Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 09-06-2019 – Lição 10: Os sistemas de sacrifícios

04/06/2019

Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” – Romanos 3.25

Verdade Prática

Jesus Cristo executou, na cruz, o sacrifício perfeito, obtendo, por meio de seu sangue, e de uma vez por todas, a redenção eterna para todos os que creem nEle.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Levítico 1.1-3;2.1-3;3.1,2;7.1,2;1 João 2.1,2

Levítico 1.1-3

1 E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.

3 Se a oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.

Levítico 2. 1-3

1 E, quando alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e porá o incenso sobre ela.

2 E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor da farinha e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará este memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.

3 E o que sobejar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, de ofertas queimadas ao Senhor.

Levítico 3.1,2

1 E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do Senhor.

2 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar, em roda.

Levítico 7.1,2

1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.

2 No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue se espargirá sobre o altar em redor.

I João 2.1,2

1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.

2E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O sistema de sacrifícios levíticos tinha duas finalidades:

1 – expiação;

2 – gratidão.

Expiação dos pecados e gratidão pelos benefícios.

As ofertas eram:

1 – oferta do holocausto;

2 – oferta de manjares;

3 – oferta pacífica.

Vamos aprender juntos sobre cada uma destas ofertas, especialmente sobre o Dia da Expiação.

O livro de Levítico dedica os capítulos 1º ao 7 completamente para tratar das cinco ofertas com suas variantes: 1 – o holocausto; 2 – a oferta de manjares; 3 – oferta pacífica; 4 – oferta pelo pecado; 5 – oferta pela culpa.

Sendo as três primeiras voluntárias e as duas últimas, obrigatórias por pecado cometido com culpa (sem intenção) ou dolo (com intenção de transgredir).

Todo o ritual de cada oferta aponta para o Senhor Jesus e Sua obra de expiação no Calvário, exclamando o “Está consumado”, trazendo-nos grande e suficiente redenção eterna.

I – A OFERTA VOLUNTÁRIA: O HOLOCAUSTO (Lv 1.1-3)

1 – O conceito de holocausto

A oferta de holocausto era também chamada de oferta queimada.

Do hebraico olah, (pronuncia-se o-law) e tem a definição curta de ´aquilo que sobe´. A oferta era inteiramente consumida e como que subindo na fumaça.

No Novo Testamento (com três ocorrências: Marcos 12.33, Hebreus 10.6 e 8), holokautõma, literalmente esta palavra grega significa ´oferta completamente queimada´. (Strong).

2 – O que era a oferta de holocausto?

Era um meio pelo qual o ofertante tributava a Deus Todo Poderoso, Criador bendito, a adoração, que é o primeiro dever de todo crente e toda criatura.

O pecado faz separação entre Deus e o homem.

Isaías 59.2 – “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

O holocausto, como oferta queimada, e queimada inteiramente, pois nada dele servia para alimento, enfim, o fogo consumia por completo o sacrifício, e então efetuava-se a reconciliação entre Deus e o ofertante, separado da comunhão por causa de seu pecado, e agora aproximado de Seu Criador.

O animal trazido deveria ser macho, sem defeito, sem mancha – touro, cordeiro, cabra, pombo ou rola, conforme as condições de recursos do adorador (leia Levítico 1.2, 10 e 14) – e era trazido até a porta da congregação – Levítico 1.3.

O ofertante punha a mão sobre a cabeça da oferta, sabendo que este animal era reputado como pecador, apesar de nenhuma transgressão deliberada ter cometido, e substituiria o pecador real, sendo ali degolado imediatamente – Levítico 1. 4 a 9.

Os sacerdotes lavavam as partes internas do animal antes de pô-lo no Altar de Bronze. A pele não era consumida e nem as entranhas com os resíduos.

Números 28.3 e 4 – “…Esta é a oferta queimada que oferecereis ao Senhor… em contínuo holocausto. Um cordeiro sacrificarás pela manhã e o outro cordeiro sacrificará de tarde.”

Observem que a oferta é diária e contínua.

Hoje, a dedicação de nossa vida ao Senhor é diária e contínua.

Levítico 6.13 – “O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará.”

A oferta queimada por inteiro nos fala da nossa:

1 – dedicação;

2 – adoração;

3 – entrega plena;

4 – consagração a Deus diariamente.

3 – Uma oferta voluntária

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada