Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 24-03-2019 – Lição 12: Um líder formado no deserto

21/03/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.  Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo […].

Josué 1.6,7

Texto bíblico

Números 27.18-23

18 Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele.

19 E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe mandamentos aos olhos deles,

20 e põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

21 E se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme o seu dito, sairão; e, conforme o seu dito, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.

22 E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;

23 e sobre ele pôs as mãos e lhe deu mandamentos, como o SENHOR ordenara pela mão de Moisés.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Para tornar-se um grande líder, a serviço de Deus, Josué teve de ser trabalhado ao longo de muitos anos. A primeira vez que a Bíblia o menciona, ele era tão somente um israelita que sonhava com a libertação de seu povo. Todavia, o Eterno viu naquele jovem um comandante capaz de conduzir Israel com segurança à Terra Prometida. O trabalho pesado, o sofrimento e as vicissitudes da sua vida de escravo proporcionaram-lhe as qualidades necessárias à liderança eficaz.

Após o êxodo do Egito, Josué tornou-se um fiel servidor de Moisés. Sua eficiente liderança sobre Israel somente seria demonstrada mais tarde, quando estivesse completamente preparado pelo Senhor.

I – UM JOVEM VALOROSO

1 – Cheio de confiança

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Tinha Josué quarenta anos de idade quando saiu do Egito. A primeira menção dele aparece quando os israelitas foram à peleja com os amalequitas em Refidim, sendo ele o comandante dos guerreiros.

Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. Êxodo 17:9

Evidentemente ele nasceu no Egito e muitos estudos nos levam a crer que ele pode ter servido no exército de Faraó. Conforme vimos no versículo acima, ele já estava qualificado para comandar o exército de Israel. Serviu como servo pessoal de Moisés durante todo o período no Sinai. Representou a tribo de Efraim no dia em que foram enviados espias à terra prometida e, juntamente com Calebe foi contra o relatório derrotista dos demais espias.

Embora Deus tenha escolhido Josué desde o ventre de sua mãe para cumprir seus santos desígnios, a mudança de seu nome sugere-nos que sua escolha para sucessor de Moisés, deu-se em razão de seu bom caráter e de suas habilidades de liderança para conduzir Israel à conquista da Terra Prometida. No momento em que Deus ordenara a Moisés “chama a Josué”, iniciou-se a preparação de mais um grande líder de Israel. Josué foi um fiel servidor, por isso Deus lhe honrou com uma posição tão distinta.

2 – Que gostava de estar na presença de Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. Êxodo 33:11

No Salmo 122.1, o salmista demonstra toda a sua alegria em estar na casa do Senhor. Josué também tinha esse sentimento. Ele confiava em Deus, quando outros ficavam fracos na fé. Josué tinha clara visão, enquanto outro só viam empecilhos. Ele permaneceu fiel a Deus até o fim e tinha vitórias sobre seus inimigos pois era um homem que estava em sua casa, na tenda de Deus e na sua gloriosa presença.

A arca representava a presença de DEUS e por isso Josué não saía de lá. Apesar de Josué não poder entrar no compartimento onde estava a arca da aliança ele ficava esperando Moisés entrar para falar com DEUS. Enquanto Moisés entrava na tenda para falar com Deus face a face Josué ficava aos pés da tenda do tabernáculo, e quando Moisés saía, Josué continuava lá na presença do seu SENHOR.

3 – Submisso a Deus e ao seu líder

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada