Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 02-06-2019 – Lição 9: Seja santo, fuja do pecado

28/05/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.

1 Tessalonicenses 4.3

Texto bíblico

Levítico 18.6-18

6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR.

7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.

8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai.

9 A nudez de tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora da casa, a sua nudez não descobrirás.

10 A nudez da filha do teu filho ou da filha da tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.

11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás.

12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.

13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás, pois ela é parenta de tua mãe.

14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.

15 A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.

16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.

17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são: maldade é.

18 E não tomarás uma mulher com sua irmã, para afligi-la, descobrindo a sua nudez com ela na sua vida.

1 Tessalonicenses 4.3-5

3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,

4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,

5 não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Sexo em si não é pecado. É um canal de prazer deixado por Deus aos homens e quando praticado de forma normal e natural e dentro de uma união conjugal é totalmente aceitável.

O sexo foi criado por Deus visando à procriação, como é comum a todos os animais. Mas, ao ser humano o Eterno permitiu que além da ideia principal de procriação, as relações sexuais fossem fonte de prazer e que naturalmente complementasse a vida conjugal (sexo, abençoado, apenas no casamento).

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

2 Timóteo 3:1-5

I – UM MODO DE VIDA SANTIFICADO

1 – Uma visão panorâmica de Levítico

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O título do livro em português que tem origem na tradução grega do Antigo Testamento (Septuaginta) significa “relativo aos levitas”. Em sua essência o livro é um manual aos sacerdotes, mas também contém leis para todos os israelitas. O título em hebraico (“E chamou”, tradução da primeira palavra do livro) enfatiza o tema da chamada divina à santidade.

Cerca de 56 vezes durante o livro afirma-se que o Senhor falou tais palavras a Moisés, que anotou-as pessoalmente, ou as fez serem registradas. Jesus também confirmou a autoria do livro como sendo de Moisés.

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Levítico 4:1

E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Marcos 1:44

O tema principal do livro de Levítico fica claro na seguinte declaração divina: Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. Levítico 11:45.

Assim, o propósito primário do livro foi instruir os israelitas sobre como eles deveriam ser uma nação santa diante da presença do Senhor. Sendo o povo escolhido de Deus, Israel deveria viver de forma separada do mundo; a fim de que pudessem receber as bênçãos resultantes da Aliança ao invés de julgamentos.

Então o livro de Levítico mostra a santidade de Deus e como o seu povo deveria imitá-lo. Os israelitas foram instruídos a andar em santidade como gratidão ao amor e a misericórdia de Deus. Considerando que o homem jamais conseguirá cumprir plenamente esse padrão de santidade, o livro também traz a regulamentação do sistema sacrifical pelo qual o povo poderia ter seu pecado expiado, ainda que temporariamente.

2 – É proibido o relacionamento sexual entre familiares

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Vamos buscar no dicionário o significado da palavra incesto: Incesto é a união sexual ilícita entre parentes – consanguíneos ou afins. Dicionário Michaellis.

No início da humanidade descrita na Bíblia, vemos que Deus criou homem e mulher e ordenou que se multiplicassem. Nesse tempo a única forma possível de multiplicação da espécie humana era através do casamento entre irmãos, mais tarde entre primos e assim consecutivamente. Quanto mais crescia a quantidade de pessoas sobre a terra, mais era possível que os casamentos fossem com parentes mais distantes. Nessa época esse tipo de casamento era permitido por Deus, portanto, não era considerado pecado. Não devemos confundir esse tipo de casamento (entre parentes) com os adultérios que, mesmo antes da entrega da Lei, eram pecados.

Foi nas leis que Deus deu ao povo de Israel, no tempo de Moisés, as proibições de vários tipos de uniões, entre elas a união entre parentes, que originou o conceito de “incesto”, ou seja, um tipo de união ilícita diante de Deus. Na Lei, Deus deixou claro vários exemplos de uniões que não deveriam acontecer entre o seu povo, entre elas as uniões com parentes. É importante observar que várias dessas ocasiões já eram pecados, pois eram imorais, como nos casos de adultério (seja com alguém da família ou fora da família).

Na lei, Deus estava proibindo os seguintes tipos de casamento:

  • Com Pai ou com a mãe;
  • Com irmãos;
  • Com netos;
  • Com Tios;
  • Com Nora;
  • Com Enteada e
  • Com Cunhada.

3 – A proibição de relações sexuais de origem ritual

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada