Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 22/04/2018 – Lição 4: Ética Cristã e Aborto

18/04/2018

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.” – Salmo 139.16

Verdade Prática

O Senhor Deus é quem concede a vida, portanto, o direito de nascer e de viver não pode ser violado pelas ideologias humanas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmo 139.1-18

1 Senhor, tu me sondaste e me conheces. 

2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 

3 Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 

4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 

5 Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. 

6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.

7 Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? 

8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; 

9 se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 

10 até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 

11 Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. 

12 Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

13 Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. 

14 Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 

15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 

16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. 

17 E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 

18 Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

Todas as citações bíblicas são da Almeida Revista e Atualizada. Quando de outra edição, a tradução é citada.

De todas as discussões éticas, as mais urgentes e que necessitam de ações imediatas, são as que abrangem a sacralidade da vida e a cultura de morte. Neste debate vida contra a morte, o aborto se destaca como um dos temas cuja realidade da prática tem extinguido muitas vidas.

I Samuel 2.6 – “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.”

Esta frase tem o seu próprio significado explícito e natural.  O agir de Deus, na vida e na morte, é claramente revelado a nós. Em geral, nós atribuímos eventos a causas secundárias, às leis da natureza e tantos outros argumentos. Não podemos negar as leis da natureza quando transgredidas, nem condenar as descobertas da Ciência, mas também não as penduraremos como véu diante de nosso Deus. Quão bom é discernir a mão do Senhor em tudo, ao final. Tanto por gratidão quanto por ver a Sua misericórdia!

Provérbios 3.6 – “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” – NVI.

Gratidão, por Deus em tudo tem um propósito. Não servimos a um Deus caprichoso. Lamentações 3.33 – “Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.” Deus não tem prazer no sofrimento e na tristeza dos homens.

Misericórdia, porque Ele faz subir novamente da sepultura! Esta revelação deveria ser causa de grande busca pelo nosso Deus!

Somente Deus tem a soberania sobre a vida e a morte!

I – ABORTO: CONCEITO GERAL E BÍBLICO

1 – Conceito geral de aborto

Aborto é a interrupção provocada da gravidez, com a finalidade de matar propositadamente e deliberadamente o embrião ou feto. Há casos de “aborto involuntário”, mas esta lição ocupa-se exclusivamente do “aborto voluntário.”

Koogan& Houaiss: “A palavra aborto tem sua origem no latim abortus, derivado de aboriri (perecer), ab significa distanciamento e oriri nascer.”

O aborto é, no conceito geral, a expulsão, espontânea ou provocada, do embrião ou feto do útero.

2 – O aborto no contexto legal

Artigo 124, do Código Penal: “Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena – detenção, de um a três anos.”

A norma brasileira pune inicialmente o autoaborto, ou seja, quando a gestante provoca em si mesma a interrupção da gravidez. Em seguida, coíbe também o consentimento da gestante para que terceiro lhe provoque aborto.

É o chamado crime próprio, no qual só se considera autora do crime a gestante. E como coautoria, admite-se participação e, portanto, coautoria de quem presta auxílio a ela.

Quem sofre o crime, ou seja, o sujeito passivo pode ser o zigoto, o embrião ou o feto, independente do estágio de desenvolvimento. Também o Estado tem interesse na proteção da vida do nascituro, até porque a própria vida está no âmbito de interesse de proteção do Estado.

3 – Conceito bíblico de aborto

Êxodo 21.22 e 23 – “Se alguns homens pelejarem, e ferirem uma mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém se não houver morte, certamente aquele que feriu será multado conforme o que lhe impuser o marido da mulher e pagará diante dos juízes. Mas, se houver morte, então, darás vida por vida.”

Dois homens estão brigando entre si, se em decorrência disso uma mulher grávida vir a adiantar o nascimento do bebê, mas a criança sobreviver, havia uma multa proporcional, proposta pelo marido da mulher ferida e autorizada pelos juízes.  Mas, se a criança morresse, ou a mulher morresse, a pena era de retaliação: pena de morte ao que cometeu o crime, ainda que acidental. A morte da mãe ou o aborto, com a morte do feto, eram punidos com a morte.

Portanto, há a revelação de que o nascituro era considerado como possuindo o mesmo valor que sua mãe.

Observem como o estudioso judeu Umberto Cassuto (1883 – 1951 ), traduz este versículo:

” Quando homens lutarem e atingirem, sem intenção, uma mulher grávida, e a criança nascer, mas sem danos – isto é, a mulher e a criança não morrerem -, aquele que a machucou certamente será punido com uma multa. Mas se qualquer dano acontecer, isto é, se a mulher ou a criança morrerem, então pagará vida por vida.”

Êxodo 20.13 – “Não matarás.”

Há na Bíblia o princípio da santidade da vida, que foi amplamente estabelecido desde o antigo passado em Israel.

É pecado contra o próximo e contra Deus.

Observamos em toda a Bíblia, que Deus ama a vida.

Lendo os Evangelhos, observe que ninguém nunca morreu perto de Jesus. Pois é impossível morrer perto Daquele que é a Ressurreição e a Vida – João 11.25.

Pastor Eliel Goulart

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada