Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 29/04/2018 – Lição 5: Vivendo uma vida santa

26/04/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

“Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.”

 (1 Tessalonicenses 4.8)

Texto bíblico

1 Tessalonicenses 4.1-4

Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais; 

2 porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 

3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 

4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Chegamos na lição de número 5, onde iniciaremos o capítulo 4 da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses.

Até agora Paulo tem apenas agradecido a Deus pela vida dos irmãos e pela igreja que a cada dia ia crescendo, mesmo no meio de uma sociedade perversa e pecaminosa. Mas devemos nos lembrar que aquela era uma igreja ‘recém-nascida’ que necessitava de conselhos e ensinamentos que visavam a correção de práticas que antes para eles era normal, mas que agora com uma vida transformada em Cristo, não era mais lícito tais práticas.

Dessa forma Paulo exorta aos cristãos de Tessalônica que vivam para agradar a Deus. Não devem viver contaminados por práticas sexuais ilícitas ou qualquer prática que ofenda a santidade de Deus, a quem eles servem.

I – A VIDA SANTA QUE AGRADA A DEUS 

1 – Um modelo que é transmitido e compartilhado

Ao ouvir o evangelho de Cristo e ao recebê-lo como a palavra de Deus e não como a dos homens, os tessalonicenses aprenderam a maneira pela qual deviam viver e agradar a Deus.

O evangelho revela “a justiça de Deus”, ou seja, tudo aquilo que Deus julga necessário que saibamos, a fim de vivermos vidas que lhe sejam agradáveis e que levem à vida eterna.

Aquela igreja foi instruída nos ensinamentos do Senhor Jesus, e precisavam continuar “progredindo cada vez mais”. A vida cristã não é o resultado do mero conhecimento da vontade de Deus, e sim da prática desta vontade.

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1.22,25

Nesse texto acima vemos que Tiago nos exorta a não sermos apenas ouvintes, mas também praticantes da palavra. Ele considera inútil sermos meros ouvintes. Não que o ouvir a Palavra de Deus seja errado! A meta, no entanto, é ouvi-la e praticá-la. A Palavra é “poderosa para salvar a alma” se acolhida com mansidão e praticada. O ensinamento de Tiago reflete aquele do Senhor Jesus no Sermão do Monte, segundo o qual somente dizer: “Senhor, Senhor” não garante a vida eterna (Mateus 7:21-25). Fazer a vontade de Deus, sim! (Mateus 12:50). Quem vai até Jesus deve ouvir e praticar o que ele ensina (Lucas 6:46-48). 

A igreja em Tessalônica estava firme nesse ensinamento: ouviu a palavra e agora a praticava.

2 – Vivendo para agradar a Deus 

Warren Wiersbe (pastor e teólogo americano) disse que agradar a Deus significa muito mais do que simplesmente fazer a vontade de Deus. É possível obedecer a Deus e, ainda assim, não agradá-Lo. Jonas é um exemplo disso. Ele obedeceu às ordens de Deus, mas não o fez de coração. Deus abençoou Sua palavra, mas não pôde abençoar seu servo. Assim, Jonas assentou-se do lado de fora de Nínive, zangado com todos, inclusive com o Senhor. O irmão mais velho do filho pródigo obedecia em tudo a seu pai, mas não se agradava dele, não se deleitava em sua comunhão. Vivia como um escravo na casa do pai.

Para nós, crentes em Cristo Jesus, qual seria o sentido da nossa vida? Aquela igreja recém-formada, precisava saber qual seria o novo foco da vida deles. Não dava para ter uma mudança de vida, e continuar com o mesmo foco/propósito de antes.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada