Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 16-06-2019 – Lição 11: Orgulho e inveja

11/06/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16.18

Texto bíblico

Provérbios 16.16-20

16 Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!

17 O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.

18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

19 Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.

20 O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.

Gênesis 4.1-7

1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.

2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.

6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?

7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

De onde vem todo o mal que já existe há muito tempo atrás bem antes de nós existirmos, e continua a persistir e vem crescendo com força total, ainda, neste nosso tempo de vida? A origem do mal é o ORGULHO que aliado a INVEJA resulta em uma combinação perfeita para a destruição!

A bíblia nos mostra um retrato incrível do que o orgulho e a inveja podem fazer, nela estão relatadas várias histórias onde muitas desgraças aconteceram por causa disto. Na lição de hoje vamos discorrer sobre a história de Caim e Abel.

I – O PODER DESTRUTIVO DO ORGULHO

1 – A sabedoria é o antídoto contra o orgulho

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A Bíblia fala que o orgulho, que é arrogância, é pecado e causa muitos problemas. O orgulhoso muitas vezes não reconhece seus erros. Deus humilha os orgulhosos. Há uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito.

O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. A Bíblia diz que o orgulho leva à humilhação. O orgulho torna a pessoa no seu próprio ídolo. O orgulhoso se torna cego e não vê que vai cair na desgraça, porque se acha invencível (Provérbios 16:18).

Para não cair no orgulho, é importante cultivar a humildade. A pessoa humilde entende que não é superior a ninguém, porque todos pecaram e falharam (Romanos 12:16). Ninguém é perfeito. Todos têm pontos fortes e pontos fracos. Espírito de humildade é o que Deus procura. Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se não fosse por Sua divina graça.

Humildade não significa ser autoestima muito baixa, se achando inútil. Humildade é ter equilíbrio, sabendo que sem Deus você não poderia fazer nada e que Ele é quem merece toda adoração. Humildade é saber apreciar o bem que Deus lhe dá, reconhecendo que você depende dele (Romanos 12:3).

2 – O orgulho precede a ruína

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as consequências do orgulho. Uma delas é a ruína. Um grande exemplo que temos é a queda de Satanás. Satanás foi expulso do céu por causa de seu orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satanás será lançado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelião a Deus, há nada mais em seu futuro a não ser desastre: “Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR” (Isaías 14:22).

Deus é contra os orgulhosos. A Bíblia diz em 1 Pedro 5:5-6: “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. ”

Orgulho já impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar a admitir o próprio pecado e que não podemos fazer nada com nossos próprios esforços para merecer a vida eterna tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus.

3 – A sabedoria da Palavra dá sentido à vida e produz bem-aventurança

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada