Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2017 – 17/12/2017 – Lição 12: Perseverando na fé

12/12/2017

Este post é assinado por: Pastor Eliel Goulart 

Texto Áureo 

  • “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” – Apocalipse 3.21 

Verdade Prática 

  • A vida cristã exige perseverança, coragem e determinação. Há uma gloriosa promessa para quem perseverar até o fim.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 

  • IIª Timóteo 4. 6 a 8
    6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
    7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
    8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
     

INTRODUÇÃO

Comentário do Blog 

Paz do Senhor!

  • “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” – Apocalipse 3.21

Este é o texto áureo que expressa a perseverança do crente, no sentido de continuar com firmeza na fé e na obediência a Cristo até o dia do arrebatamento ou até à morte.

Como Cristo compartilhou o trono de Seu Pai, Ele compartilhará o Seu trono com os vencedores, que perseveraram em seguir ao Senhor.

A promessa de compartilhar o trono é o clímax de uma série ascendente de promessas gloriosas ao crente perseverante.

As promessas aos vitoriosos que perseverarem até o fim passam por três lugares, ilustrativamente:

  • 1 – Jardim do Éden – Apocalipse 2.7 – “…Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.”
  • 2 – Através do Deserto – Apocalipse 2.17 – “…Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”
  • 3 – O Templo – Apocalipse 3.12 – “Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá…” 

Observe que a promessa de assentar-se no trono com Cristo é feita à igreja de Laodicéia, certamente a mais reprovada das sete igrejas da Ásia. A vida da igreja de Laodicéia foi avaliada como a mais vazia. Mas, até no desespero de uma igreja desagradável ao Senhor, há promessa de esperança ao que permanecer fiel até o fim.

“O lugar mais alto está ao alcance do mais baixo” ( Ellicott ), se este permanecer fiel, ainda que entre crentes de tão baixo caráter, como em Laodicéia.

O Senhor Jesus venceu o mundo, o pecado, o diabo e a morte. Depois ascendeu ao Céu e assentou-Se no com Seu Pai no trono. Para que nos assentemos com Ele no Seu trono, devemos lutar com perseverança a mesma luta e vencer na mesma vitória de Cristo, e sendo coroados, assentemos com Ele em Seu trono.

I – A PERSEVERANÇA BÍBLICA

1 – Conceito bíblico de perseverança

Comentário do Blog 

Na Língua Portuguesa, segundo o Dicionário Houaiss, o verbo perseverar tem a acepção de ser constante, permanecer, conservar-se em seus objetivos. É o contrário de abandonar, renunciar.

  • Mateus 10.22 – “…mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”

Strong: perseverar no grego bíblico é hupomenó. Este verbo grego é definido como permanecer, resistir, defender os limites de um terreno. Literalmente, permanecendo sob a carga e suportando de maneira duradoura. Para o crente, em especial, tal perseverança acontece pelo poder de Deus.

No Léxico Grego de Thayer, acrescentam-se os significados de não recuar, não fugir. Suportar bravamente e com calma.

Ocorre 17 vezes no Novo Testamento.

  • Efésios 6.13 – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” 

Certamente o soldado romano ao qual Paulo estava acorrentado, serviu, inconscientemente, de retrato para o apóstolo comparar cada detalhe das virtudes do caráter cristão, as quais são as armaduras da luz. Certamente foram sugeridas pelo uniforme e armas do legionário ao seu lado na prisão. Como os instrumentos mais simples e vulgares, assumem novo significado aos olhos de um homem espiritual!

“Ficar firmes” é o nosso campo de batalha. É o nosso lugar de aprendizado. Em Daniel capítulo 5, Belsazar estava assentado em seu trono e embriagado, enquanto os exércitos persas marchavam contra Babilônia, na mesma noite em que ele foi morto. Mas, no seu reino, havia um crente que perseverou sempre e ficou firme. Daniel 12.13 – “Tu, porém, vai até ao fim.” E Daniel ficou firme até ao fim!

As grandes crises que surgem na nossa história, quais sejam, no nosso lar, na vida da igreja onde servimos ao Senhor, nos nossos trabalhos seculares, quando as crises surgem, o crente que “ficou firme” por toda a vida, está preparado para resistir no dia mau, e havendo feito tudo – ou seja – antes do dia mau ele fez tudo: ficou firme! Enquanto outros desequilibravam-se e escorregavam-se diante dos combates de caráter, de moral, do mundo, da carne e do diabo. Outros vacilam, e o crente que fica firme faz o trabalho necessário para glória de seu Senhor.

A armadura para ficar firme é vestida antes do dia mau.

Embora todos os nossos caminhos, nesta peregrinação, nos conduzam através de inimigos, nós temos ao Senhor Jesus, que a todos conquistou, e ficamos firmes ouvindo Sua voz de vitorioso nos animando – João 16.33 – “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Pastor Eliel Goulart

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…

Veja algumas vantagens:

1 – Apresentações em PowerPoint padronizados pela EBD Comentada (somente assinaturas Premium);

2 – Bloco de Anotações Online para cada lição esboçada, isto é, além do comentário da revista e dos esboços, o professor poderá introduzir as suas próprias notas (todas as assinaturas);

3 – Suporte via abertura de chamados (todas as assinaturas);

4 – Preços inacreditáveis (todas as assinaturas);

5 – Ao final de cada trimestre, o professor receberá um lindo e-book contendo todos os esboços de forma organizada e pronta para futuras ministrações, estudos, pregações, etc. (somente para a assinatura Premium Trimestral);

6 – A cada trimestre ofereceremos cursos especiais para fazer com que você cresça no conhecimento da Palavra de Deus e desenvolva práticas pedagógicas adequadas às necessidades de cada aluno, tornando-se um professor baseado na excelência (a partir de 2018 – Assinatura Premium Trimestral!).

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada