Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 28-04-2019 – Lição 4: O Altar do Holocausto

24/04/2019

Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.” – Hebreus 10.22

Verdade Prática

Na cruz, o Senhor Jesus Cristo purificou-nos de todos os pecados, tornando-nos aceitáveis diante de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 27.1,2,6,7.

27.1 – Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.

2 – E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.

6 – Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás de cobre.

7 – E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar quando for levado.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na Lição anterior, estudamos sobre a Porta do Pátio. E tendo entrado no Átrio Exterior, vamos aprender juntos sobre os dois objetos que ali eram postos: o Altar do Holocausto e a Pia de Bronze.

O Altar do Holocausto era a primeira peça com que o ofertante se deparava ao entrar no Pátio Exterior.  A segunda peça era a pia de bronze ou de cobre. Sobre esta, aprenderemos na próxima Lição 4.

O pecador não se aproximava de Deus por si mesmo. Mas, fazia isso pela fé e oferecendo sacrifício por seus pecados.

I Coríntios 15.3 – “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.”

Portanto, tudo neste primeiro objeto aponta para Cristo Jesus e Sua Obra Redentora. O que aprendemos na tipologia do Altar de Bronze e a nossa ida ao Calvário?

1 – Aproximação –

João 14.6b – “Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

2 – Mediação –

I Timóteo 2.5 – “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.”

3 – Confissão –

I João 1.9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

4 – Perdão –

I João 2.1 e 2 – “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” 

5 – Redenção –

Efésios 1.7 – “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”

I – O ALTAR DO HOLOCAUSTO

1 – O Altar do Holocausto

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Strong nos informa que a palavra hebraica, מִזְבֵּחַ, mizbeach. A primeira referência está em Gênesis 8.20 – “E edificou Noé um altar ao Senhor.” Ocorre 401 vezes no Antigo Testamento.

Em Ezequiel 43.15 há a palavra “Ariel” também traduzida como Altar.

Tem um significado usual de “lugar de matança”, de sacrifício, de abate. Mais tarde, certamente traduzindo sua simbologia, tornou lugar de refúgio – I Reis 1.50 e 51.

Noé edificou altar, e também os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. E ainda mais Moisés, Samuel, Davi e Salomão. Elias reparou o altar do Senhor. E outros menos devotados também construíram altares.

Em resumo, o alta bíblico do Antigo Testamento apontava o sacrifício de nosso Senhor Jesus sobre a cruz do Calvário, derramando o Seu precioso sangue a favor de muitos.

Mateus 26.28 – “Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” – Almeida Revista e Atualizada.

Holocausto – este substantivo do hebraico, olah, ולה, “aquilo que sobre”, ou a oferta queimada, que era consumida e a fumaça ascendia. (Brow-Drives-Briggs).

Ocorre 289 vezes no Antigo Testamento.

Gênesis 8.20 e 21 – “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar. E o Senhor cheirou o suave cheiro…”

Tem esta definição de “aroma agradável”, que se repete em Levítico 1.9. Sinal da aceitação de Deus e Paulo usa esta simbologia em Efésios 5.2 – “E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”

Quando João Batista clamou “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, seus ouvintes ao redor bem entenderam toda a significação da declaração. João 1.29.

Jesus Cristo é o sacrifício perfeito, único e eterno. Não como os da Antiga Aliança que afastavam a culpa e a condenação do pecado, mas para purificar-nos de TODO o pecado – I João 1.7.  

Em grego é holokautôma, “oferta totalmente queimada”.  

2 – O modelo do altar e seus materiais  

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Êxodo 27.1 – “Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar, e três côvados, a sua altura.”

Medidas, pesos e cronologia bíblicas são sempre sujeitas a contraditórios.

Uns dão a medida, como a revista da CPAD, de 2,25m de largura e 1,35m de altura. A Nova Almeida Atualizada diz-nos 2,10m de comprimento e largura por 1,30m de altura. As mais pesquisadas conferem 2,50m de comprimento e largura por 1,50m de altura. Enfim, era quadrada!

Era uma moldura oca (Êxodo 27.8) de madeira de acácia, também chamada de madeira de cetim, revestida de bronze (ou cobre).

Este altar representa a cruz de Cristo.

Há uma verdade prática aqui: o caminho para o Céu, a única maneira como a humanidade caída pode adentrar à presença de Deus, é passando pelo Calvário. Não há perdão, nem regeneração, nem aceitação, nem justificação, nem paz, nem graça, nem bênçãos da salvação fora do sacrifício oferecido por Jesus Cristo, de uma vez para sempre, na Cruz de dor.

Efésios 1.6 – “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.”

Somente agradamos a Deus por Jesus Cristo! Somente somos “aceitos no Amado” por Jesus Cristo!

Observe a posição que Deus designou para o Altar do Holocausto, na disposição do Tabernáculo. Esta posição dá destaque à cruz de Cristo, à doutrina de Seu sacrifício expiatório.

Nossas orações, nossos louvores, nossos suspiros, nossas lágrimas, nosso arrependimento, nossa fé, nossas palavras, nossas ações, nossos esforços, nossos sofrimentos, nossos votos, nossas ofertas, nossas pregações, nossa celebração da Ceia do Senhor  – todas as coisas que podem estar incluídas em toda a atividade de nossos serviços – não tem valor em si mesmas,  nem méritos próprios, em si mesmos, mas tão somente  quando estão submissos e ligados ao sacrifício que Jesus ofereceu na cruz, e são aspergidos com Seu sangue expiatório, prevalecendo a eficácia do sangue de Jesus!

II – AS QUATRO PONTAS (CHIFRES) DO ALTAR E O SENTIDO DE REDENÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada