Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 17-11-2019 – Lição 7: Davi é ungido Rei

12/11/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.” – I Samuel 16.13.

Verdade Prática

O propósito da unção é capacitar ao obreiro para desempenhar a obra de Deus e, com autoridade, vencer os gigantes.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Samuel 16.1 a 13 

1 Então, disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. 

2 Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então, disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. 

3 E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. 

4 Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor e veio a Belém. Então, os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda? 

5 E disse ele: É de paz; vim sacrificar ao Senhor. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou ao sacrifício.

6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. 

7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

8 Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor. 

9 Então, Jessé fez passar a Samá, porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor. 

10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido estes. 

11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. 

12 Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é. 

13 Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O Antigo Testamento registra a unção de sacerdotes, reis e profetas.

Êxodo 30.30 – “Também ungirás a Arão e a seus filhos e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.” 

I  Reis 19.16 – “…e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.”

Nesta Lição 7 focaremos especificamente na unção de Davi por Samuel.

Davi foi ungido, pela primeira vez, por Samuel. E isto lhe deu autoridade e legitimidade.

Davi viria a ser ungido por mais duas vezes, totalizando três atos de unção sobre ele: a segunda vez, quinze anos depois desta primeira pelo sacerdote Samuel, está registrada em II Samuel 2.4 – “Então, vieram os homens de Judá e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá.”

A terceira vez ocorreu sete anos e seis meses após esta segunda vez. II Samuel 5.3 – “Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram Davi rei sobre Israel.” 

Davi compreendeu muito bem e com humildade este ato sagrado e prosperou gradualmente na presença de Deus, tornando-se o maior rei da história de Israel.

I – DAVI: O REI UNGIDO

1 – Significado e propósito da unção

I Samuel 16.13a – “Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos.”

Ungiu – hebraico mashach. Verbo que significa ´ungir´. Como separação e consagração a um ofício, utilizando solenemente o azeite vertida sobre a cabeça.

Ocorre 69 vezes no Antigo Testamento.

No Antigo Testamento o ato de ungir com o símbolo visível do derramar do azeite, tinha pelo menos três objetivos:

1 – consagração;

2 – santificação;

3 – missão.

Consagração é dedicação plena ao Senhor. O que está consagrado a Deus atende aos propósitos exclusivos de Deus.

Santificação é separação ao Senhor. E a experiência prática desta separação ao Senhor. A santificação tem como efeito prático a obediência à Palavra de Deus.

Missão é o serviço conferido ao chamado por Deus. Chamado a  cumprir um serviço especial ao Senhor. O ungido do Senhor vive plenamente a chamada para servir ao Senhor. Vive na perspectiva da missão a qual foi chamado.

2 – O simbolismo da unção

O simbolismo maior e mais excelente da unção está na Pessoa bendita do Senhor Jesus – Isaías 61.1:

“O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.”

Aqui não é Isaías quem fala de seu próprio ministério. É o Servo do Senhor quem fala. A voz é do Ungido do Senhor.

Em Lucas 4.16 a 22 o Senhor Jesus leu esta passagem bíblica e encerrou afirmando: “Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” E estas palavras do Senhor Jesus impedem a aplicação de Isaías 61.1 a qualquer outra pessoa.

E esta unção de Jesus inclui a de Rei, Sacerdote e Profeta.

As credenciais apresentadas em Nazaré – Lucas capítulo 4 – foi exatamente a do Espírito do Senhor estar sobre Ele. E nenhuma outra mais seria necessária! E tais credenciais se evidenciaram por sinais, maravilhas e prodígios,  como provas manifestas da unção do Espírito Santo sobre Ele.                        

A unção, no Novo Testamento, passa a simbolizar maiormente o derramar do Espírito Santo na vida do crente chamado, consagrado e separado para o serviço no Reino de Deus.

3 – A unção sobre Davi

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada