Buscar no blog
26/12/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar.” – II Samuel 23.5
A verdadeira essência da vida não consiste em viver muito ou pouco, mas sim em viver cada momento com Deus e para Deus.
II Samuel 23.1 – 7
1 E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel:
2 O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca.
3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.
4 E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra.
5 Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
6 Porém os filhos de Belial serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque se lhes não pode pegar com a mão.
7 Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Os judeus dividem a vida do homem em sete estágios:
1 – infância;
2 – criança;
3 – adolescência;
4 – jovem;
5 – adulto;
6 – maturidade;
7 – velhice.
Nesta Lição 13 trataremos do último estágio da vida do rei Davi, sua velhice.
Os sinais da velhice de Davi mostram-se a partir dos três últimos anos de seu reinado, ou seja, do 37º ano de governo.
Davi acompanha seu exército numa guerra contra os filisteus, e Davi se cansou. Um descendente do gigante Golias, também homem de alta estatura, e cuja lança tinha uma ponta de cobre de 5 quilos de peso, tentou aproveitar-se do cansaço de Davi para mata-lo na batalha. O comandante Abisai o socorreu, ferindo mortalmente o gigante filisteu. A partir deste evento, os próprios soldados de Davi não quiseram que este saísse com eles à guerra.
Em seguida, pelas mãos do exército de Israel, Davi enfrentou outros três gigantes, descendentes de Golias.
II Samuel 21.22 – “Estes quatro nasceram dos gigantes em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.”
Aqui aprendemos uma singela lição: saibamos entender as nossas limitações da idade, e mesmo na velhice, ainda que algumas ou várias coisas não nos sejam mais possíveis, ainda temos o testemunho que inspira outros a lutarem as batalhas de Deus contra este mundo tenebroso.
Salmos 31.15 – “Nas tuas mãos, estão os meus dias.” – Almeida Revista e Atualizada.
As primeiras abordagens científicas sobre a velhice começam a surgir no século XVI e cientistas como Bacon e Descartes já se preocupavam em analisar aspectos referentes ao envelhecimento. Contudo, o médico francês Jean Marie Charcot, em 1867, foi o primeiro a apresentar um trabalho científico sobre a terceira idade. Seu Estudo clínico sobre a senilidade e doenças crônicas procurava destacar a relevância dos estudos sobre o envelhecimento, centrando-se em suas causas e conseqüências para o organismo humano.
O número de velhos está em crescimento, e nós precisamos aprender a lidar com esta realidade.
A ONU, Organização das Nações Unidas, classifica a velhice a partir dos 60 anos, com ênfase aos países em desenvolvimento.
No Brasil, no início dos anos 70, os velhos no Brasil representavam 5% da população total. Hoje, são quase 30 milhões de brasileiros, e já ultrapassa os 26% da população.
Para fins previdenciários, estima-se que a população idosa no Brasil, em 2050, representará mais de 30% do total de brasileiros.
No início do Século 20, os brasileiros tinha expectativa média de vida de 40 anos de idade. Nos anos 60, os brasileiros viviam em média 53 anos. Nos anos 70, aumentou para 63 anos. Hoje, a expectativa de vida do brasileiro já atinge 76 anos. Fonte: IBGE.
Segundo a Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil, as mulheres atingem em média 80 anos.
Rousseau (1712-1778): “Na juventude deve-se acumular sabedoria, na velhice deve-se fazer uso dela.”
O que nos diz a Bíblia sobre a velhice?
1 – que a velhice concede-nos sabedoria – Jó 12.12 – “Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento.”
2 – a Palavra de Deus manda honrar e respeitar os velhos – Levítico 19.32 – “Diante das cãs (dos cabelos brancos – anotação nossa) te levantarás e honrarás a face do velho.”
3 – que anos na presença do Senhor com fidelidade, resultam em confiança e paz – Salmos 37.25 – “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.”
4 – uma velhice no temor de Deus é um vida bela – Provérbios 16.31 – “Os cabelos brancos são uma coroa de honra para quem anda no caminho da obediência a Deus.”
Nossa segurança na velhice está na Palavra de Deus, onde o Senhor diz em Isaías 46.4 – “E até à velhice eu serei o mesmo.”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias