Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2023 – 17-09-2023 – Lição 12 – Sendo a igreja do Deus vivo

15/09/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da Igreja”. –  Efésios 5.32.

VERDADE PRÁTICA

A Noiva de Cristo não pode ser mundana, pois ela é a guardiã da verdade revelada e suas vestes devem se manter imaculadas para as Bodas do Cordeiro.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Timóteo 3.14 – 16; Efésios 5.25-27, 32 

I Timóteo 3 

14 – Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa, 

15 – mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 

16 – E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. 

Efésios 5 

25 – Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 

26 – para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 

27 – para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 

32 – Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.  

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nestes últimos dias de ataques à fé dos santos, a Igreja persevera e permanece sendo a Igreja do Deus Vivo, zelando, vivendo e pregando o Evangelho Pleno com fidelidade, confrontando o ´espírito de Babilônia´.

I –  A NATUREZA DA IGREJA DO DEUS VIVO

1 – A casa do Deus vivo

I Timóteo 3.15: “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”.

Paulo dá instruções a Timóteo, discernindo que os perigos rodeavam cada vez mais a vida da Igreja em Éfeso. No caso de ele nunca mais voltar a estar com esta Igreja, os ministros do Senhor deveriam saber como se conduzir na casa de Deus. Como Casa de Deus, Paulo não se refere especificamente ao templo físico, ou seja, ao local do culto público, mas à Igreja como corpo de crentes e o relacionamento com eles. A Igreja é chamada de Casa de Deus, porque Deus habita entre os crentes reunidos. Deus chama Sua Igreja de Casa, no sentido Dele estar ali. Levítico 26.12: “E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo”

Na cidade de Éfeso havia a escultura da imagem da deusa Diana, entronizada num templo de arquitetura belíssima. Portanto, em contraste a esta idolatria sem vida e sem sentido, está a Casa de Deus, do Deus vivo, autor, benfeitor, provedor, sustentador e doador da vida!

2 – A coluna e firmeza da verdade

I Timóteo 3.15b: “…coluna e firmeza da verdade”.

Coluna – substantivo grego stulos: pilar, suporte, coluna. Ocorre por 4 (quatro) vezes no Novo Testamento.

Firmeza – substantivo grego hedraiõma: a base que, em última instância, sustenta o fundamento. Usado somente uma vez no Novo Testamento, ou seja, neste versículo. Tem o sentido de algo que dá suporte, estabilidade.

O templo da falsa deusa Diana, na cidade de Éfeso, era adornado por mais de cem colunas de tamanho impressionante, construídas de mármore caríssimo. Registra-se que estas colunas eram de pedras únicas, imensos monolitos, de 18 metros de altura. E foram postas num fundamento elevado de dez degraus acima de toda a área que circundava a construção. A falsa deusa Diana dos efésios tinha suas colunas e seu fundamento. Mas, não tinha a coluna e a firmeza da verdade. O mundo, pelo ´espírito da Babilônia´ se funda na areia movediça da inversão da verdade, e no curso deste mundo, vai sem firmeza, porque flutua conforme as conveniências do inferno.

A verdadeira Igreja permanece inabalável como coluna e firmeza da verdade. Não se move do lugar onde Cristo a fundou. Os seus membros falam a verdade, os seus obreiros pregam a verdade, os seus mestres ensinam a verdade, na Igreja todos testemunham a verdade”

3 – O mistério da piedade

I Timóteo 3.16: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória”.

Na Bíblia, um mistério é algo ainda não conhecido, que somente pode ser conhecido pela revelação de Deus. E o mistério da piedade aqui refere-se ao Evangelho de Cristo.

Em outros tempos não foi dado a conhecer, mas depois revelado – o mistério de Cristo: o plano eterno de Deus por Cristo Jesus, antes oculto e agora revelado a nós os que cremos. Em oposição à impiedade, que inclui os que creem em doutrinas de demônios ou em fábulas profanas – I Timóteo 4.1 e I Timóteo 4.7 – o mistério da piedade permanece não revelado. O apóstolo Paulo prossegue no versículo, desdobrando este mistério da piedade em seus detalhes:

1 – Manifestado em carne;

2 – Justificado em espírito;

3 – Visto dos anjos;

4 – Pregado aos gentios;

5 – Crido no mundo;

6 – Recebido na Glória!

Eusébio de Cesaréia, tido como o ´Pai da História da Igreja´, registrou em seu livro ´História Eclesiástica, que a Igreja cantava estas palavras como hino de frases curtas, número de sílabas quase igual, ideias relacionadas, ou seja, características de um hino cristão. Assim escreveu Eusébio: “Eles costumam marcar um dia antes do amanhecer para cantar e cantar um hino em respostas alternativas a Cristo, como sendo Deus”.

II – CRISTO E O RELACIONAMENTO COM A IGREJA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada