Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 15-09-2019 – Lição 11: A mordomia das obras de misericórdia

10/09/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo.” Tiago 2.13

Verdade Prática

O cristão tem o privilégio de exercer a misericórdia junto aos necessitados como expressão do amor de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 4.32-35; Lucas 10.30,36,37 

Atos 4 

32 – E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

33 – E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

34 – Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.

35 – E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. 

Lucas 10 

30 – E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

36 – Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

37 – E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Agostinho (354-430), teólogo do primeiro século da Igreja, escreveu-nos que “a misericórdia é a compaixão do nosso coração pela miséria alheia, que nos leva a socorrê-la, se o pudermos.”

O Salmo 103.8 – “Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade” repete Êxodo 34.6 – “Passando, pois, o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade.” tornou-se um emblema da fé em Israel e outras referências bíblicas se anotaram: Salmo 145.8 – “Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.”  – II Crônicas 30.9 – “…porque o Senhor, vosso Deus, é piedoso e misericordioso e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele.” – Neemias 9.17 – “…ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste.” – Joel 2.13 – “…convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência…”.

A compaixão de Deus pelos sofredores não é inerte. É comunicativa e generosa. Flui de Seu atributo de Infinitude. E ela é abundante: “…e grande em benignidade.”

Espera-se dos crentes que ajam da mesma maneira. Que expressem, no dia a dia,  ao Seu Senhor, “…o qual andou fazendo o bem…” – Atos 10.38.

I – SIGNIFICADO DE MISERICÓRDIA

1 – Definição

Misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio (compaixão) mais cordis (coração).

No hebraico, checed, transliterada também como ´bondade, benevolência, benignidade, piedade”. São atos de bondade. (Brown-Drives-Brigss).

Esta palavra pode designar tanto o caráter quanto as ações que surgem como consequência do caráter.

Como parte do caráter a misericórdia é demonstrada por qualidades como compaixão, benevolência, clemência.

Como ato, um ato de misericórdia provém da clemência, num sentido jurídico, envolvendo o perdão, a absolvição ou a diminuição da penalidade.

No Antigo Testamento, há outras palavras, dentro do campo semântico geral do termo ´misericórdia´, incluem palavras que são traduzidas como bondade, benignidade, compassivo. (Resumindo de Teologia do Antigo Testamento – W. Eichrodt)

2 – Misericordioso   

O Dicionário Vine ensina-no no verbete ´misericordioso´:

1 – polusplanchnos – denota ´muito lamentável´ ou ´cheio de coisa lamentável´ (formado de polus, ´muito´, e splanchnon, ´coração´; no plural, ´afetos´), ocorre em Tiago 5.11  – “muito misericordioso”.

2 – eusplanchnos  – compassivo, bondoso. Literalmente, ´de boa cordialidade´. É traduzido em I Pedro 3.8 por ´entranhavelmente misericordioso; em Efésios 4.32, por ´misericordioso´.

No Novo Testamento, a misericórdia é vista sobretudo na morte expiatória de Jesus Cristo. A morte sacrificial, em si mesma, é um ato de misericórdia que expressa a compaixão de Deus e possibilita outro ato de misericórdia: o perdão dos pecados.

Assim como fomos alvo da misericórdia divina, exige-se de nós que sejamos ativos em exercer misericórdia, que sejamos executores de misericórdia para com o próximo.

II – A MORDOMIA DA MISERICÓRDIA CRISTÃ

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada