Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 10/06/2018 – Lição 11: Firmes na verdade e na graça de Deus

07/06/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança. (2 Tessalonicenses 2.16)

Texto bíblico

2 Tessalonicenses  2.13-17 

13 Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade;

14 para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

15 Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

16 E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,

17 console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Tão importante quanto entender sobre a volta de Cristo e a manifestação do Anticristo é entender sobre a salvação. A verdadeira salvação é aquela oferecida pelo próprio Deus pela morte sacrificial de Seu Filho Jesus Cristo. Não há outro meio pelo qual alguém possa ser salvo da condenação eterna e receber vida eterna.

Embora não exista na Bíblia o termo “Trindade”, é empregado como uma denominação teológica para o mistério do Pai, Filho e Espírito Santo como um só Deus mas, em três distintas pessoas.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28.19

Vemos nas Escrituras uma ação conjunta dos membros da Trindade. Nenhum deles trabalha isoladamente, antes, interagem. Observemos, por exemplo, a conjugação de verbos no plural, em textos onde Deus está falando:

E disse Deus: FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança. (Gênesis 1.26)

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por NÓS? (Isaías 6.8)

Na redenção do homem caído, deturpado pelo pecado, vemos os membros da Trindade realizando uma DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS, sendo: O Pai planejou a redenção. O Filho pagou o preço e tornou-a disponível. O Espírito Santo torna isso realidade na vida individual de cada ser humano; sem Ele a obra da redenção não é completa.

I – A AÇÃO DA TRINDADE NA VIDA DO SALVO 

1 – Eleitos pelo Pai

Deus, pela sua infinita misericórdia, previu tudo o que ocorreria com a queda do homem e planejou, com os mínimos detalhes, a salvação necessária.

Este plano era “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”. (1 Pedro 1.20). Assim ficamos sabendo, pelas Escrituras, que, antes mesmo do primeiro pecado ter sido cometido no Universo, antes da terrível consequência gerada pelo homem rebelde, que fora feito à imagem e semelhança de Deus, o Senhor proveu um meio de escape das armadilhas e condenação do pecado.

Torna-se patente que Deus, desde a eternidade, determinara a redenção da humanidade, portanto, a história da raça humana, desde o tempo da queda até a vinda de Cristo, foi providencialmente arranjada no sentido de preparar o caminho da referida salvação.

Predestinar é destinar de antemão, é traçar um plano, um alvo. É aqui que começou a redenção com o Pai, na eternidade; não foi na cruz. A cruz foi parte do cumprimento do plano; Paulo diz a Timóteo que Deus nos salvou segundo o seu próprio propósito e graça antes dos tempos eternos, mas a salvação só chegou aos homens após o aparecimento de nosso Senhor Jesus.

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 2 Timóteo 1:9,10

2 – Santificados pelo Espírito

O arrependimento começa no homem por uma ação divina. Sabemos disto porque Paulo disse aos romanos que é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm 2.4). E quem está por trás disto? É o Espírito Santo; Jesus disse: “quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça, e do juízo” (Jo 16.8). Após o arrependimento, quando o homem exerce a fé em Jesus e na obra da cruz, é o Espírito Santo quem faz com que isto se torne realidade nele.

Por isso se diz que ao nascer de novo, o homem é nascido do Espírito. E na carta a Tito lemos acerca do lavar da regeneração do Espírito Santo, o que mais uma vez aponta para a atuação do Espírito na aplicação da redenção no homem.

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:5-7

A Nova Aliança é chamada por Paulo de o ministério do Espírito (2 Coríntios 3.8), mostrando-nos seu papel de produzir em nós a obra de Deus. O Espírito Santo veio concluir a obra da redenção; é por isso que Ele está em nós.

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada