Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 09-06-2019 – Lição 10: O poder e os reinos deste mundo

04/06/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado […].

João 19.11

Texto bíblico

João 19.1-11

1 Pilatos, pois, tomou, então, a Jesus e o açoitou.

2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça e lhe vestiram uma veste de púrpura.

3 E diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.

4 Então, Pilatos saiu outra vez fora e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.

5 Saiu, pois, Jesus, levando a coroa de espinhos e a veste de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem.

6 Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, gritaram, dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós e crucificai-o, porque eu nenhum crime acho nele.

7 Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei, e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.

8 E Pilatos, quando ouviu essa palavra, mais atemorizado ficou.

9 E entrou outra vez na audiência e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.

10 Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?

11 Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Chegamos ao último assunto dentro do tema do trimestre: Poder.

Já falamos sobre dinheiro e sexo. Entramos agora nas lições finais onde vamos discutir sobre esse problema que assim como os anteriores assola a igreja de Cristo aqui na Terra.

O maior e mais perigoso inimigo do homem é ele próprio. Nossa própria carne e a natureza pecaminosa que em nós habita constituem um inimigo vicioso e enganoso. As três áreas de pecado que se encontram na raiz da queda de qualquer cristão são a imoralidade, a cobiça e o orgulho.

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

Colossenses 3:5,6

I – O PODER QUE IMPERA NO MUNDO

1 – O poder do Império Romano no primeiro século

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legaishttps://ebdcomentada.com

Como sabemos na história da humanidade, o Império Romano foi um dos que dominaram boa parte do ‘mundo’ em sua época. Na história de Israel vemos que depois da divisão dos reinos (Reino do Norte e Reino do Sul), somente nações estrangeiras os dominaram: primeiro, os assírios do rei Sargão II conquistaram o Reino de Israel no século VIII a.C. Os babilônios do rei Nabucodonosor conquistaram o Reino de Judá no século VI a.C. Na ocasião, foi destruído o Templo de Jerusalém, que havia sido construído pelo rei Salomão. No mesmo século, os babilônios foram suplantados pelo Império Persa do rei Ciro II. Ciro permitiu a volta dos judeus, que estavam escravizados na Babilônia, para a Palestina, onde reconstruíram o Templo de Jerusalém.

No século IV a.C., o imperador macedônio Alexandre Magno conquistou o império Persa. Em 63 a.C., o império Romano passou a dominar a região. Houve duas revoltas judaicas contra o domínio romano: a primeira, iniciada em 66, terminou com a destruição de Jerusalém e de seu segundo templo pelo general romano Tito em 70. A segunda, em 135, terminou com a vitória do imperador romano Adriano e a expulsão dos judeus da Palestina.

No período em que Israel foi dominado pelo Império Romano, Roma permitia a liberdade religiosa e conservação dos costumes e tradições. Nesses tempos, a sociedade judaica estava dividida em grupos que apoiavam a dominação romana e em grupos que não apoiavam.

Os Saduceus foram os maiores apoiadores de Roma. Seguiam uma política de conciliação de interesses, pois tinham medo de perder seus cargos e privilégios. O grupo era formado por grandes proprietários de terra (anciãos) e pelos membros da elite sacerdotal. Eram poderosos economicamente e controlavam a administração da justiça no Tribunal Supremo (Sinédrio).

2 – O poder dos reinos do mundo e a glória deles na tentação de Jesus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legaishttps://ebdcomentada.com

As tentações de Jesus seguem três padrões que são comuns a todos os homens. A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne (Mateus 4:3-4), a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. O Nosso Senhor teve fome, e o diabo o tentou a transformar pedras em pão, mas Ele respondeu citando Deuteronômio 8:3. A segunda tentação foi acerca da soberba da vida (Mateus 4:5-7), e aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele (Salmo 91:11-12), mas novamente o Senhor respondeu com a Escritura em sentido contrário (Deuteronômio 6:16), afirmando que seria errado abusar de Seus próprios poderes.

A terceira tentação foi acerca da concupiscência dos olhos (Mateus 4:8-10), e se algum atalho ao Messias fosse possível, evitar a paixão e crucifixão para as quais Ele originalmente veio seria a forma. O diabo já tinha o controle sobre os reinos do mundo (Efésios 2:2), mas estava pronto a dar tudo a Cristo em troca de Sua lealdade.

Essa disputa pelo poder tem se constituído em uma das vigorosas tentações na cultura pós-moderna.

A expressão poder tem origem no latim potere. Seu significado indica o direito de alguém em deliberar, decidir e mandar. A faculdade de exercer autoridade, domínio e influência sobre alguém ou sobre um povo. Este poder pode ser social, político, ideológico, econômico ou religioso. O desejo de alcançar poder não é pecado. Pecado é a motivação e a metodologia equivocada utilizada por alguns na busca ou na manutenção do poder.

3 – A força manipuladora do poder

PorRafael Cruz

Para continuar lendo esse esboçoCLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada