Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 01/04/2018 – Lição 1: Introdução às cartas aos Tessalonicenses

29/03/2018

Este post é assinado por: Rafael Cruz

Texto do dia

“Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos.”
(1 Tessalonicenses 2.8) 

Texto bíblico 

Atos 17.1-10

E, passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.

2  E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles e, por três sábados, disputou com eles sobre as Escrituras,

3  expondo e demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.

4  E alguns deles creram e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos e não poucas mulheres distintas.

5  Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam tirá-los para junto do povo.

Porém, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui,

os quais Jasom recolheu. Todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.

E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.

Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram.

10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog! Com imenso prazer que começamos mais um trimestre para Glória e Honra do nosso Deus.

Nesse trimestre temos como tema “A Igreja do Arrebatamento – o padrão dos Tessalonicenses para estes últimos dias”.

Como sabemos o apóstolo Paulo escreveu quase metade do Novo Testamento, sendo então conhecidos os livros como Epístolas paulinas, Epístolas de Paulo, ou Cartas de Paulo. São os 13 livros do Novo Testamento que têm o nome Paulo (Παῦλος) como a primeira palavra, portanto, reivindicando a autoria de Paulo Apóstolo. Entre essas cartas estão alguns dos mais antigos documentos cristãos existentes. Eles fornecem uma visão das crenças, como parte do cânon do Novo Testamento, são textos fundamentais para a teologia cristã e para a ética.

Para começar os nossos estudos, vamos falar primeiro da cidade de Tessalônica. É muito importante sempre termos isso em mente: verificar a época em que o livro foi escrito, para quem foi escrito, como as pessoas viviam, quais eram os seus costumes, etc., tudo para não tirarmos conclusões erradas sobre os ensinamentos de Paulo nas suas duas cartas aos Tessalonicenses.

A cidade foi construída por determinação de Cassandro, em 315 a.C., que lhe deu o nome da sua esposa, Tessalônica, meia-irmã de Alexandre Magno. Esta fora assim chamada por seu pai, Filipe II da Macedônia, por ter nascido no mesmo dia da vitória (νίκη, níkē, em grego antigo) dos macedônios sobre os tessálios. Foi a capital de um dos quatro distritos romanos da Macedônia, governada pelo pretor Fabiano, a partir de 146 a.C.

Tessalônica por ser uma cidade portuária, os serviços de carga e descarga dos navios era um trabalho muito penoso. Para estes trabalhadores braçais e mal remunerados é que Paulo dirige mostrando uma nova forma de vivência: a do evangelho de Jesus.

Tessalônica é uma cidade importante sendo a capital da Macedônia. Com boa situação geográfica, torna-se importante porto de troca de mercadorias ligando o Mar Egeu com o Adriático. Tornou-se uma cidade livre do Império Romano, possuindo um procônsul. Nela cresceu o comércio, o número dos estrangeiros, cresceu uma importante colônia judaica.

Paulo (com Silas e Timóteo) chegaram a Tessalônica de Filipos na sua segunda viagem missionária, param em Anfípolis e Apolônia antes de chegar a Tessalônica (Atos 17). Ele pregou na sinagoga da cidade, o chefe da sinagoga da região, durante pelo menos três semanas. Nos dias de Paulo Tessalônica tinha uma população em torno de 200.000 pessoas. Sua etnia era de maioria grega, mesclada com outras nações, principalmente judeus. O tempo foi curto, mas os relacionamentos estabelecidos foram muito duradouros.

I – SOBRE RELACIONAMENTOS QUE EDIFICAM

1 – Quando nosso cuidado manifesta o amor do Pai

Mesmo sendo perseguido, não tendo ajuda da igreja e apenas um período curto de tempo junto com os irmãos, Paulo demonstra em suas cartas um grande carinho, amor e cuidado para com a Igreja de Tessalônica.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 1 João 4:20,21

Paulo estava demonstrando o mesmo amor de Cristo por todos nós. Não importava se a Igreja pagava suas contas ou não, se iriam proteger ele das perseguições, não! Paulo queria ver aquelas vidas salvas em Cristo Jesus.

Infelizmente o que temos visto são pessoas que acabam distorcendo a concepção de amor dada como missão a nós pelas almas perdidas. O pensamento é: só amo se me amarem ou fizerem algo para mim. Mas não é isso que Cristo nos ensinou.

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. (Tiago 1.22-25)

Deus deixou bem claro que aqueles que apenas ouvem a Palavra e não a praticam são tolos. E nós não queremos ser tolos, pois estes não são úteis aos seus irmãos que tanto precisam de nós. Somos todos parte de um só corpo e, portanto, devemos cuidar de cada membro com todo carinho e amor a fim de que o corpo como um todo não adoeça.

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada