Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 06/05/2018 – Lição 6: Vivendo amorosa e honestamente

04/05/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

“Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.”

 (1 Tessalonicenses 4.9)

Texto bíblico

1 Tessalonicenses 4.9-12 

Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; 

10 Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto continueis a progredir cada vez mais, 

11 e procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; 

12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma. 

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Como já estamos dizendo há algumas lições, estamos vivendo tempos difíceis, tempos em que a igreja do Senhor precisar se posicionar contra o pecado. Mas para isso precisamos demonstrar o amor de Cristo espelhado em nossas vidas.

Recentemente tivemos a prisão do ex-presidente Lula. Vimos que foi um misto de sentimentos: alegria pela justiça que foi feita, mas também vergonha e tristeza por termos um ex-presidente preso. A falta de amor ao próximo gera todo tido de corrupção, pois o dinheiro que seria investido em saúde, por exemplo, passou a pagar contas pessoais dos políticos. E com isso, pessoas morrendo nos corredores dos hospitais (isso, quando chegam até lá).

Tessalônica não difere muito dos dias atuais e é por esse motivo que Paulo os ensina a viver uma vida amorosa.

I – QUANTO AO AMOR FRATERNAL 

1 – É o Senhor que nos ensina a amar

Para a palavra amor, podemos encontrar diversas traduções e significados. Mas na Bíblia podemos destacar 3.

Os gregos tinham diversas palavras para ‘amor’, duas das quais são encontradas no Novo Testamento. Eros (não encontrada no Novo Testamento) é a palavra grega da qual obtemos a palavra erótico. Refere-se ao aspecto sexual do amor. Ágape é o termo mais usado no Novo Testamento, quando se refere ao amor abnegado. Ele é frequentemente usado em relação ao amor de Cristo por nós, manifestado na cruz.

Outra palavra grega para amor, philos, é destacada aqui na carta de Paulo aos tessalonicenses. Ele lembrou os tessalonicenses o que eles já sabiam sobre o ‘amor fraternal’. Segundo o dicionário bíblico o termo grego “philadelphia” foi traduzido com este sentido (amor fraternal) no versículo 9. A conotação bíblica de philadelphia’’ não é simplesmente a do amor pelos irmãos de sangue, como em todos os escritos pagãos primitivos, mas de amor por uma fraternidade mais ampla, a dos verdadeiros crentes. Aqueles que, através da fé em Cristo, foram adotados passando a ter uma filiação Divina tornam-se, necessariamente, irmãos em seu relacionamento mútuo.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 1 João 4.20,21

2 – O poder de expansão do amor

Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. 1 Pedro 4.8

O amor precisa ser como uma ‘doença contagiante’, por onde passarmos devemos ‘contaminar’ o próximo com esse amor.

Trazendo para os nossos dias atuais podemos ver nas redes sociais, que a palavra ou o ato mais utilizado seria ‘compartilhar’. Perceba que as redes sociais vieram com esse propósito. Antes as pessoas guardavam tudo para si, hoje já mostram até demais (risos). Mas repare que as pessoas se sentem bem compartilhando as coisas que compram, o que comem, as amizades, frases, viagens, etc. Esse compartilhamento não está presente apenas nas redes sociais, atualmente temos vários movimentos que surgiram com base nessa atitude.

Um dos movimentos é a economia compartilhada. Com ela, você não precisa tomar decisões radicais como vender seu carro, por exemplo, devido a uma crise financeira. Pode alugar para outra pessoa nos dias em que ele fica ocioso e usar o dinheiro que receber pelo aluguel para pagar a manutenção ou as prestações do veículo. Não quer abrir mão da casa espaçosa e bem localizada? Alugue um dos cômodos para um turista estrangeiro. Quer fazer um curso de idiomas, mas não tem dinheiro para pagar a mensalidade da escola? Ofereça em troca uma aula de algo que você saiba fazer, como tocar um instrumento ou cozinhar um prato saboroso.

Aí mora o conceito de acesso ao serviço e não de posse. Nós como cristãos devemos compartilhar o amor de Cristo com todos os que precisam desse amor. Não podemos ter o sentido de posse, como fosse só nosso, mas sim de dar o acesso a todos a esse amor tão grande.

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada