Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 13/05/2018 – Lição 7: Nossa esperança na vinda do Senhor

10/05/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.”

(1 Tessalonicenses 5.6)

Texto bíblico

1 Tessalonicenses  4.13-18; 5.1-6 

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

 

5.1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;

2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.

3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.

4  Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão;

5  porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

6  Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Após algumas orientações a igreja em Tessalônica, Paulo inicia aqui a tratar de um assunto muitíssimo importante, tanto naquela época quanto nos dias atuais: A Volta de Jesus.

Infelizmente, hoje o evangelho tem sido associado ao bem estar pessoal, as conquistas que cada um pode ter com Deus. Se fizermos uma breve pesquisa com nossos conhecidos e perguntarmos quem é Deus e o porquê de ir à igreja, teremos muitas respostas do tipo: “Vou a igreja para me sentir bem, me sentir em paz”; “Deus é aquele que nos dá tudo o que pedimos.”

É necessário que as pessoas procurem a Deus e a igreja pelo seu real propósito: redenção, perdão dos pecados, salvação. A palavra de Deus tem que ser dita, precisamos falar sobre inferno, pecado e principalmente sobre a volta de Cristo.

Paulo não deixa esse assunto tão importante de lado e parte para o ensino ao tessalonicenses a respeito da volta de Cristo.

I – OS TRÊS OBJETIVOS DOS ESCLARECIMENTOS ESCATOLÓGICOS 

1 – Evitar os perigos da falta de profundidade bíblica

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6

Não procurar conhecimento ou até mesmo rejeitá-lo, resulta apenas em destruição. A falta de conhecimento da palavra de Deus não é algo único e exclusivo da igreja em Tessalônica, mas tem sido algo que vem acontecendo de forma gradual e crescendo ao longo dos anos.

Se queremos ter os nossos pés firmados na rocha, é no estudo da palavra de Deus que encontramos esse alicerce. Sem profundidade bíblica seremos como a semente que foi jogada entre as pedras, sem alicerce, sem base:

E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. Marcos 4:16,17

O que precisamos entender é que o estudo da Bíblia é fator primordial para que possamos afinar o nosso relacionamento com Deus e o Senhor nos estimula para que façamos isto, como está escrito em Josué 1.8: Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito, porque então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Além de nos estimular Ele nos adverte para que fiquemos alertas, como em Mateus 7.15: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”.

O que precisamos entender é que o estreitamento de nosso relacionamento com Deus se dá através de diversas etapas e uma delas, de fundamental importância, é o estudo da Bíblia.

Por isso se proponha a estudar e a dedicar-se ao ensino da palavra de Deus.

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada