de Cristo após ungi-Lo com um unguento muito caro) enviaram mensageiros a Cristo para avisá-Lo da condição de Lázaro.

Tudo tem o seu propósito diante de Deus. Nesse caso, se lermos o texto isoladamente, vamos ver que Jesus o amava, mas não foi imediatamente ao seu encontro e nem lançou uma palavra de cura.

Nessa ocasião, Jesus se encontrava a cerca de dois dias de viagem de Betânia. (João 10:40) Pelo visto, Lázaro morreu por volta do tempo em que Jesus recebeu a notícia de sua doença. Jesus então ‘permaneceu dois dias no lugar onde estava’ e então partiu para Betânia. (Versículos 6, 7) Assim, por esperar dois dias para partir e depois viajar mais dois dias, ele chegou ao túmulo quatro dias após a morte de Lázaro.

Essa quantidade de dias não está escrita ‘à toa’ no texto sagrado. Através da ciência, temos o conhecimento que 3 dias após a morte, o corpo começa o processo de decomposição. Além disso é importante dizer sobre uma certa crença entre os judeus. Eles acreditavam que não existia esperança “para uma pessoa que estava morta por quatro dias; a essa altura, o corpo já apresentava sinais visíveis de decomposição, e a alma, que se pensava pairar sobre o corpo por três dias, havia partido”.

Se alguém ali presente tinha dúvidas do poder de Jesus, esse milagre mostra o total poder de Jesus sobre a morte!

2 – A doença que veio para a glória de Deus

Visto no tópico anterior, Jesus demorou 4 dias para chegar até Betânia, que era uma antiga cidade situada no sudeste do Monte das Oliveiras, em Israel, a três quilômetros de Jerusalém. Como os dias passaram, a situação piora, Jesus sabe disso e comenta para seus discípulos essa enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus.

Talvez nesse texto possa surgir uma contradição com as falas de Jesus: A princípio Jesus disse: “Esta enfermidade não é para morte” (Jo 11:4). Entretanto, mais tarde até mesmo Jesus admitiu: “Lázaro morreu” (v. 14). Jesus não cometeu um erro então, ao pensar que Lázaro não iria morrer?

Jesus sabia todo o tempo que Lázaro morreria e que ele o levantaria de entre os mortos, de forma que isso seria para a glória de Deus (v. 4). Ele empregou figuras de linguagem diferentes para ensinar aos discípulos que a morte de Lázaro não era final. Ele usou a expressão: “Lázaro adormeceu” (v.11) e disse que “não é para morte” (v. 4), querendo com isso dizer que o resultado não seria a morte de Lázaro, mas sim que ele estaria vivo mediante o poder ressuscitador de Jesus. Ou seja, embora a enfermidade de Lázaro temporariamente lhe traria a morte, o poder de Jesus o restauraria à vida.

3 – O duplo significado da morte neste texto

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada