Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 02-06-2019 – Lição 9: A Arca da Aliança

28/05/2019

Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.” – Êxodo 26.33 – ARA

Verdade Prática

Por meio de Cristo Jesus, podemos encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso.

 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 25.10-12

10 Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.

11 E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;

12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela. 13 E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro,

14 e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.

15 As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela.

16 Depois, porás na arca o Testemunho, que eu te darei.

17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.

18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

19 Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.

22 E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O Tabernáculo é o santuário que aponta sempre para Cristo, especialmente e antes de todas as referências secundárias (1 – para o Céu, 2 – para a Igreja e 3 – para o crente). Aponta para Cristo proclamando da Sua bendita Pessoa e de Sua Obra.

Após adentramos com reverência e temor no Lugar Santíssimo, no novo e vivo caminho aberto por Cristo Jesus, vamos nesta presente lição, já dentro deste recinto sagrado, contemplar e aprender da única peça posta nele, a Arca da Aliança, e os objetos também sagrados colocados dentro dela.

Meus amados, tendo o véu rasgado já de alto a baixo, ou seja, descerrado o belíssimo véu, que simboliza o corpo de Cristo, estamos diante da Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus.

Hebreus diz-nos que Cristo é o nosso sumo sacerdote e a nossa expiação, e seguros desta verdade e realidade, ousamos entrar no Santo dos Santos, sob a cobertura do sangue precioso de Jesus, ou seja, à presença gloriosa de Deus a qualquer hora.

O sangue do Cordeiro dá-nos segurança.

A confiança na Palavra de Deus dá-nos certeza.   

I – A DESCRIÇÃO DA ARCA DA ALIANÇA (ÊX 25.10)

1 – Os nomes da arca

Êxodo 25.10 – “Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.”

Arca – substantivo hebraico aron. Significando “uma caixa, baú”. Esta palavra ocorre 202 vezes no Antigo Testamento. (Strong).

Vine – “Arca, caixão, cofre, baú, caixa’. Esta palavra tem cognato (palavra que vem da mesma raiz) no fenício, aramaico, acadiano e árabe. Ocorre aproximadamente 203 vezes no hebraico bíblico e em todos os períodos. Na maioria das ocorrências, ãrôn se refere à ´Arca do Concerto´. Como tal, a palavra é modificada por nomes ou atributos divinos.”

Êxodo 25.22 – Arca do Testemunho. Porque dentro dela estava as duas tábuas da Lei escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31.18 – “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” 

Testemunho – hebraico edut. As ordenanças. O testemunho dos Dez Mandamentos que eram encargo solene de Deus a Israel.

Josué 3.6 – ARA – Arca da Aliança – ARC – Arca do Concerto. Aliança, Concerto, Pacto – do hebraico berith.

Josué 3.13 – Arca do Senhor, na Almeida Revista e Atualizada – ARA. O capítulo 3 de Josué narra a travessia milagrosa do rio Jordão. O nome de Arca do Senhor trata da confirmação da presença do próprio Deus com o Povo de Israel.

Juízes 20.27 – A Arca do Concerto de Deus.

I Samuel 4.11 – Arca de Deus“E foi tomada a arca de Deus”.

I Samuel 5.7 – Arca do Deus de Israel – este nome foi dado pelos filisteus que após tomarem a arca de Deus – I Samuel 5.1 – resolveram devolvê-la pelas aflições físicas que sobrevieram a eles pela mão de Deus.

I Crônicas 13.3 – A Arca do nosso Deus.

II Crônicas 6.41 – Arca da Tua Fortaleza – hebraico oz. Tem a definição curta de poder, força. Salmo 132.8 – “a arca da Tua força. Noutras traduções, “arca do Teu poder.” Símbolo do poder, da força divina. 

II Crônicas 35.3 – Arca Sagrada – hebraico Kodesh. Da separação (para Deus). Da coisa consagrada.      

2 – A construção da arca (Êx 25.10,11)

A Arca da Aliança era a única mobília no Lugar Santíssimo. A tampa em cima da Arca era conhecida como Propiciatório. Peça separada da Arca, mas era um com a Arca.

Suas medidas (lembrando sempre que medidas bíblicas tem interpretações diferentes e, portanto, são sempre aproximadas) eram de dois côvados e meio de comprimento e um côvado e meio de largura e de altura. Ou seja, um metro e vinte e cinco centímetros de comprimento, e setenta e cinco centímetros de largura e igual medida de altura.

O fato de a arca ocorrer por quase duzentas referências na Bíblia, demonstra a sua importância, porque lhe é dada destaque, ênfase especial, e realçada a sua sacralidade.

Feita de madeira de cetim (acácia) e toda revestida de ouro, por dentro e por fora.

Aponta para o Senhor Jesus em diversos aspectos, sobretudo porque Ele era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

3 – O símbolo das duas naturezas de Cristo

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada