Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 02-09-2018 – Lição 10: A cura do paralítico de Cafarnaum

30/08/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Marcos 2.5

Texto bíblico

Marcos 2.1-8

1 E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.

2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra.

3 E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro.

4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.

5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo:

7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?

8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Após vermos os 7 milagres no evangelho de João, voltamos agora para o evangelho de Marcos, que tem por objetivo escrever para os romanos. Nesse evangelho é mostrado um Jesus ‘trabalhador’. Ele enfatiza o que Jesus fez, em lugar do que Ele disse. É um livro de ação (a palavra imediatamente ocorre mais de 40 vezes).

Como o tema do Evangelho de Marcos é ‘Cristo, o Servo’, é a partir desse milagre que veremos os demais para completarmos o nosso trimestre.

I – O MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO

1 – Cafarnaum, cidade base do ministério de Jesus na Galileia.

Cafarnaum, vem do hebraico כְּפַר נַחוּם Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia de pescadores que está situada a noroeste das margens do Mar da Galileia, um grande lago de aproximadamente 21km de comprimento por 12km de largura. Local de uma importantíssima atividade comercial da época, a atividade pesqueira.

Atualmente os estudiosos identificam a região de Cafarnaum com dois lugares em particular: Tell Hum e Khan Minyeh. Uma distância de pouco mais de quatro quilômetros separa os dois locais. Contudo, é mais provável que a antiga cidade de fato ficasse nas redondezas de Tell Hum.

Nos tempos bíblicos Cafarnaum era um centro de cobrança de impostos (Marcos 2:1-14). Ali havia também um posto militar romano (Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10).

A localização de Cafarnaum era estratégica para a atuação terrena do Senhor. A cidade oferecia fácil acesso à maioria das aldeias da região da Galileia, tanto por terra quanto por mar. A identificação de Jesus com essa cidade fica evidente quando o evangelista Mateus diz que Cafarnaum era a cidade de Cristo (Mateus 9:1). Na verdade, o estabelecimento de Jesus em Cafarnaum era o cumprimento das Escrituras, conforme o profeta Isaías profetizou (Mateus 4:14-16; cf. Isaías 9:1,2).

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. Isaías 9:1 – NVI

2 – A aglomeração de pessoas

Em Cafarnaum Jesus realizou muitos de seus milagres. Ali o Mestre curou o servo do centurião, a sogra de Pedro, o filho de um nobre (à distância), libertou um endemoninhado e o milagre que estamos estudando: o paralítico que foi levado por quatro homens. Jesus também ensinou na sinagoga de Cafarnaum, e naquela cidade ele pronunciou muitos de seus importantes discursos, como aquele em que Ele afirmou ser o Pão da Vida (João 6:24-65).

Apesar de os habitantes de Cafarnaum terem presenciado grandes milagres de Jesus, e terem escutado diretamente dos lábios do Filho de Deus as boas novas da salvação, a maioria deles permaneceu impenitente. Eles não deram crédito à pregação da graça de Deus.

Especialmente com o nosso Mestre, sempre havia muita gente nos locais em que estava. Normalmente essas pessoas buscavam ver sinais e prodígios.

Não que isso seja errado, afinal, Jesus tinha mesmo o poder de curar e libertar todos aqueles que lhe suplicavam. O problema dessas reuniões era justamente a falta de fé, e a presença por mera curiosidade. Muitos queriam tocá-lo, como fez a mulher do fluxo de sangue, por exemplo.

3 – O anúncio da palavra

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada