Buscar no blog
26/11/2022
“E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da tera, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar para as ajuntar em batalha”. – Apocalipse 20.8
A palavra profética anuncia que, antes da restauração espiritual de Israel, virão Gogue e seu bando para invadir a Terra Santa, mas eles serão derrotados.
Ezequiel 38.1 a 6; 39.1 a 10.
Ezequiel 38
1 – Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 – Filho do homem, dirige o rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, e profetiza contra ele.
3 – E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.
4 – E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada;
5 – persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;
6 – Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.
Ezequiel 39
1 – Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.
2 – E te farei voltear, e te porei seis anzóis, e te farei subir das bandas do Norte, e te trarei aos montes de Israel.
3 – E tirarei o teu arco da tua mão esquerda e farei cair as tuas flechas da tua mão direita.
4 – Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do campo, te darei por pasto.
5 – Sobre a face do campo cairás, porque eu falei, diz o Senhor JEOVÁ.
6 – E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR.
7 – E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo de Israel.
8 – Eis que é vindo e se cumprirá, diz o Senhor JEOVÁ; este é o dia de que tenho falado.
9 – E os habitantes das cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, e os escudos, e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e farão fogo com tudo isso por sete anos.
10 – E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor JEOVÁ.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Ezequiel capítulos 38 e 39 trata de eventos futuros, quando Israel enfrentará uma guerra com vitória militar. Descreve que Israel será vitorioso contra Magogue, e isto lhe dará condições de acordo com o chefe mundial desse tempo profético, ou seja, o anticristo.
Os capítulos 38 e 39 de Ezequiel formam uma unidade literária.
Ezequiel lista cinco nações aliadas que se juntarão, muito provavelmente, à Rússia (adiante damos nossos argumentos a favor de que seja a Rússia), para compor forças invasoras.
São elas: Pérsia (atual Irã), Etiópia (África), Líbia (África saariana), Gomer (identificada como Alemanha) e Togarma (sul da Rússia, talvez a Turquia).
Por primeiro, a Bíblia diz que tal evento acontecerá depois de muitos dias (versículos 7, 8 e 16). Não era profecia para ser cumprida nos dias daquela geração do profeta Ezequiel.
A interpretação geral é de que o tempo de ocorrência será pouco antes do início da Grande Tribulação.
A terminologia de Gogue e Magogue é citada em Apocalipse 20.7 e 8: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha”, porém, referindo-se ao grande exército que se ajuntará contra Deus ao final do milênio.
Portanto, não se confunda o conflito descrito em Ezequiel capítulos 38 e 39 com outros dois diferentes:
1 – A batalha de Armagedon – que é a guerra que ocorrerá entre os exércitos do anticristo e Israel. Este ocorrerá ao final da Grande Tribulação;
2 – A rebelião final de Gogue e Magogue – ao final do milênio, trata-se de um conflito entre os rebeldes contra o Reino de Cristo. Leia Apocalipse 20.7 a 10.
O nome de Gogue ocorre por onze vezes na Bíblia. Nove vezes no livro do profeta Ezequiel. Uma vez em I Crônicas 5.4 e uma última vez em Apocalipse 20.8.
Gogue é de derivação incerta, indicando ser nome próprio masculino. Maiormente em Ezequiel é citado como nome de um líder de uma nação do Norte.
Gogue tem sido identificado, desde o antigo passado, de maneiras variadas, como Giges, rei da Lídia. Ainda que esta sugestão seja a mais provável em termos de registros, a origem do nome não é tão relevante quanto o que este nome simboliza: o líder personificado das forças da iniquidade que intentam maldade extrema, destruir a Israel, o povo de Deus.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias