Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 19-05-2019 – Lição 7: Prostituição, a perversão da sexualidade

16/05/2019

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

1 Coríntios 6.12

Texto bíblico

1 Coríntios 6.12-20

12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

18 Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

INTRODUÇÃO

Deus não aprova a prostituição, mas concede perdão e salvação a todos os que se arrependem verdadeiramente e confessam seus pecados ao Senhor.

O desejo de Deus é de que sejamos puros no aspecto sexual. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.” Deus oferece salvação, perdão e aceitação a todos aqueles que cometem esse tipo de pecado.

A prostituição não só destrói casamentos, famílias e vidas, mas destrói o espírito e a alma de uma forma que leva à morte física e espiritual. O desejo de Deus é que permaneçamos puros e usemos os nossos corpos como instrumentos para o Seu uso e glória (Romanos 6:13). I Coríntios 6:13 diz: “O corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.”

I – O CONTEXTO DA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS

1 – Um panorama da cidade de Corinto

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

 Corinto era um rico centro comercial, abrigando uma população cosmopolita graças ao seu porto, que realizava um lucrativo comércio com a Ásia, além de ser um ponto de comunicação com a península itálica. Além disso, desempenhou um papel importante no trabalho missionário do apóstolo Paulo, que lá viveu por dezoito meses.

Havia em Corinto um templo a deusa Afrodite (deusa do amor, da beleza e da sexualidade). Seu festival principal era chamado de Afrodisia e era celebrado por toda a Grécia. O festival ocorria durante o mês de Hekatombaion, que reconhecemos como a partir da terceira semana de junho a terceira semana de julho no calendário gregoriano. Fontes textuais mencionam explicitamente o festival em Corinto e em Atenas, onde as muitas prostitutas que residiam na cidade comemoravam o festival como um meio de adorar a sua deusa padroeira.

No templo de Afrodite no cume da cidade de Corinto (antes da destruição romana da cidade em 146 a.C.), as relações sexuais com suas sacerdotisas foram consideradas um método de adoração a Afrodite. Esse ritual é conhecido como prostituição sagrada, e as sacerdotisas usavam o dinheiro arrecadado para manter os templos de Afrodite.

A antiga cidade foi parcialmente destruída pelos romanos em 146 a.C., mas em 44 a.C., foi reconstruída como uma cidade romana. A nova Corinto prosperou mais do que nunca, estima-se que tinha cerca de 800 mil habitantes no tempo de Paulo. Foi a capital da Grécia romana, habitada principalmente por homens livres e judeus.

2 – A comunidade judaica e cristã de Corinto

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

Pouco depois de chegar a essa cidade, ele começou a trabalhar na produção de tendas para garantir seu sustento por um tempo. Isso o levou a se familiarizar com outros fabricantes de tenda, Áquila e Priscila. Esse casal de judeus havia chegado a pouco tempo em Corinto, como resultado do decreto, promulgado pelo Imperador Cláudio, de que todos os judeus fossem expulsos de Roma. — Atos 18:1-3

Lemos em Atos 18:4 a respeito do seu ministério inicial na sinagoga. Seu raciocínio sobre as Escrituras aparentemente era vigoroso, mas não controverso, e ele conseguiu persuadir os judeus e gentios que ouviram sua mensagem. Pelo visto, Paulo teve muito cuidado na apresentação do Evangelho de Cristo no início de sua obra em Corinto. As lembranças das experiências durante sua primeira viagem, quando os judeus radicais incitaram tumultos contra ele e o apedrejaram quase ao ponto de morrer, bem como suas experiências recentes em Tessalônica e Bereia, o fizeram ser mais moderado e cauteloso ao pregar a verdade.

Apesar das perseguições sofridas pelo apóstolo Paulo, alguns já haviam aceitado a mensagem de Paulo sobre o Evangelho. Crispo, chefe da sinagoga e sua família estavam entre estes. Eles acreditavam que Jesus era Cristo, o Messias, e foram batizados. Paulo já não usava a sinagoga, mas aceitou a oferta de uma casa ao lado da sinagoga para realizar reuniões. Era o lar de um homem chamado Justo, um adorador sincero de Deus. Ali, Paulo continuou a pregar a todos os que ouvissem, e “muitos dos coríntios… creram” no Evangelho.

3 – As epístolas de Paulo à comunidade cristã em Corinto

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada