Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 16-06-2019 – Lição 11: O sacerdócio de Cristo e o Levítico

13/06/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.”  Hebreus 7.26

Verdade Prática

Nosso grande e único Sacerdote é Jesus Cristo. Ele intercede eficazmente em nosso favor diante do Pai.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 28.1; Levítico 8.22; Hebreus 7.23-28; I Pedro 2.9 

Êxodo 28.1

1- Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

Levítico 8.22

22 – Depois, fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.

Hebreus 7.23-28

23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer;

24 mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.

25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus, 27 que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.

28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. 

I Pedro 2.9

 9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.  

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Continuando o estudo sobre o Tabernáculo e seu sistema de sacrifícios, nesta lição aprenderemos juntos sobre o Sacerdócio de Cristo em comparação com o sacerdócio levítico.

Outro tópico muito importante e com lições aplicativas é o da escolha da tribo de Levi para servirem no santuário com exclusividade.

E, por sua importância acima dos demais tópicos, enfatizaremos o Sacerdócio de Cristo. A Carta aos Hebreus apresenta ao Senhor Jesus cumprindo o sacerdócio levítico e o superior, melhor e mais excelente sacerdócio de Melquisedeque.

O Senhor Jesus é o nosso eterno sumo sacerdote, e assim intercede por nós na presença de Deus Pai.

I – A ESCOLHA DOS SACERDOTES (ÊX 28.1)

O propósito inicial de Deus era que Israel fosse um reino sacerdotal.

Êxodo 19. 5 e 6 – “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

A condicional “se diligentemente”, era a de (1) ouvir a voz de Deus e (2) guardar a aliança feita com o Senhor.

Mas, em Êxodo capítulo 32, narra-nos que quando Moisés estava no monte Sinai, recebendo as tábuas da Lei, o povo se aborreceu da demora de Moisés, por ignorarem o que sucedia, e juntamente com a liderança de Arão, fundiram um bezerro de ouro, dizendo que era o deus que lhes tirara da terra do Egito, prestando-lhe culto. E também festejaram, cantando e dançando, corrompidos pela idolatria. Inclusive, conduziram-se vergonhosamente, pois que se despiram.

Indignado diante de tais cenas, Moisés gritou na porta do arraial de Israel: “Quem é do Senhor, venha a mim.”  A única tribo que se ajuntou ao lado de Moisés foi a tribo de Levi. E cumpriram a ordem de matar aos idólatras. Por terem atendido com zelo o chamado de Moisés, foram consagrados ao serviço do Senhor, servindo como a tribo sacerdotal. De todo o Israel, o ofício sacerdotal restringiu-se à tribo de Levi.

Israel, inicialmente, seria o intercessor por toda a humanidade diante de Deus. Por serem descendência de Abraão, por meio deles, todas as nações seriam abençoadas. Mas, conforme comentado acima, Israel quebrou os dois primeiros mandamentos, fundindo para si o bezerro de ouro. Por ter se postado ao lado de Moisés, e com zelo pelo Senhor, a tribo de Levi foi separada por Deus para estar diante Dele – Deuteronômio 10.8.

1 – Os sacerdotes precisavam pertencer à tribo de Levi

Levi foi o terceiro filho de Jacó com Léia, cujo nome significa “adesão, associação”, “união”, “que se junta”. (John D. Davis, Brown-Drives-Brigss). Teve três filhos: Gérson, Coate e Merari. Foi, portanto, o pai da tribo de Levi. Morreu no Egito aos 137 anos de idade – Êxodo 6.16.

Levitas, desse modo, é o nome dos descendentes de Levi. Moisés e Arão eram levitas da casa de Anrão e da família de Coate – Êxodo 6.16, 18 e 20.

Os sacerdotes eram da tribo de Levi e da casa de Arão. Por claro que somente uma família não seria suficiente para atender a todas as demandas dos ofícios no Tabernáculo. Então, os levitas foram designados para auxiliarem.

Números 3.6 – “Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam.” 

Números 3.7 – “Os levitas devem obedecer às ordens de Arão e cumprir bem os deveres que cada um tem no Tabernáculo. Farão isso no lugar do povo de Israel.” (Bíblia Viva).

2 – Características especiais dos levitas

Os levitas caracterizavam pelo compromisso com os ofícios especiais. Deus os chamou para isso. Chamada abençoada e honrosa.

1 – Ministrar – Números 3.7 – “…para administrar o ministério do tabernáculo.” Este era o principal ofício dos filhos de Levi. Eles guardavam a Arca da Aliança. Assemelham-se ao ministério da Graça na excelência do ofício de propagar a Palavra de Deus. Não se espera de homens mundanos, embaraçados com os negócios deste mundo, laborem com o ministério da Palavra, com o poder e a sabedoria dos separados por chamada específica. 

2 – Bênção – Números 6.23 – “Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes…”

Autorizados a pronunciar as bênçãos sacerdotais: 

“O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” – Números 6.23 a 27.

E este privilégio continua, entre nós, nesta dispensação da Graça. É certeza graciosa da parte de Deus que as bênçãos impetradas pelo obreiro chamado e fiel, serão recebidas por aqueles que a esperam.

I Coríntios 13.13 – “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!” 

3 – Altar – Deuteronômio 18.1 e 2 – “Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel (…) Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhe tem dito.”

Não eram sobrecarregados com as preocupações seculares. Os sacerdotes e os levitas comiam de parte das ofertas queimadas oferecidas ao Senhor.

3 – A consagração sacerdotal tinha um só propósito

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada