Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 22/04/2018 – Lição 4: Conservando uma vida frutífera

18/04/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz
Texto do dia

“Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor.”
(1 Tessalonicenses 3.8)

Texto bíblico

1 Tessalonicenses 3.6-13 

Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor e de como sempre tendes boa lembrança de nós,

desejando muito ver-nos, como nós também a vós, 

7  por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, 

8  porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. 

9  Porque que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, 

10 orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto e supramos o que falta à vossa fé? 

11 Ora, o mesmo nosso Deus e Pai e nosso Senhor Jesus Cristo encaminhem a nossa viagem para vós. 

12 E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; 

13 para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Em 1 Tessalonicenses 3, Paulo relata como e por que enviou a Timóteo, para visitar os Tessalonicenses. Sua saudade e preocupação tornaram-se intensas, e como ele mesmo não pode ir, enviou seu discípulo.

O retorno de Timóteo como boas notícias deixaram o coração do apóstolo extremamente animado e satisfeito. Principalmente o fato de que eles, guardavam boas recordações do apóstolo e da sua equipe.

Paulo encerra orando, a fim de que o Senhor Jesus Cristo fortaleça cada vez mais aos Tessalonicenses, preparando-os para a sua vinda.

I – LIDERANÇA FRUTÍFERA, IGREJA FRUTÍFERA

1 – Paulo, um líder de líderes

Dissemos em outra lição que Jesus não procura fãs, mas sim seguidores. Uma aluna foi mais longe e disse que mais do que seguidores, precisamos ser imitadores de Cristo.

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1,2

Paulo segue a mesma linha de pensamento onde ele não tem o propósito de formar apenas seguidores, mas pessoas que continuem a obra do Senhor Jesus. É nesse sentido a escolha e o apoio que ele dá ao jovem Timóteo. O ideal de Paulo não era formar seguidores, mas sim outros líderes.

Timóteo era filho de uma senhora judia convertida a Cristo, chamada Eunice, e um homem grego. Sua mãe e sua avó, chamada Lóide, eram exemplos de fé verdadeira e desde sua infância ele aprendeu as Escrituras. Ainda jovem, Timóteo cria no evangelho e tinha boa reputação na região onde morava.

Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. 2 Timóteo 1:5

O apóstolo Paulo conheceu Timóteo numa cidade chamada Listra e decidiu levá-lo em sua próxima viagem. Timóteo era meio judeu, mas não era circuncidado. Então, para evitar escândalo entre os judeus, Paulo circuncidou Timóteo.

Timóteo visitou igrejas em vários lugares, ensinando, encorajando e trazendo notícias. Paulo confiava em Timóteo e o recomendava às igrejas, porque ele era fiel e responsável, apesar de ser jovem. 

2 – Paulo, um líder de coração pastoral 

Atitudes do apóstolo Paulo só evidenciam a sabedoria que ele tinha em lidar com as pessoas e a criar novos líderes. Lições que Paulo nos passa são ensinadas no nosso dia nas escolas ou cursos de Coaching.

Algumas características que podemos colocar aqui em evidência:

  • Fornecer aos liderados oportunidades de decisão: Quando um liderado é responsável por tomar decisões sem depender de alguém, isso os obriga a ponderar melhor o interesse de todos e ficar em sintonia com o seu líder. A responsabilidade da tomada de decisão da aos liderados um maior senso de propriedade e responsabilidade sobre o seu trabalho, o que leva as pessoas a aumentarem seu envolvimento.
  • Reconhecer as realizações: Reconhecer o trabalho duro das pessoas não apenas ajuda a construir a confiança deles, bem como alimenta um sentimento de orgulho no que eles estão fazendo.

Paulo como um bom líder reconhece o esforço daquela igreja que tanto passou por dificuldades em seu ‘nascimento’, que com apenas suas palavras conseguem promover cada vez mais o crescimento e o engajamento dos irmãos de Tessalônica pela obra do Senhor.

Paulo se alegrava de que seus conversos se mantivessem firmes. Tinha a alegria de quem criou algo que teria que superar as provas e tentações do tempo. Não há alegria semelhante ao do pai que pode mostrar um homem que faz o bem.

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada