Buscar no blog

CPAD Jovens – 1º Trimestre de 2018 – 25/03/2018 – Lição 12: A ordem suprema de Cristo Jesus

21/03/2018

Este post é assinado por: Rafael Cruz

Texto do dia

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28.19) 

Texto bíblico 

Mateus 28.16-20

16 E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.

17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

INTRODUÇÃO 

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Pela Graça e Misericórdia do nosso Deus chegamos ao término de mais um trimestre. É com muita alegria em meu coração que vejo mais esse trabalho finalizado! Espero que você professor, aluno ou apenas um leitor, tenha aprendido mais do nosso Senhor Jesus Cristo.

Para refrescar a nossa memória e, claro, acrescentar mais conhecimento, vou colocar aqui o conteúdo do Evangelho Segundo Mateus de acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe.

Esse Evangelho descreve a vida de Jesus desde o seu nascimento até a atribuição da Grande Comissão na Galileia. A história e relatada com acentuada ênfase no cumprimento das profecias do A.T. A frase “para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta” e usada treze vezes. De um total de cerca de 40 textos de prova, principalmente dedicados ao nascimento, infância e paixão de Jesus, 36 são baseados em uma Escritura especifica. Vinte deles são peculiares ao Evangelho de Mateus. A genealogia de Jesus e traçada, chegando até Davi e Abraão, sendo que ambos são importantes nas promessas do AT (Gênesis 12.3; 2 Samuel 7). O livro parece ter sido escrito para pessoas de formação judaica.

Jesus é descrito como o novo legislador que tinha vindo para cumprir a lei que fora dada por Moises. Ele é o grande mestre. De um total de 35 milagres de Jesus relatados detalhadamente nos Evangelhos, o Evangelho de Mateus descreve 20. Três deles – os dois cegos que recuperaram a visão (9.27-31), a cura do homem mudo e endemoninhado (9.32,33) e o dinheiro na boca do peixe (17.2427) – só aparecem em Mateus. Também existem numerosos resumos de atividades miraculosas (4.23; 9.35; 15.30,31; 19.1,2).

De um total de cerca de 51 parábolas descritas nos Evangelhos, 21 são relatadas em Mateus. Onze delas são exclusivas de Mateus – a das sementes (13.24-30,37-43), a do tesouro escondido (13.44), a da pérola de grande valor (13.45-56), a da rede de pesca (13.47-50), a do servo ingrato e mau (18.23-35), a dos trabalhadores da vinha (20.1-16), a dos dois filhos (21.28-32), a do casamento do filho do rei (22,1-14; cf. Lucas 14.16-24), a das dez virgens (25.1-13), a dos talentos (25.14-30) e a das ovelhas e bodes (25,31-46).

Mateus havia organizado o seu material em blocos de ensinos separados dos blocos de realizações. Vemos cinco sessões de ensinos, cada uma delas terminando com uma afirmação semelhante a: “acabando Jesus de dizer estas coisas” – (1) o Sermão do Monte (5.1-7.29); (2) a missão dos discípulos (9.35, 11.1); (3) parábolas do reino (13.1-53); (4) discipulado (18.1-19.1); (5) as últimas coisas (24.1-26.1).

Descrever a denúncia de Cristo contra os fariseus (23.1-39) como o sexto discurso, destruiria a analogia que e frequentemente feita com os cinco livros de Moisés.

Outras evidências dessa organização esquemática podem ser vistas na genealogia que está dividida em três sessões com 14 gerações cada; nas sete parábolas do capitulo 13; nos 7 “ais” proferidos contra os fariseus no capitulo 23 (o verso 14 não foi encontrado nos manuscritos gregos mais antigos). Os milagres nos capítulos 8 e 9 estão dispostos em grupos de três. Existem três homens nas parábolas dos talentos (25.14-30) e três parábolas nesse capítulo.

Plummer relaciona um total de 38 exemplos de grupos de três nesse livro. Também existem grupos de dois: os cegos (20.30) e as falsas testemunhas (26.60).

Peculiaridades especiais podem ser vistas no material apresentado por Mateus. Quatro mulheres: Tamar, Raabe, Rute e a esposa de Unas são mencionadas na genealogia. A expressão “reino dos céus”, que não é encontrada nos outros livros, é usada 32 vezes; os demais Evangelhos utilizam frequentemente a expressão “reino de Deus”.

Mateus é o único Evangelho em que aparece a palavra igreja (16.18; 18.17). Várias passagens oferecem uma direção para as situações da igreja. O Sermão do Monte (Mateus 5-7) é três vezes mais longo em Mateus do que na narrativa de Lucas (6.20-49), embora ambos comecem igualmente com bênçãos e terminem com o tema da edificação.

Mateus apresenta um número extraordinário de itens que estão de acordo com a literatura rabínica e que não foram enfatizados nos outros Evangelhos. Por essa razão, assim como pelo seu contínuo apelo as Escrituras do AT, esse livro tem sido considerado “o mais judaico de todos os Evangelhos”.

I – A APARIÇÃO DE JESUS AOS DISCÍPULOS NA GALILEIA (Mt 28.16-18) 

1 – O reencontro de Jesus com os discípulos (vv. 16,17)

Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. (João 16.20-22)

Imagine a situação dos discípulos: três anos com Jesus, vendo todos os seus milagres e seus feitos maravilhosos e agora, Jesus tinha morrido. Parece que vejo a fé desses homens indo a zero. Tanto é que apenas Maria Madalena e Maria tiveram a fé necessária para ir até o tumulo de Jesus contemplar o milagre.

Desde a morte de Jesus até sua ressurreição, pense na vergonha que aqueles homens tiveram: tudo que eles tinham acreditado, tinha se acabado. Mas quando descobriram que Jesus ressurgiu, a angústia e pesar foram substituídos por um gozo irradiante.

“No mundo tereis aflições.” Esta é, com efeito, a experiência de muitos crentes. Quantas vezes perdemos um ente querido e sentimos abrir-se diante de nós um imenso vazio! De outras vezes, somos atribulados pela enfermidade e afligidos por sofrimentos físicos, e nos sentimos tristes.

Jesus usou a ilustração de uma mulher grávida que está para dar à luz e que, passada a sua aflição, dela se esquece e com alegria exulta pelo filho que nasceu.

Um pouco mais e veremos o Senhor. E as nossas lágrimas se transformarão em expressões de gozo.

Por Rafael Cruz

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada