Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 21-07-2019 – Lição 3: A mordomia da alma e do espírito

19/07/2019

Assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” – I Tessalonicenses 5.23

Verdade Prática

Ao lado do corpo, a alma e o espírito devem estar preparados para a vinda do Senhor Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gálatas 5.16-22,25

16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. 

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. 

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 

20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 

21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

A palavra ´mordomia´, no contexto da Bíblia Sagrada, reflete a consciência que o crente deve ter de que tudo quanto possui é, sobretudo, um bem proveniente de Deus, e por ele tem responsabilidade pessoal.

Tiago 1.17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sobra de variação.”

Aprendemos na Lição 2, anterior, que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e portanto, não nos pertence. Devemos cuidar dele quanto à saúde e pureza.

Hoje, continuamos meditando e aprendendo juntos sobre a tricotomia, as partes constituintes do homem, e nesta Lição, sobre a alma e o espírito.

A alma como elemento vital das emoções e das vontades, deverá estar submissa à vontade de Deus, abrangendo a nossa vida em geral.

O espírito, como a parte que toca o hoje e a eternidade, o agora e o porvir, o presente e o futuro, deverá manter-se em contínua comunhão com o Deus Eterno.

I – CONCEITUANDO ALMA E ESPÍRITO

1 – O significado de alma

A alma é a parte imaterial.

Há variados significados para o termo ´alma´ na Bíblia.

Portanto, quando lermos o vocábulo ´alma´ nas Escrituras, devemos avaliar o contexto para bem interpretarmos.

“A alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os sentidos físicos como agentes na exploração do mundo material. Espiritual e vivente, agindo no mundo físico através do corpo.” (Elienai Cabral).

Alguns significados contextuais da palavra ´alma´:

1 – Como pessoa Exemplo: Romanos 13.1 – “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores…”

É a distinção de pessoa para pessoa. Da individualidade de cada um. E no sentido geral. Entendido aqui que cada alma é uma personalidade distinta.

2 – Como vida Exemplo: Jó 12.10 – “Que está em sua mão a alma de tudo quanto vive…”

A essência da vida. Sede da personalidade, da vontade, dos sentimentos, da inteligência. Cada pessoa tem um a vida, ou seja, uma essência diferente da outra. Mateus 10.39 – “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Almeida Revista e Atualizada).  

Vida – substantivo grego psuché: sopro de vida, a alma como sede das afeições e vontade, identidade distinta de uma pessoa, personalidade. (Strong). Ou seja, o dom de vida de um indivíduo, tornando-o um ser dotado de alma.

3 – Como coração Exemplo: I Coríntios 7.37 – “Todavia, o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.”

No sentido figurativo, como ilustrativo da nossa vida de inteligência e emoção. Biblicamente, o coração é a fonte de formação dos pensamentos e dos propósitos e das intenções, tanto boas como más.

Mateus 9.4 – “Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vosso coração?”

4 – Como respiração da vida – Um exemplo clássico desta acepção está em I Reis 17.21 e 22 – “Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.”  

Alma – hebraico nephesh: a vida. Com origem noutra palavra hebraica, naphash: uma criatura que respira.

5 – Como alma do animal Eclesiastes 3.21 – “Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra?”

A ´alma´ dos animais irracionais cessa a existência quando morrem. Então, observe que tem o sentido de vida física dos seres inferiores.

6 – Como sangue Exemplo: Levítico 17.14 – “Porquanto é a alma de toda a carne; o seu sangue é pela sua alma; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.”

Aqui cumpre registrar que a alma não se confunde com o sangue, como querem interpretar as falsas Testemunhas de Jeová. Tão somente que o sangue é a substância da vida física, e sem ele não há possibilidade do homem viver.

As faculdades da alma:

1 – Imaginação;

2 – Feição;

3 – Razão;

4 – Consciência;

5 – Memória.

2 – A origem da alma 

Para este subtópico, a Lição tem ótimo subsídio, resumindo as três teorias mais tradicionais quanto a origem da alma.

A princípio, a igreja apostólica foi geralmente influenciada pela filosofia. Orígenes (184-253), um dos Pais gregos da Igreja Cristã, aceitava a doutrina platônica da preexistência da alma. Tertuliano (155-220) repudiou as idéias gregas. E repudiava com razão, porque a corrente defendida por Orígenes é vazia de bases bíblicas, tem origem na visão dualista entre matéria e espírito, ensinada pela filosofia pagã e, por fim, é conflitante com o ensino bíblico da punião eterna.

Strong (1836-1921) contestou tal teoria: se a alma é preexistente, mas não é consciente da sua existência e nem pessoal para tomar decisões, ela não explica as deficiência morais do homem. E se a alma é preexistente, e apenas um ato consciente de autodeterminação poderia explicar as deficiências morais do homem, como não temos nenhuma lembrança desse estágio?

A teoria do criacionismo também não é aceita pela maioria dos teólogos e pensadores cristãos. Esta teoria é também influenciada por filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.).

As Escrituras parecem favorecer a teoria participativa ou traducionismo. Ela está em harmonia com o relato da criação, pois Deus soprou uma única vez o fôlego de vida no homem, e ordenou que ele se reproduzisse – Gênesis 1.28 e 27 – e, portanto, a criação da alma de Eva estava incluída na de Adão – Gênesis 2.23 e I Coríntios 11.8.

A Bíblia corrobora que os descendentes foram formados da carne de seus pais. Observando que há na Bíblia o uso da palavra carne denotando natureza humana (alma e corpo) e não somente corpo – João 3.6 e Romanos 1.3.

E, por fim, é a explicação mais satisfatória quanto a transmissão da depravação moral e decadência espiritual, que é um assunto da alma e não do corpo.

P.S.: se o amado professor e vocacionado quer aprofundar-se no tema, recomendo o livro “Corpo, alma e espírito”, de autoria do professor Jean Carlos da Silva.

Excelente. Conheça mais deste estudioso assembleiano no endereço que segue: https://www.materialteologico.com.br/

3 – Conceituação de espírito 

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

 

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada