Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 23-06-2019 – Lição 12: A nuvem de glória

20/06/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra.”  – Salmo 57.5

Verdade Prática

Adoremos e louvemos a Deus, pois a sua glória enche os Céus e a Terra.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 40.34-38; Números 9.15,16 

34 Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo, 

35 de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. 

36 Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. 

37 Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava; 

38 porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.                   

Números 9.15,16

15 E, no dia de levantar o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo como uma aparência de fogo até à manhã. 

16 Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

A glória de Deus é revelada plenamente em nosso Salvador Jesus Cristo.

A glória de Deus é a revelação da Presença de Deus entre nós.

Quanto a Israel, Deus já lhes mostrara e a Moisés, o Seu poder, quando do juízo sobre o Egito, efetuado através da 10 pragas. O poder de Deus através das operações extraordinárias revelou o cuidado do Senhor para com Israel.

Quando Moisés contemplou a nuvem de glória, ele prontamente inclinou-se e adorou ao Senhor!

Êxodo 34.5 e 8 – “E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele apregoou o nome do Senhor.

E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, e encurvou-se.”

A glória de Deus nos revela pelo menos:

1 – os Seus atributos;

2 – a Sua majestade;

3 – a Sua grandeza.

Então a glória de Deus manifestada entre nós, por meio de Jesus Cristo, nesta Dispensação da Graça, conduz-nos, pelo Espírito Santo:

1 – a humilhação;

2 – a pedir perdão;

3 – a buscar a santificação;

4 – a adoração!

I – A COLUNA DE NUVEM: A GLÓRIA DIVINA SOBRE ISRAEL (Êx 40.34)

1 – Quando “a nuvem cobriu a tenda da congregação”  

Êxodo 40.1 – “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.”  

A mesma nuvem que os acompanhou desde Sucote, dando-lhes direção.  

Êxodo 13.20 a 22 – Assim, partiram de Sucote e acamparam em Etã, à entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” 

Esta nuvem cobrindo a tenda da congregação, demonstrava o agrado de Deus quanto ao cumprimento de Sua promessa de ir pessoalmente com o povo. 

Esta nuvem cobriu o tabernáculo, independente da claridade do dia. O sol não a espalhava. Era sinal da presença de Deus e vista por todo o Israel.

O Senhor guiou a Israel pelo deserto, e enquanto a nuvem repousava sobre o tabernáculo, Israel descansava. Quando a nuvem se movia, eles a seguiam.  

Shekinah significa “morar, habitar, armar tenda”. Não se encontra nem no AT e nem no NT. Eruditos que estudaram a definição exegética de shekinah afirmam que a expressão que mais se aproxima de defini-la é “a presença de Deus vista entre o Seu povo.”  

Este termo é extra bíblico, mas não é antibíblico.

2 – A glória de Sua Presença  

A glória da Presença de Deus (Shekinah) apareceu pela primeira vez quando Deus conduziu Israel para fora do Egito e o protegeu por meio de “uma coluna de nuvem e de fogo” – Êxodo 13.21 e Êxodo 14.19: 

“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite.”

“E o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás deles.”

A glória da Presença de Deus conduziu Israel através do deserto – Êxodo 40.36 a 38 – e continuou até que a arca foi perdida para os filisteus, sendo exclamado o “Icabô”, que significa “nenhuma glória”. Mas retornou e encheu o Templo construído por Salomão.

I Reis 8.11 – “E não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor.”

O profeta Ezequiel teve a visão da glória da Presença de Deus partindo por causa do pecado, antes da destruição do Templo de Salomão. 

Ezequiel 10.18 e 19a – “Então, saiu a glória do Senhor da entrada da casa e parou sobre os querubins. E os querubins alçaram as suas asas e se elevaram da terra aos meus olhos…”

Os próprios israelitas reconheciam a ausência da glória de Sua Presença no segundo templo.  

Mas reapareceu com Cristo! O “Deus conosco” – Mateus 1.23.

Lucas 2.9 – “E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.”

Mateus 17.5 – “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.”

Cristo é a glória de Deus entre nós!

João 1.14 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Mateus 28.20 – “…e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” 

3 – “Glória” no hebraico e no aramaico

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada